Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314 |
Resumo: | É possível ensinar e pensar no Jornalismo mais além dos espaços e róis tradicionais (meio de comunicação, organizações públicas e empresas)? Com esta pergunta como eixo, neste texto apresentamos a experiência do projeto Cuvic da Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, lugar que, através do voluntariado vincula os seus estudantes aos estabelecimentos escolares, e organizações do terceiro setor para a implementação de projetos comunicacionais e jornalísticos. Por meio de comunicação de entrevistas, observamos que os e as estudantes participantes identificam no Cuvic uma proposta de Jornalismo não hegemônica, e o serviço da cidadania e do desenvolvimento social, territorial e comunitário. |
id |
USP-71_a0b99a8400eb0dda95cb2273138770a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148314 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovationRumo ao ensino de outro modelo de jornalismo: uma proposta de inovação educativaHacia la enseñanza de otro modelo de periodismo: una propuesta de innovación educativajournalism teachingeducational innovationjournalism modelsmetaresearch in communicationenseñanza del periodismoinnovación educativamodelos de periodismometainvestigación en comunicaciónensino do jornalismoinovação educativamodelos de jornalismometapesquisa em comunicaçãoÉ possível ensinar e pensar no Jornalismo mais além dos espaços e róis tradicionais (meio de comunicação, organizações públicas e empresas)? Com esta pergunta como eixo, neste texto apresentamos a experiência do projeto Cuvic da Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, lugar que, através do voluntariado vincula os seus estudantes aos estabelecimentos escolares, e organizações do terceiro setor para a implementação de projetos comunicacionais e jornalísticos. Por meio de comunicação de entrevistas, observamos que os e as estudantes participantes identificam no Cuvic uma proposta de Jornalismo não hegemônica, e o serviço da cidadania e do desenvolvimento social, territorial e comunitário.Es posible enseñar y pensar el Periodismo más allá de los espacios y roles tradicionales (medios, organizaciones públicas y empresas)? Con esta pregunta como eje, en este texto presentamos la experiencia del proyecto Cuvic de la Escuela de Periodismo de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, instancia que mediante el voluntariado vincula a sus estudiantes con establecimientos escolares, y organizaciones del tercer sector para implementar proyectos comunicacionales y periodísticos. Por medio de entrevistas, observamos que los y las estudiantes participantes identifican en Cuvic una propuesta de periodismo no hegemónica, y al servicio de la ciudadanía y del desarrollo social, territorial y comunitario.Is i t possible to teach and think about Journalism beyond traditional spaces and roles (media, public organizations and companies)? With this central question, this article presents the experience of the Cuvic project of the School of Journalism of the Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, an instance that, through volunteering, links its students with schools and organizations of the third sector to implement communication and journalistic projects. Through interviews, we observed that the participating students identify in Cuvic a proposal of non-hegemonic journalism, that works for citizenship and social, territorial and community development.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/14831410.11606/issn.2316-9125.v24i1p82-94Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-942316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153635https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153636https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153638Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLazcano-Peña, DanielaGálvez-Pereira, María Paz2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/148314Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:27.068273Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation Rumo ao ensino de outro modelo de jornalismo: uma proposta de inovação educativa Hacia la enseñanza de otro modelo de periodismo: una propuesta de innovación educativa |
title |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation |
spellingShingle |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation Lazcano-Peña, Daniela journalism teaching educational innovation journalism models metaresearch in communication enseñanza del periodismo innovación educativa modelos de periodismo metainvestigación en comunicación ensino do jornalismo inovação educativa modelos de jornalismo metapesquisa em comunicação |
title_short |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation |
title_full |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation |
title_fullStr |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation |
title_full_unstemmed |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation |
title_sort |
Towards the teaching of another journalism model: a proposal for educational innovation |
author |
Lazcano-Peña, Daniela |
author_facet |
Lazcano-Peña, Daniela Gálvez-Pereira, María Paz |
author_role |
author |
author2 |
Gálvez-Pereira, María Paz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazcano-Peña, Daniela Gálvez-Pereira, María Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
journalism teaching educational innovation journalism models metaresearch in communication enseñanza del periodismo innovación educativa modelos de periodismo metainvestigación en comunicación ensino do jornalismo inovação educativa modelos de jornalismo metapesquisa em comunicação |
topic |
journalism teaching educational innovation journalism models metaresearch in communication enseñanza del periodismo innovación educativa modelos de periodismo metainvestigación en comunicación ensino do jornalismo inovação educativa modelos de jornalismo metapesquisa em comunicação |
description |
É possível ensinar e pensar no Jornalismo mais além dos espaços e róis tradicionais (meio de comunicação, organizações públicas e empresas)? Com esta pergunta como eixo, neste texto apresentamos a experiência do projeto Cuvic da Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, lugar que, através do voluntariado vincula os seus estudantes aos estabelecimentos escolares, e organizações do terceiro setor para a implementação de projetos comunicacionais e jornalísticos. Por meio de comunicação de entrevistas, observamos que os e as estudantes participantes identificam no Cuvic uma proposta de Jornalismo não hegemônica, e o serviço da cidadania e do desenvolvimento social, territorial e comunitário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p82-94 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p82-94 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153635 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153636 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/148314/153638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94 Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94 Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 82-94 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092240187392 |