A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ismar de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577
Resumo: A apresentação busca contextualizar os artigos da presente edição de Comunicação & Educação, classificando‑os de acordo com as áreas de intervenção do campo da educomunicação. Com isso, deseja demonstrar a coerência do trabalhodesenvolvido, ao longo dos últimos quinze anos, de um lado, pelos editores da revista e, de outro, pelo Departamentode Comunicações e Artes da USP, que obteve a aprovação, em novembro de 2009, de um curso de licenciatura voltadoespecificamente para a formação de educomunicadores. Fica demonstrado que a revista – uma das mais utilizadas comoreferencial bibliográfico em dissertações e teses do campo da comunicação – acabou por oferecer uma contribuição decisiva para a construção da nova e inédita proposta de formação de um profissional que será simultaneamente professor de comunicação e gestor de processos comunicacionais em espaços educativos.
id USP-71_a22fef34f1c54ecec07f99008a96c7b0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/43577
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em EducomunicaçãoThe contribution of magazine Comunicação & Educação for the creation of the Educommunication Programeducomunicaçãointelectual orgânico coletivoreflexão epistemológicaeducação para a comunicaçãogestão da comunicação.educommunicationcollective organic intellectualepistemological reflectioneducation for communicationmanagement communication.A apresentação busca contextualizar os artigos da presente edição de Comunicação & Educação, classificando‑os de acordo com as áreas de intervenção do campo da educomunicação. Com isso, deseja demonstrar a coerência do trabalhodesenvolvido, ao longo dos últimos quinze anos, de um lado, pelos editores da revista e, de outro, pelo Departamentode Comunicações e Artes da USP, que obteve a aprovação, em novembro de 2009, de um curso de licenciatura voltadoespecificamente para a formação de educomunicadores. Fica demonstrado que a revista – uma das mais utilizadas comoreferencial bibliográfico em dissertações e teses do campo da comunicação – acabou por oferecer uma contribuição decisiva para a construção da nova e inédita proposta de formação de um profissional que será simultaneamente professor de comunicação e gestor de processos comunicacionais em espaços educativos.The preface contextualizes this issue’s articles, classifying them according to their connections with the intervention areas of the educommunication field. With that, the author tries to show the consistency of the work developed along last 15 years, on one hand, by the magazine editors and, on the other, by USP’s Department of Communication and Arts for the approval, in November of 2009, of an undergraduate course designed specifically for the formation of educommunicators. It is shown that the journal – that is the most utilized as bibliographic referential in the communication field thesis and dissertations – offered a decisive contribution for the construction of the new and inedited proposal that will result in the formation of a professional who will be simultaneously teacher of  communication and communication processes manager ineducational spaces. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4357710.11606/issn.2316-9125.v14i3p7-17Comunicação & Educação; v. 14 n. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-172316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577/47199Soares, Ismar de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:38:41Zoai:revistas.usp.br:article/43577Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:03.425634Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
The contribution of magazine Comunicação & Educação for the creation of the Educommunication Program
title A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
spellingShingle A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
Soares, Ismar de Oliveira
educomunicação
intelectual orgânico coletivo
reflexão epistemológica
educação para a comunicação
gestão da comunicação.
educommunication
collective organic intellectual
epistemological reflection
education for communication
management communication.
title_short A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
title_full A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
title_fullStr A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
title_full_unstemmed A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
title_sort A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
author Soares, Ismar de Oliveira
author_facet Soares, Ismar de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ismar de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educomunicação
intelectual orgânico coletivo
reflexão epistemológica
educação para a comunicação
gestão da comunicação.
educommunication
collective organic intellectual
epistemological reflection
education for communication
management communication.
topic educomunicação
intelectual orgânico coletivo
reflexão epistemológica
educação para a comunicação
gestão da comunicação.
educommunication
collective organic intellectual
epistemological reflection
education for communication
management communication.
description A apresentação busca contextualizar os artigos da presente edição de Comunicação & Educação, classificando‑os de acordo com as áreas de intervenção do campo da educomunicação. Com isso, deseja demonstrar a coerência do trabalhodesenvolvido, ao longo dos últimos quinze anos, de um lado, pelos editores da revista e, de outro, pelo Departamentode Comunicações e Artes da USP, que obteve a aprovação, em novembro de 2009, de um curso de licenciatura voltadoespecificamente para a formação de educomunicadores. Fica demonstrado que a revista – uma das mais utilizadas comoreferencial bibliográfico em dissertações e teses do campo da comunicação – acabou por oferecer uma contribuição decisiva para a construção da nova e inédita proposta de formação de um profissional que será simultaneamente professor de comunicação e gestor de processos comunicacionais em espaços educativos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577
10.11606/issn.2316-9125.v14i3p7-17
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v14i3p7-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577/47199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 14 n. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17
Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17
Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090765889536