A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ismar De Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310
Resumo: A educomunicação apresenta-se como um paradigma, um conceito orientador de caráter sócio-político-educacional a partir da interface Comunicação/Educação. O fato permite e facilita um diálogo permanente entre os que buscam dar respostas às questões vitais anunciadas e descritas nas diretrizes propostas pelo poder público quanto às “experiências escolares” inovadoras e multidisciplinares, previstas na reforma do ensino básico, em nosso país. Sendo assim, a primeira parte deste artigo está relacionada às diretrizes curriculares nacionais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, elaboradas ao longo das últimas duas décadas. A segunda parte é dedicada à apresentação dos artigos e autores presentes na atual edição.
id USP-71_a380d7a962a12c55366f6516ac83b022
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/102310
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação BásicaThe Educommunication, in Dialogue with Technologies, in Basic Educationeducommunicationbasic educationcurriculum guidelinescommunicationeducationeducomunicaçãoeducação básicadiretrizes curricularescomunicaçãoeducação.A educomunicação apresenta-se como um paradigma, um conceito orientador de caráter sócio-político-educacional a partir da interface Comunicação/Educação. O fato permite e facilita um diálogo permanente entre os que buscam dar respostas às questões vitais anunciadas e descritas nas diretrizes propostas pelo poder público quanto às “experiências escolares” inovadoras e multidisciplinares, previstas na reforma do ensino básico, em nosso país. Sendo assim, a primeira parte deste artigo está relacionada às diretrizes curriculares nacionais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, elaboradas ao longo das últimas duas décadas. A segunda parte é dedicada à apresentação dos artigos e autores presentes na atual edição.Educommunication is presented as a paradigm, a guiding concept with sociopolitical and educational nature from the interface between Communication and Education. That allows and facilitates an ongoing dialogue between those who seek to provide answers to vital questions announced and described in the guidelines proposed by the government regarding  the innovative and multidisciplinar "school experiences", contemplated in the basic education reform in our country. Thus, the first part of this paper discusses the national curriculum guidelines for both elementary school and high school, carried out over the past two decades. The second part is dedicated to the presentation of papers and authors present in the current issue.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10231010.11606/issn.2316-9125.v20i2p7-14Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310/103970Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Ismar De Oliveira2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/102310Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.977748Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
The Educommunication, in Dialogue with Technologies, in Basic Education
title A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
spellingShingle A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
Soares, Ismar De Oliveira
educommunication
basic education
curriculum guidelines
communication
education
educomunicação
educação básica
diretrizes curriculares
comunicação
educação.
title_short A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
title_full A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
title_fullStr A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
title_full_unstemmed A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
title_sort A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
author Soares, Ismar De Oliveira
author_facet Soares, Ismar De Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ismar De Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educommunication
basic education
curriculum guidelines
communication
education
educomunicação
educação básica
diretrizes curriculares
comunicação
educação.
topic educommunication
basic education
curriculum guidelines
communication
education
educomunicação
educação básica
diretrizes curriculares
comunicação
educação.
description A educomunicação apresenta-se como um paradigma, um conceito orientador de caráter sócio-político-educacional a partir da interface Comunicação/Educação. O fato permite e facilita um diálogo permanente entre os que buscam dar respostas às questões vitais anunciadas e descritas nas diretrizes propostas pelo poder público quanto às “experiências escolares” inovadoras e multidisciplinares, previstas na reforma do ensino básico, em nosso país. Sendo assim, a primeira parte deste artigo está relacionada às diretrizes curriculares nacionais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, elaboradas ao longo das últimas duas décadas. A segunda parte é dedicada à apresentação dos artigos e autores presentes na atual edição.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p7-14
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p7-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310/103970
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14
Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14
Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092078706688