Apontamentos para o estudo da narrativa
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37016 |
Resumo: | O texto apresenta de maneira sucinta algumas idéias que nas últimas duas décadas fizeram com que o interesse pelo estudo da narrativa tenha aumentado de maneira significativa. Tal interesse não se tem limitado ao tradicionalmente chamado campo de estudos dos gêneros literários. Ao contrário, a cada dia, mais e mais pesquisadores ligados à área da cognição humana procuram, no estudo da narrativa, elementos que os levem a entender e a desvendar os mecanismos intrínsecos ao pensamento humano. Isso tem feito com que especialistas de diversas áreas (psicologia, neurologia, literatura, lingüística, semiótica, comunicação) se dediquem ao estudo sistemático de narrativas tanto escritas quanto orais, produzidas por crianças, jovens ou adultos. A publicação de trabalhos de pesquisa que associam a narrativa a formas de pensamento e a consideram como a responsável pelo processo de construção e representação do pensamento humano tem demonstrado que ainda há muito a se conhecer sobre o pensamento narrativo. A nova perspectiva aberta por tais trabalhos coloca os estudos sobre narrativa na ordem do dia e ressignificam seu valor social. |
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Apontamentos para o estudo da narrativaNotes for studying narrativenarrativenarrative languagenarrative thoughtlanguage and cognitionnarrative culturenarrativalinguagem narrativapensamento narrativolinguagem e cogniçãocultura narrativa O texto apresenta de maneira sucinta algumas idéias que nas últimas duas décadas fizeram com que o interesse pelo estudo da narrativa tenha aumentado de maneira significativa. Tal interesse não se tem limitado ao tradicionalmente chamado campo de estudos dos gêneros literários. Ao contrário, a cada dia, mais e mais pesquisadores ligados à área da cognição humana procuram, no estudo da narrativa, elementos que os levem a entender e a desvendar os mecanismos intrínsecos ao pensamento humano. Isso tem feito com que especialistas de diversas áreas (psicologia, neurologia, literatura, lingüística, semiótica, comunicação) se dediquem ao estudo sistemático de narrativas tanto escritas quanto orais, produzidas por crianças, jovens ou adultos. A publicação de trabalhos de pesquisa que associam a narrativa a formas de pensamento e a consideram como a responsável pelo processo de construção e representação do pensamento humano tem demonstrado que ainda há muito a se conhecer sobre o pensamento narrativo. A nova perspectiva aberta por tais trabalhos coloca os estudos sobre narrativa na ordem do dia e ressignificam seu valor social.The text presents, briefly, a few ideas that have significantly increased the interest for the study of narrative in the past two decades. Such interest has not been limited to the traditional field of studying literary genre. On the contrary, more and more human cognition researchers have been looking, in the study of narrative, for elements that lead us to understand and uncover the mechanisms that are intrinsic to human thought. This has led specialists in all areas (psychology, neurology, literature, linguistics, semiotics, communication) to dedicate themselves to the systematic study of narrative, both written and oral, produced by children, young people or adults. The publication of research papers that associate narrative to forms of thought, considering it as responsible for the process of constructing and representing human thought, has demonstrated there is a lot to be known about narrative thought. The new perspective opened by such studies puts narrative studies on the order of the day and brings new meaning to their social value. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2002-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3701610.11606/issn.2316-9125.v0i23p49-56Comunicação & Educação; n. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 49-56Comunicação & Educação; No. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 49-56Comunicação & Educação; Núm. 23 (2002): Violência e globalização, Gestão comunicativa, Novas tecnologias; 49-562316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37016/39738Mungioli, Maria Cristina Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:51Zoai:revistas.usp.br:article/37016Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:43.888666Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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