Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Itacarambi, Ruth Ribas
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37555
Resumo: A autora propõe a atividade com o objetivo de discutir o ato de contar histórias como uma poderosa ferramenta de comunicação, que utiliza diferentes estruturas, desde o início da humanidade, e o efeito delas sobre o ser humano quando as ouve. Essa questão é abordada no artigo de Sunwolf – Era uma vez, para a alma –, que trata das narrativas nas tradições espirituais. A segunda atividade tem como tema gerador a imagem em movimento na construção do conhecimento. Para fundamentá-la, foram escolhidos os artigos Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e o João de Barro e Das escavações à sociedade: a divulgação científica sob a ótica das crianças de Peirópolis, que trata da relação entre Arte e Ciências, na perspectiva da produção de vídeos para a divulgação científica e como instrumento facilitador da educação científica dos jovens, desde que possa ser idealizada por eles em seu cotidiano. Na terceira atividade, o tema gerador é a humanidade da era virtual diante de si mesma, em que é proposta uma discussão sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação nas sociedades atuais. Abordam-se questões como a inclusão digital nas atuais relações sociais e as redes nas escolas e sociedades. O artigo de referência é Tecnologia e sociedade: entre os paradoxos e os sentidos possíveis, de Fabio B. Josgrilberg.  
id USP-71_bc533f496fc99a2fa0ad3d0926abbfe0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37555
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3Information societyoral narrativessciencescientific divulgenceinformation and technology.sociedade da informaçãonarrativas oraisciênciadivulgação científicatecnologia de informação e comunicação A autora propõe a atividade com o objetivo de discutir o ato de contar histórias como uma poderosa ferramenta de comunicação, que utiliza diferentes estruturas, desde o início da humanidade, e o efeito delas sobre o ser humano quando as ouve. Essa questão é abordada no artigo de Sunwolf – Era uma vez, para a alma –, que trata das narrativas nas tradições espirituais. A segunda atividade tem como tema gerador a imagem em movimento na construção do conhecimento. Para fundamentá-la, foram escolhidos os artigos Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e o João de Barro e Das escavações à sociedade: a divulgação científica sob a ótica das crianças de Peirópolis, que trata da relação entre Arte e Ciências, na perspectiva da produção de vídeos para a divulgação científica e como instrumento facilitador da educação científica dos jovens, desde que possa ser idealizada por eles em seu cotidiano. Na terceira atividade, o tema gerador é a humanidade da era virtual diante de si mesma, em que é proposta uma discussão sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação nas sociedades atuais. Abordam-se questões como a inclusão digital nas atuais relações sociais e as redes nas escolas e sociedades. O artigo de referência é Tecnologia e sociedade: entre os paradoxos e os sentidos possíveis, de Fabio B. Josgrilberg.   The author proposes activities with the objective of discussing the storytelling as a powerful communication tool, with the use of different structures, since the beginning of the human kind, and their effect in the human being. This issue is approached in the article of Sunwolf Era uma vez, para a alma that deals with narrative in spiritual traditions. The second activity has as generating theme the image and movement in knowledge building. The articles chosen are: Pedagogy of Humberto Mauro and From digs to society, that deals with the relationship between Art and Science in the perspective of video production for scientific divulgence and as tool for facilitating Science education since it can be idealized by youth in their daily life. The third activity generating theme is the human kind virtually in front of itself, where the author proposes a discussion on the use of information and communication technologies in present societies. It approaches the issue of digital inclusion in current social relations and the issue of nets in schools and societies. The reference article is Technology and society. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3755510.11606/issn.2316-9125.v10i3p423-427Comunicação & Educação; v. 10 n. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 423-427Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 423-427Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 423-4272316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37555/40269Itacarambi, Ruth Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:31Zoai:revistas.usp.br:article/37555Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:52.914218Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3
title Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3
spellingShingle Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3
Itacarambi, Ruth Ribas
Information society
oral narratives
science
scientific divulgence
information and technology.
sociedade da informação
narrativas orais
ciência
divulgação científica
tecnologia de informação e comunicação
title_short Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3
title_full Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3
title_fullStr Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3
title_full_unstemmed Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3
title_sort Atividades com Comunicação & Educação Ano X - N. 3
author Itacarambi, Ruth Ribas
author_facet Itacarambi, Ruth Ribas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Itacarambi, Ruth Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Information society
oral narratives
science
scientific divulgence
information and technology.
sociedade da informação
narrativas orais
ciência
divulgação científica
tecnologia de informação e comunicação
topic Information society
oral narratives
science
scientific divulgence
information and technology.
sociedade da informação
narrativas orais
ciência
divulgação científica
tecnologia de informação e comunicação
description A autora propõe a atividade com o objetivo de discutir o ato de contar histórias como uma poderosa ferramenta de comunicação, que utiliza diferentes estruturas, desde o início da humanidade, e o efeito delas sobre o ser humano quando as ouve. Essa questão é abordada no artigo de Sunwolf – Era uma vez, para a alma –, que trata das narrativas nas tradições espirituais. A segunda atividade tem como tema gerador a imagem em movimento na construção do conhecimento. Para fundamentá-la, foram escolhidos os artigos Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e o João de Barro e Das escavações à sociedade: a divulgação científica sob a ótica das crianças de Peirópolis, que trata da relação entre Arte e Ciências, na perspectiva da produção de vídeos para a divulgação científica e como instrumento facilitador da educação científica dos jovens, desde que possa ser idealizada por eles em seu cotidiano. Na terceira atividade, o tema gerador é a humanidade da era virtual diante de si mesma, em que é proposta uma discussão sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação nas sociedades atuais. Abordam-se questões como a inclusão digital nas atuais relações sociais e as redes nas escolas e sociedades. O artigo de referência é Tecnologia e sociedade: entre os paradoxos e os sentidos possíveis, de Fabio B. Josgrilberg.  
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37555
10.11606/issn.2316-9125.v10i3p423-427
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37555
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v10i3p423-427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37555/40269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 10 n. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 423-427
Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 423-427
Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 423-427
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089978408960