Escola: espaço para a produção de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Lynn Rosalina Gama
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Pretto, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878
Resumo: O artigo discute sobre a necessidade de a escola reavaliar-se enquanto espaço de produção de conhecimento, à medida que não tem atentado para as transformações que as tecnologias da comunicação operam nas novas gerações. Ter acesso às tecnologias é fato importante para a escola, pois elas estão atuando sobre as estruturas cognitivas das crianças e, portanto, requerendo do ambiente escolar alterações no tratamento das disciplinas e dos currículos, que levem em conta as novas formas de adquirir informação, para transformá-la em conhecimento de maneira prazerosa.
id USP-71_a105ee430cbfee076f0acf1d19fc2aba
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36878
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escola: espaço para a produção de conhecimentotechnologycognitive structuresschool environmentknowledgepleasuretecnologiaestruturas cognitivasambiente escolarconhecimentoprazer O artigo discute sobre a necessidade de a escola reavaliar-se enquanto espaço de produção de conhecimento, à medida que não tem atentado para as transformações que as tecnologias da comunicação operam nas novas gerações. Ter acesso às tecnologias é fato importante para a escola, pois elas estão atuando sobre as estruturas cognitivas das crianças e, portanto, requerendo do ambiente escolar alterações no tratamento das disciplinas e dos currículos, que levem em conta as novas formas de adquirir informação, para transformá-la em conhecimento de maneira prazerosa.The article discusses the need for the school to reevaluate itself as a space for the production of knowledge since it has paid no attention to the transformations the communication technologies have generated among the new generations. Having access to technology is an important fact for the school, since it is working on the children's cognitive structures and, therefore, requiring changes in the school environment, in the treatment given to the disciplines and to the curricula, so they consider new ways of obtaining information, in order to transform such information into knowledge in a pleasureful manner. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3687810.11606/issn.2316-9125.v0i16p29-35Comunicação & Educação; n. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35Comunicação & Educação; No. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35Comunicação & Educação; Núm. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-352316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878/39600Alves, Lynn Rosalina GamaPretto, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:31Zoai:revistas.usp.br:article/36878Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:35.508746Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola: espaço para a produção de conhecimento
title Escola: espaço para a produção de conhecimento
spellingShingle Escola: espaço para a produção de conhecimento
Alves, Lynn Rosalina Gama
technology
cognitive structures
school environment
knowledge
pleasure
tecnologia
estruturas cognitivas
ambiente escolar
conhecimento
prazer
title_short Escola: espaço para a produção de conhecimento
title_full Escola: espaço para a produção de conhecimento
title_fullStr Escola: espaço para a produção de conhecimento
title_full_unstemmed Escola: espaço para a produção de conhecimento
title_sort Escola: espaço para a produção de conhecimento
author Alves, Lynn Rosalina Gama
author_facet Alves, Lynn Rosalina Gama
Pretto, Nelson
author_role author
author2 Pretto, Nelson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Lynn Rosalina Gama
Pretto, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv technology
cognitive structures
school environment
knowledge
pleasure
tecnologia
estruturas cognitivas
ambiente escolar
conhecimento
prazer
topic technology
cognitive structures
school environment
knowledge
pleasure
tecnologia
estruturas cognitivas
ambiente escolar
conhecimento
prazer
description O artigo discute sobre a necessidade de a escola reavaliar-se enquanto espaço de produção de conhecimento, à medida que não tem atentado para as transformações que as tecnologias da comunicação operam nas novas gerações. Ter acesso às tecnologias é fato importante para a escola, pois elas estão atuando sobre as estruturas cognitivas das crianças e, portanto, requerendo do ambiente escolar alterações no tratamento das disciplinas e dos currículos, que levem em conta as novas formas de adquirir informação, para transformá-la em conhecimento de maneira prazerosa.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878
10.11606/issn.2316-9125.v0i16p29-35
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i16p29-35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36878/39600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35
Comunicação & Educação; No. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35
Comunicação & Educação; Núm. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 29-35
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088455876608