A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310 |
Resumo: | A educomunicação apresenta-se como um paradigma, um conceito orientador de caráter sócio-político-educacional a partir da interface Comunicação/Educação. O fato permite e facilita um diálogo permanente entre os que buscam dar respostas às questões vitais anunciadas e descritas nas diretrizes propostas pelo poder público quanto às “experiências escolares” inovadoras e multidisciplinares, previstas na reforma do ensino básico, em nosso país. Sendo assim, a primeira parte deste artigo está relacionada às diretrizes curriculares nacionais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, elaboradas ao longo das últimas duas décadas. A segunda parte é dedicada à apresentação dos artigos e autores presentes na atual edição. |
id |
USP-71_a380d7a962a12c55366f6516ac83b022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/102310 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação BásicaThe Educommunication, in Dialogue with Technologies, in Basic Educationeducommunicationbasic educationcurriculum guidelinescommunicationeducationeducomunicaçãoeducação básicadiretrizes curricularescomunicaçãoeducação.A educomunicação apresenta-se como um paradigma, um conceito orientador de caráter sócio-político-educacional a partir da interface Comunicação/Educação. O fato permite e facilita um diálogo permanente entre os que buscam dar respostas às questões vitais anunciadas e descritas nas diretrizes propostas pelo poder público quanto às “experiências escolares” inovadoras e multidisciplinares, previstas na reforma do ensino básico, em nosso país. Sendo assim, a primeira parte deste artigo está relacionada às diretrizes curriculares nacionais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, elaboradas ao longo das últimas duas décadas. A segunda parte é dedicada à apresentação dos artigos e autores presentes na atual edição.Educommunication is presented as a paradigm, a guiding concept with sociopolitical and educational nature from the interface between Communication and Education. That allows and facilitates an ongoing dialogue between those who seek to provide answers to vital questions announced and described in the guidelines proposed by the government regarding the innovative and multidisciplinar "school experiences", contemplated in the basic education reform in our country. Thus, the first part of this paper discusses the national curriculum guidelines for both elementary school and high school, carried out over the past two decades. The second part is dedicated to the presentation of papers and authors present in the current issue.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10231010.11606/issn.2316-9125.v20i2p7-14Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-142316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310/103970Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Ismar De Oliveira2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/102310Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.977748Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica The Educommunication, in Dialogue with Technologies, in Basic Education |
title |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica |
spellingShingle |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica Soares, Ismar De Oliveira educommunication basic education curriculum guidelines communication education educomunicação educação básica diretrizes curriculares comunicação educação. |
title_short |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica |
title_full |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica |
title_fullStr |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica |
title_sort |
A Educomunicação, em diálogo com as tecnologias, na Educação Básica |
author |
Soares, Ismar De Oliveira |
author_facet |
Soares, Ismar De Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ismar De Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educommunication basic education curriculum guidelines communication education educomunicação educação básica diretrizes curriculares comunicação educação. |
topic |
educommunication basic education curriculum guidelines communication education educomunicação educação básica diretrizes curriculares comunicação educação. |
description |
A educomunicação apresenta-se como um paradigma, um conceito orientador de caráter sócio-político-educacional a partir da interface Comunicação/Educação. O fato permite e facilita um diálogo permanente entre os que buscam dar respostas às questões vitais anunciadas e descritas nas diretrizes propostas pelo poder público quanto às “experiências escolares” inovadoras e multidisciplinares, previstas na reforma do ensino básico, em nosso país. Sendo assim, a primeira parte deste artigo está relacionada às diretrizes curriculares nacionais, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, elaboradas ao longo das últimas duas décadas. A segunda parte é dedicada à apresentação dos artigos e autores presentes na atual edição. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p7-14 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p7-14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102310/103970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14 Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14 Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 7-14 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092078706688 |