As Invasões Bárbaras e Adeus, Lênin! A (des)construção do sonho no cinema atual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37546 |
Resumo: | O artigo propõe uma reflexão sobre dois filmes recém-lançados em DVD, As Invasões Bárbaras, de Denys Arcand, e Adeus, Lênin!, de Wolfgang Becker, exibidos anteriormente nas salas brasileiras de cinema e que tematizam de maneiras distintas as transformações experimentadas com a queda do muro de Berlim, o desmantelamento da União Soviética e a ascensão hegemônica do capitalismo globalizado. Os filmes têm ainda em comum o fato de terem como protagonistas filhos lidando com seus respectivos pai e mãe gravemente enfermos. A presença das duas gerações marca metaforicamente a passagem de um estágio a outro da história recente. A autora observa a pertinência da temática na cultura contemporânea e a relativa escassez de obras cinematográficas a respeito. Por remeterem a questões fulcrais do momento em que vivemos, não obstante, o tempo da recepção é lento e requer a elaboração de complexos processos cognitivos que ocorrem em ritmo próprio, alheios à aceleração dos fluxos do capitalismo pós-industrial que parecem estar a reconfigurar os ritmos da existência nesta modernidade tardia. Para a autora, os filmes analisados afirmam o afeto e a cultura como antídotos contra o niilismo e a indiferença para com o que se passa à nossa volta. |
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As Invasões Bárbaras e Adeus, Lênin! A (des)construção do sonho no cinema atualhegemoniamodernidadehistóriacapitalismo pósindustrialrecepçãohegemonymodernityhistorypost-industrial capitalismreceptionO artigo propõe uma reflexão sobre dois filmes recém-lançados em DVD, As Invasões Bárbaras, de Denys Arcand, e Adeus, Lênin!, de Wolfgang Becker, exibidos anteriormente nas salas brasileiras de cinema e que tematizam de maneiras distintas as transformações experimentadas com a queda do muro de Berlim, o desmantelamento da União Soviética e a ascensão hegemônica do capitalismo globalizado. Os filmes têm ainda em comum o fato de terem como protagonistas filhos lidando com seus respectivos pai e mãe gravemente enfermos. A presença das duas gerações marca metaforicamente a passagem de um estágio a outro da história recente. A autora observa a pertinência da temática na cultura contemporânea e a relativa escassez de obras cinematográficas a respeito. Por remeterem a questões fulcrais do momento em que vivemos, não obstante, o tempo da recepção é lento e requer a elaboração de complexos processos cognitivos que ocorrem em ritmo próprio, alheios à aceleração dos fluxos do capitalismo pós-industrial que parecem estar a reconfigurar os ritmos da existência nesta modernidade tardia. Para a autora, os filmes analisados afirmam o afeto e a cultura como antídotos contra o niilismo e a indiferença para com o que se passa à nossa volta.This article proposes a reflection on two motion pictures recently launched in DVD, The Barbarian Invasions, by Denys Arcand, and Goodbye, Lenin!, by Wolfgang Becker, exhibited previously in Brazilian movie theaters and that, in different manners, have as subject the changes experimented with the fall of the Berlin Wall, the dismantling of the Soviet Union and the hegemonic raise of globalized capitalism. Both films still have in common protagonists dealing with seriously ill parents, and the passage from one stage to another in recent history marked metaphorically by the presence of two generations. The author observes the pertinence of this topic in contemporaneous culture and the relative lack of cinematographic works on this subject. Although they remind basic issues of the moment we live, the time of reception is slow and requires the elaboration of complex cognitive processes which happen in their own rhythm, that ignore fluxes acceleration in post-industrial capitalism which seem to reconfigure the rhythms of existence in this late modernity. For the author, the analyzed motion pictures confirm that affection and culture are antidotes to nihilism and apathy.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3754610.11606/issn.2316-9125.v10i3p343-354Comunicação & Educação; v. 10 n. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 343-354Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 343-354Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 343-3542316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37546/40260Castro, Gisela G.S.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:31Zoai:revistas.usp.br:article/37546Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:52.296937Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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