Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Luis Mauro Sá
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marques, Ângela Cristina Salgueiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215436
Resumo: Em nossas atividades de orientação de pesquisa, com frequência somos interpelados por estudantes interessados em estudar processos de estigmatização derivados de suas próprias vivências. A presença de sujeitos vinculados a grupos historicamente estigmatizados em cursos de graduação e pós-graduação coloca, para docentes e discentes, o desafio de repensar as práticas de pesquisa coloca, para docentes e discentes, o desafio de repensar as práticas de pesquisa: como articular o respeito às vivências dos sujeitos pesquisadores atravessados por experiências de estigmatização com os rigores e prazos acadêmicos? Este texto nasce das atividades de orientação, na observação assistemática, mas constante, dos desafios trazidos no encontro de subjetividades desse espaço acadêmico. Trabalha-se em três eixos: (1) aspectos do conceito de estigma; (2) suas implicações na constituição de sujeitos pesquisadores; e (3) os deslocamentos teóricos decorrentes desse processo. O pano de fundo é a experiência do ensino de Comunicação.
id USP-71_a63efddc9309a6c213c3d8240de19bdd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/215436
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigmaTeachingCommunicationResearchStigmaSubjectivityEnsinoComunicaçãoPesquisaEstigmaSubjetividadeEm nossas atividades de orientação de pesquisa, com frequência somos interpelados por estudantes interessados em estudar processos de estigmatização derivados de suas próprias vivências. A presença de sujeitos vinculados a grupos historicamente estigmatizados em cursos de graduação e pós-graduação coloca, para docentes e discentes, o desafio de repensar as práticas de pesquisa coloca, para docentes e discentes, o desafio de repensar as práticas de pesquisa: como articular o respeito às vivências dos sujeitos pesquisadores atravessados por experiências de estigmatização com os rigores e prazos acadêmicos? Este texto nasce das atividades de orientação, na observação assistemática, mas constante, dos desafios trazidos no encontro de subjetividades desse espaço acadêmico. Trabalha-se em três eixos: (1) aspectos do conceito de estigma; (2) suas implicações na constituição de sujeitos pesquisadores; e (3) os deslocamentos teóricos decorrentes desse processo. O pano de fundo é a experiência do ensino de Comunicação.In our research supervision activities, we are frequently approached by students interested in studying stigmatization processes derived from their own experiences which poses, for professors and students, the challenge of rethinking research practices. How do we articulate respect for their experiences crossed by stigmatization with academic rigor? This text stems from unsystematic observation of the challenges brought about by encountering subjectivities in orientation activities. The work is based on three axes: (1) aspects of the concept of stigma, (2) its implications in constituting research subjects, and (3) the theoretical displacements resulting from this process, against the backdrop of Communication Studies.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21543610.11606/issn.2316-9125.v28i2p133-150Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 133-150Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 133-150Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 133-1502316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215436/201894https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215436/202462Copyright (c) 2023 Luis Mauro Sá Martino, Ângela Cristina Salgueiro Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luis Mauro SáMarques, Ângela Cristina Salgueiro 2024-01-23T14:12:16Zoai:revistas.usp.br:article/215436Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:12:16Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma
title Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma
spellingShingle Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma
Martino, Luis Mauro Sá
Teaching
Communication
Research
Stigma
Subjectivity
Ensino
Comunicação
Pesquisa
Estigma
Subjetividade
title_short Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma
title_full Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma
title_fullStr Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma
title_full_unstemmed Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma
title_sort Estudar o que se vive, estudar o que não se vive: a subjetividade de sujeitos-pesquisadores nos estudos sobre estigma
author Martino, Luis Mauro Sá
author_facet Martino, Luis Mauro Sá
Marques, Ângela Cristina Salgueiro
author_role author
author2 Marques, Ângela Cristina Salgueiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martino, Luis Mauro Sá
Marques, Ângela Cristina Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching
Communication
Research
Stigma
Subjectivity
Ensino
Comunicação
Pesquisa
Estigma
Subjetividade
topic Teaching
Communication
Research
Stigma
Subjectivity
Ensino
Comunicação
Pesquisa
Estigma
Subjetividade
description Em nossas atividades de orientação de pesquisa, com frequência somos interpelados por estudantes interessados em estudar processos de estigmatização derivados de suas próprias vivências. A presença de sujeitos vinculados a grupos historicamente estigmatizados em cursos de graduação e pós-graduação coloca, para docentes e discentes, o desafio de repensar as práticas de pesquisa coloca, para docentes e discentes, o desafio de repensar as práticas de pesquisa: como articular o respeito às vivências dos sujeitos pesquisadores atravessados por experiências de estigmatização com os rigores e prazos acadêmicos? Este texto nasce das atividades de orientação, na observação assistemática, mas constante, dos desafios trazidos no encontro de subjetividades desse espaço acadêmico. Trabalha-se em três eixos: (1) aspectos do conceito de estigma; (2) suas implicações na constituição de sujeitos pesquisadores; e (3) os deslocamentos teóricos decorrentes desse processo. O pano de fundo é a experiência do ensino de Comunicação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215436
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p133-150
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215436
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p133-150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215436/201894
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/215436/202462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Luis Mauro Sá Martino, Ângela Cristina Salgueiro Marques
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Luis Mauro Sá Martino, Ângela Cristina Salgueiro Marques
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 133-150
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 133-150
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 133-150
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087084339200