A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577 |
Resumo: | A apresentação busca contextualizar os artigos da presente edição de Comunicação & Educação, classificando‑os de acordo com as áreas de intervenção do campo da educomunicação. Com isso, deseja demonstrar a coerência do trabalhodesenvolvido, ao longo dos últimos quinze anos, de um lado, pelos editores da revista e, de outro, pelo Departamentode Comunicações e Artes da USP, que obteve a aprovação, em novembro de 2009, de um curso de licenciatura voltadoespecificamente para a formação de educomunicadores. Fica demonstrado que a revista – uma das mais utilizadas comoreferencial bibliográfico em dissertações e teses do campo da comunicação – acabou por oferecer uma contribuição decisiva para a construção da nova e inédita proposta de formação de um profissional que será simultaneamente professor de comunicação e gestor de processos comunicacionais em espaços educativos. |
id |
USP-71_a22fef34f1c54ecec07f99008a96c7b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43577 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em EducomunicaçãoThe contribution of magazine Comunicação & Educação for the creation of the Educommunication Programeducomunicaçãointelectual orgânico coletivoreflexão epistemológicaeducação para a comunicaçãogestão da comunicação.educommunicationcollective organic intellectualepistemological reflectioneducation for communicationmanagement communication.A apresentação busca contextualizar os artigos da presente edição de Comunicação & Educação, classificando‑os de acordo com as áreas de intervenção do campo da educomunicação. Com isso, deseja demonstrar a coerência do trabalhodesenvolvido, ao longo dos últimos quinze anos, de um lado, pelos editores da revista e, de outro, pelo Departamentode Comunicações e Artes da USP, que obteve a aprovação, em novembro de 2009, de um curso de licenciatura voltadoespecificamente para a formação de educomunicadores. Fica demonstrado que a revista – uma das mais utilizadas comoreferencial bibliográfico em dissertações e teses do campo da comunicação – acabou por oferecer uma contribuição decisiva para a construção da nova e inédita proposta de formação de um profissional que será simultaneamente professor de comunicação e gestor de processos comunicacionais em espaços educativos.The preface contextualizes this issue’s articles, classifying them according to their connections with the intervention areas of the educommunication field. With that, the author tries to show the consistency of the work developed along last 15 years, on one hand, by the magazine editors and, on the other, by USP’s Department of Communication and Arts for the approval, in November of 2009, of an undergraduate course designed specifically for the formation of educommunicators. It is shown that the journal – that is the most utilized as bibliographic referential in the communication field thesis and dissertations – offered a decisive contribution for the construction of the new and inedited proposal that will result in the formation of a professional who will be simultaneously teacher of communication and communication processes manager ineducational spaces. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4357710.11606/issn.2316-9125.v14i3p7-17Comunicação & Educação; v. 14 n. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-172316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577/47199Soares, Ismar de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:38:41Zoai:revistas.usp.br:article/43577Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:03.425634Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação The contribution of magazine Comunicação & Educação for the creation of the Educommunication Program |
title |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação |
spellingShingle |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação Soares, Ismar de Oliveira educomunicação intelectual orgânico coletivo reflexão epistemológica educação para a comunicação gestão da comunicação. educommunication collective organic intellectual epistemological reflection education for communication management communication. |
title_short |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação |
title_full |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação |
title_fullStr |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação |
title_full_unstemmed |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação |
title_sort |
A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação |
author |
Soares, Ismar de Oliveira |
author_facet |
Soares, Ismar de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ismar de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educomunicação intelectual orgânico coletivo reflexão epistemológica educação para a comunicação gestão da comunicação. educommunication collective organic intellectual epistemological reflection education for communication management communication. |
topic |
educomunicação intelectual orgânico coletivo reflexão epistemológica educação para a comunicação gestão da comunicação. educommunication collective organic intellectual epistemological reflection education for communication management communication. |
description |
A apresentação busca contextualizar os artigos da presente edição de Comunicação & Educação, classificando‑os de acordo com as áreas de intervenção do campo da educomunicação. Com isso, deseja demonstrar a coerência do trabalhodesenvolvido, ao longo dos últimos quinze anos, de um lado, pelos editores da revista e, de outro, pelo Departamentode Comunicações e Artes da USP, que obteve a aprovação, em novembro de 2009, de um curso de licenciatura voltadoespecificamente para a formação de educomunicadores. Fica demonstrado que a revista – uma das mais utilizadas comoreferencial bibliográfico em dissertações e teses do campo da comunicação – acabou por oferecer uma contribuição decisiva para a construção da nova e inédita proposta de formação de um profissional que será simultaneamente professor de comunicação e gestor de processos comunicacionais em espaços educativos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577 10.11606/issn.2316-9125.v14i3p7-17 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v14i3p7-17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577/47199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 14 n. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17 Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17 Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 3 (2009): Comunicação & educação; 7-17 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090765889536 |