Escola: espaço para a produção de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878 |
Resumo: | O artigo discute sobre a necessidade de a escola reavaliar-se enquanto espaço de produção de conhecimento, à medida que não tem atentado para as transformações que as tecnologias da comunicação operam nas novas gerações. Ter acesso às tecnologias é fato importante para a escola, pois elas estão atuando sobre as estruturas cognitivas das crianças e, portanto, requerendo do ambiente escolar alterações no tratamento das disciplinas e dos currículos, que levem em conta as novas formas de adquirir informação, para transformá-la em conhecimento de maneira prazerosa. |
id |
USP-71_a105ee430cbfee076f0acf1d19fc2aba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36878 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola: espaço para a produção de conhecimentotechnologycognitive structuresschool environmentknowledgepleasuretecnologiaestruturas cognitivasambiente escolarconhecimentoprazer O artigo discute sobre a necessidade de a escola reavaliar-se enquanto espaço de produção de conhecimento, à medida que não tem atentado para as transformações que as tecnologias da comunicação operam nas novas gerações. Ter acesso às tecnologias é fato importante para a escola, pois elas estão atuando sobre as estruturas cognitivas das crianças e, portanto, requerendo do ambiente escolar alterações no tratamento das disciplinas e dos currículos, que levem em conta as novas formas de adquirir informação, para transformá-la em conhecimento de maneira prazerosa.The article discusses the need for the school to reevaluate itself as a space for the production of knowledge since it has paid no attention to the transformations the communication technologies have generated among the new generations. Having access to technology is an important fact for the school, since it is working on the children's cognitive structures and, therefore, requiring changes in the school environment, in the treatment given to the disciplines and to the curricula, so they consider new ways of obtaining information, in order to transform such information into knowledge in a pleasureful manner. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3687810.11606/issn.2316-9125.v0i16p29-35Comunicação & Educação; n. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35Comunicação & Educação; No. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35Comunicação & Educação; Núm. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-352316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878/39600Alves, Lynn Rosalina GamaPretto, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:31Zoai:revistas.usp.br:article/36878Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:35.508746Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola: espaço para a produção de conhecimento |
title |
Escola: espaço para a produção de conhecimento |
spellingShingle |
Escola: espaço para a produção de conhecimento Alves, Lynn Rosalina Gama technology cognitive structures school environment knowledge pleasure tecnologia estruturas cognitivas ambiente escolar conhecimento prazer |
title_short |
Escola: espaço para a produção de conhecimento |
title_full |
Escola: espaço para a produção de conhecimento |
title_fullStr |
Escola: espaço para a produção de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Escola: espaço para a produção de conhecimento |
title_sort |
Escola: espaço para a produção de conhecimento |
author |
Alves, Lynn Rosalina Gama |
author_facet |
Alves, Lynn Rosalina Gama Pretto, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Pretto, Nelson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Lynn Rosalina Gama Pretto, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
technology cognitive structures school environment knowledge pleasure tecnologia estruturas cognitivas ambiente escolar conhecimento prazer |
topic |
technology cognitive structures school environment knowledge pleasure tecnologia estruturas cognitivas ambiente escolar conhecimento prazer |
description |
O artigo discute sobre a necessidade de a escola reavaliar-se enquanto espaço de produção de conhecimento, à medida que não tem atentado para as transformações que as tecnologias da comunicação operam nas novas gerações. Ter acesso às tecnologias é fato importante para a escola, pois elas estão atuando sobre as estruturas cognitivas das crianças e, portanto, requerendo do ambiente escolar alterações no tratamento das disciplinas e dos currículos, que levem em conta as novas formas de adquirir informação, para transformá-la em conhecimento de maneira prazerosa. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878 10.11606/issn.2316-9125.v0i16p29-35 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i16p29-35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878/39600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35 Comunicação & Educação; No. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35 Comunicação & Educação; Núm. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088455876608 |