Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164065 |
Resumo: | A exclusão da comunidade surda ocorre, muitas vezes, devido à falta de acessibilidade deste público quanto às informações, ao conhecimento e aos poucos materiais educomunicativos disponíveis gratuitamente. Neste trabalho, o foco recai em materiais que abordam questões socioambientais relacionadas à água. A experiência relatada refere-se à produção de seis vídeos em Libras, sobre a temática água, realizada no segundo semestre de 2018, a partir de um estudo em conjunto com surdos de uma associação. Esses materiais estão disponíveis gratuitamente na Internet e têm como público-alvo indivíduos e comunidades surdas, profissionais e instituições que atuam na área. Espera-se que os vídeos despertem a curiosidade de seus visualizadores, a sensibilização e conscientização quanto à água e sirvam como ferramenta de estudo para possíveis ações e projetos de Educação Ambiental, promovendo, assim, a gestão compartilhada das águas. |
id |
USP-71_bc78a8f2fdb4326f6b5a8a17801c2441 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/164065 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surdaSurdoEducação ambientalÁguaEducomunicaçãoTDICDeaf peopleEnvironmental educationWaterEducommunicationDICTA exclusão da comunidade surda ocorre, muitas vezes, devido à falta de acessibilidade deste público quanto às informações, ao conhecimento e aos poucos materiais educomunicativos disponíveis gratuitamente. Neste trabalho, o foco recai em materiais que abordam questões socioambientais relacionadas à água. A experiência relatada refere-se à produção de seis vídeos em Libras, sobre a temática água, realizada no segundo semestre de 2018, a partir de um estudo em conjunto com surdos de uma associação. Esses materiais estão disponíveis gratuitamente na Internet e têm como público-alvo indivíduos e comunidades surdas, profissionais e instituições que atuam na área. Espera-se que os vídeos despertem a curiosidade de seus visualizadores, a sensibilização e conscientização quanto à água e sirvam como ferramenta de estudo para possíveis ações e projetos de Educação Ambiental, promovendo, assim, a gestão compartilhada das águas.The deaf community is excluded due to the lack of accessibility to information, knowledge and the few educomunication materials concerning water socioenvironmental queries available. Our study shows the production of six Brazilian Sign Language (BSL) videos on water from 2018. The videos were based on studies with the deaf association. The materials are available online and have deaf individuals and communities, professionals and institutions in this area as the main target public. These videos are expected to arouse extra curiosity, awaken sensibility and raise awareness of water issues, also serving as a tool for studies on Environmental Education. projects and actions, thus promoting shared waters management.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16406510.11606/issn.2316-9125.v25i2p197-208Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 197-208Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 197-208Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 197-2082316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164065/168850Copyright (c) 2020 Fernanda da Rocha Brando, Tabita Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrando, Fernanda da RochaTeixeira, Tabita2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/164065Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:29.537690Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda |
title |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda |
spellingShingle |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda Brando, Fernanda da Rocha Surdo Educação ambiental Água Educomunicação TDIC Deaf people Environmental education Water Educommunication DICT |
title_short |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda |
title_full |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda |
title_fullStr |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda |
title_full_unstemmed |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda |
title_sort |
Libras e a gestão compartilhada das águas: trocando experiências na produção de vídeos educomunicativos para a comunidade surda |
author |
Brando, Fernanda da Rocha |
author_facet |
Brando, Fernanda da Rocha Teixeira, Tabita |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Tabita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brando, Fernanda da Rocha Teixeira, Tabita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdo Educação ambiental Água Educomunicação TDIC Deaf people Environmental education Water Educommunication DICT |
topic |
Surdo Educação ambiental Água Educomunicação TDIC Deaf people Environmental education Water Educommunication DICT |
description |
A exclusão da comunidade surda ocorre, muitas vezes, devido à falta de acessibilidade deste público quanto às informações, ao conhecimento e aos poucos materiais educomunicativos disponíveis gratuitamente. Neste trabalho, o foco recai em materiais que abordam questões socioambientais relacionadas à água. A experiência relatada refere-se à produção de seis vídeos em Libras, sobre a temática água, realizada no segundo semestre de 2018, a partir de um estudo em conjunto com surdos de uma associação. Esses materiais estão disponíveis gratuitamente na Internet e têm como público-alvo indivíduos e comunidades surdas, profissionais e instituições que atuam na área. Espera-se que os vídeos despertem a curiosidade de seus visualizadores, a sensibilização e conscientização quanto à água e sirvam como ferramenta de estudo para possíveis ações e projetos de Educação Ambiental, promovendo, assim, a gestão compartilhada das águas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164065 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p197-208 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164065 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p197-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164065/168850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fernanda da Rocha Brando, Tabita Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fernanda da Rocha Brando, Tabita Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 197-208 Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 197-208 Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 197-208 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092626063360 |