A construção do campo Comunicação/Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccega, Maria Aparecida
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36838
Resumo: O artigo trata da construção do campo comunicação/educação inserindo-o na cultura. Aborda três aspectos desse campo: a circulação dos bens simbólicos, a transdisciplinaridade que o forma, as mediações dos meios de comunicação que, editando o mundo, formulam e divulgam uma única versão da realidade. Aponta a importância do rádio e da televisão. Mostra a culturada mídia como construtora de significados, os quais se constituem na base da formação das identidades. Recusando visões maniqueístas (ou emissor ou receptor), que levariam à compreensão da mídia apenas como veiculadora de significados, defende uma visão dialógica, inserindo a construção desses significados no território que se que se estabelece entre ambos os pólos.
id USP-71_b4e88aeac672f0332be5bd7664ada434
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36838
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling A construção do campo Comunicação/Educaçãoculturetelevisionsymbolic formsmediationscommunication/education fieldculturatelevisãoformas simbólicasmediaçõescampo comunicação/educaçãoO artigo trata da construção do campo comunicação/educação inserindo-o na cultura. Aborda três aspectos desse campo: a circulação dos bens simbólicos, a transdisciplinaridade que o forma, as mediações dos meios de comunicação que, editando o mundo, formulam e divulgam uma única versão da realidade. Aponta a importância do rádio e da televisão. Mostra a culturada mídia como construtora de significados, os quais se constituem na base da formação das identidades. Recusando visões maniqueístas (ou emissor ou receptor), que levariam à compreensão da mídia apenas como veiculadora de significados, defende uma visão dialógica, inserindo a construção desses significados no território que se que se estabelece entre ambos os pólos.The article deals with building the field of communication/education, inserting it in culture. It touches on three aspects of this field: the circulation of symbolic goods; the transdisciplinary characteristic that forms it; and the mediation of the mean of mass communication which, while editing the world, formulate and divulge a single version of reality. It points to the importance radio and television have had. Furthermore, the article presents media culture as one that builds eanings that the constitute the base for the views (either emitter or receptor), that would lead to the understanding of the media simply as a vehicle for meanings, it defends a dialogical view, inserting the construction of these meanings into the territory that is established between both poles.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3683810.11606/issn.2316-9125.v0i14p7-16Comunicação & Educação; n. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 7-16Comunicação & Educação; No. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 7-16Comunicação & Educação; Núm. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 7-162316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36838/39560Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:40Zoai:revistas.usp.br:article/36838Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:32.996424Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do campo Comunicação/Educação
title A construção do campo Comunicação/Educação
spellingShingle A construção do campo Comunicação/Educação
Baccega, Maria Aparecida
culture
television
symbolic forms
mediations
communication/education field
cultura
televisão
formas simbólicas
mediações
campo comunicação/educação
title_short A construção do campo Comunicação/Educação
title_full A construção do campo Comunicação/Educação
title_fullStr A construção do campo Comunicação/Educação
title_full_unstemmed A construção do campo Comunicação/Educação
title_sort A construção do campo Comunicação/Educação
author Baccega, Maria Aparecida
author_facet Baccega, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv culture
television
symbolic forms
mediations
communication/education field
cultura
televisão
formas simbólicas
mediações
campo comunicação/educação
topic culture
television
symbolic forms
mediations
communication/education field
cultura
televisão
formas simbólicas
mediações
campo comunicação/educação
description O artigo trata da construção do campo comunicação/educação inserindo-o na cultura. Aborda três aspectos desse campo: a circulação dos bens simbólicos, a transdisciplinaridade que o forma, as mediações dos meios de comunicação que, editando o mundo, formulam e divulgam uma única versão da realidade. Aponta a importância do rádio e da televisão. Mostra a culturada mídia como construtora de significados, os quais se constituem na base da formação das identidades. Recusando visões maniqueístas (ou emissor ou receptor), que levariam à compreensão da mídia apenas como veiculadora de significados, defende uma visão dialógica, inserindo a construção desses significados no território que se que se estabelece entre ambos os pólos.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36838
10.11606/issn.2316-9125.v0i14p7-16
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36838
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i14p7-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36838/39560
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 7-16
Comunicação & Educação; No. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 7-16
Comunicação & Educação; Núm. 14 (1999): Arte-educação, Internet no ensino, Tecnologia e sociabilidade; 7-16
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088395059201