Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazcano-Peña, Daniela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gálvez-Pereira, María Paz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314
Resumo: É possível ensinar e pensar no Jornalismo mais além dos espaços e róis tradicionais (meio de comunicação, organizações públicas e empresas)? Com esta pergunta como eixo, neste texto apresentamos a experiência do projeto Cuvic da Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, lugar que, através do voluntariado vincula os seus estudantes aos estabelecimentos escolares, e organizações do terceiro setor para a implementação de projetos comunicacionais e jornalísticos. Por meio de comunicação de entrevistas, observamos que os e as estudantes participantes identificam no Cuvic uma proposta de Jornalismo não hegemônica, e o serviço da cidadania e do desenvolvimento social, territorial e comunitário.
id USP-71_a0b99a8400eb0dda95cb2273138770a8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148314
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovationRumo ao ensino de outro modelo de jornalismo: uma proposta de inovação educativaHacia la enseñanza de otro modelo de periodismo: una propuesta de innovación educativajournalism teachingeducational innovationjournalism modelsmetaresearch in communicationenseñanza del periodismoinnovación educativamodelos de periodismometainvestigación en comunicaciónensino do jornalismoinovação educativamodelos de jornalismometapesquisa em comunicaçãoÉ possível ensinar e pensar no Jornalismo mais além dos espaços e róis tradicionais (meio de comunicação, organizações públicas e empresas)? Com esta pergunta como eixo, neste texto apresentamos a experiência do projeto Cuvic da Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, lugar que, através do voluntariado vincula os seus estudantes aos estabelecimentos escolares, e organizações do terceiro setor para a implementação de projetos comunicacionais e jornalísticos. Por meio de comunicação de entrevistas, observamos que os e as estudantes participantes identificam no Cuvic uma proposta de Jornalismo não hegemônica, e o serviço da cidadania e do desenvolvimento social, territorial e comunitário.Es posible enseñar y pensar el Periodismo más allá de los espacios y roles tradicionales (medios, organizaciones públicas y empresas)? Con esta pregunta como eje, en este texto presentamos la experiencia del proyecto Cuvic de la Escuela de Periodismo de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, instancia que mediante el voluntariado vincula a sus estudiantes con establecimientos escolares, y organizaciones del tercer sector para implementar proyectos comunicacionales y periodísticos. Por medio de entrevistas, observamos que los y las estudiantes participantes identifican en Cuvic una propuesta de periodismo no hegemónica, y al servicio de la ciudadanía y del desarrollo social, territorial y comunitario.Is i t possible to teach and think about Journalism beyond traditional spaces and roles (media, public organizations and companies)? With this central question, this article presents the experience of the Cuvic project of the School of Journalism of the Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, an instance that, through volunteering, links its students with schools and organizations of the third sector to implement communication and journalistic projects. Through interviews, we observed that the participating students identify in Cuvic a proposal of non-hegemonic journalism, that works for citizenship and social, territorial and community development.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/14831410.11606/issn.2316-9125.v24i1p82-94Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-942316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153635https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153636https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153638Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLazcano-Peña, DanielaGálvez-Pereira, María Paz2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/148314Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:27.068273Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
Rumo ao ensino de outro modelo de jornalismo: uma proposta de inovação educativa
Hacia la enseñanza de otro modelo de periodismo: una propuesta de innovación educativa
title Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
spellingShingle Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
Lazcano-Peña, Daniela
journalism teaching
educational innovation
journalism models
metaresearch in communication
enseñanza del periodismo
innovación educativa
modelos de periodismo
metainvestigación en comunicación
ensino do jornalismo
inovação educativa
modelos de jornalismo
metapesquisa em comunicação
title_short Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
title_full Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
title_fullStr Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
title_full_unstemmed Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
title_sort Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
author Lazcano-Peña, Daniela
author_facet Lazcano-Peña, Daniela
Gálvez-Pereira, María Paz
author_role author
author2 Gálvez-Pereira, María Paz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazcano-Peña, Daniela
Gálvez-Pereira, María Paz
dc.subject.por.fl_str_mv journalism teaching
educational innovation
journalism models
metaresearch in communication
enseñanza del periodismo
innovación educativa
modelos de periodismo
metainvestigación en comunicación
ensino do jornalismo
inovação educativa
modelos de jornalismo
metapesquisa em comunicação
topic journalism teaching
educational innovation
journalism models
metaresearch in communication
enseñanza del periodismo
innovación educativa
modelos de periodismo
metainvestigación en comunicación
ensino do jornalismo
inovação educativa
modelos de jornalismo
metapesquisa em comunicação
description É possível ensinar e pensar no Jornalismo mais além dos espaços e róis tradicionais (meio de comunicação, organizações públicas e empresas)? Com esta pergunta como eixo, neste texto apresentamos a experiência do projeto Cuvic da Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, lugar que, através do voluntariado vincula os seus estudantes aos estabelecimentos escolares, e organizações do terceiro setor para a implementação de projetos comunicacionais e jornalísticos. Por meio de comunicação de entrevistas, observamos que os e as estudantes participantes identificam no Cuvic uma proposta de Jornalismo não hegemônica, e o serviço da cidadania e do desenvolvimento social, territorial e comunitário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p82-94
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p82-94
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153635
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153636
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94
Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94
Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092240187392