Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Citelli, Adilson
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Falcão, Sandra Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100391
Resumo: We analyse the interface between communication and education as a key element to build proactive environmental sense among urban citizens. Through multi-referenced theoretical ballast and with support on field data, we seek to understand how environmental communication is handled in the dynamics of the city. These findings suggest the need to generate, potentialize and allow circulation/interpretation — in a feedback system — (of) links to make the citizens of human conglomerates reflect and act facing the circumstances that reduce their life quality.
id USP-71_bcb9e1249616b02b28bee232d3d585fc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100391
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.Communication and Education: A Contribution to Think About Environmental Educationcomunicação – educação – sustentabilidade – meio ambiente – educação ambientalcomunicação e educação socioambiental urbanacommunicationeducationsustentabilityenvironmentenvironmental educationWe analyse the interface between communication and education as a key element to build proactive environmental sense among urban citizens. Through multi-referenced theoretical ballast and with support on field data, we seek to understand how environmental communication is handled in the dynamics of the city. These findings suggest the need to generate, potentialize and allow circulation/interpretation — in a feedback system — (of) links to make the citizens of human conglomerates reflect and act facing the circumstances that reduce their life quality.Analisamos a interface comunicação-educação como elemento central na construção de sentidos ambientais proativos entre habitantes urbanos. Por meio de lastro teórico multirreferenciado e com apoio em dados de campo, buscamos compreender como a comunicação socioambiental é tratada na dinâmica da urbe. Os achados sinalizam a necessidade de gerar, potencializar e fazer circular/interpretar, em sistema de retroalimentação, elos que facultem aos moradores de conglomerados humanos refletirem e agirem frente às circunstâncias que reduzam a sua qualidade de vida. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10039110.11606/issn.2316-9125.v20i2p15-26Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 15-26Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 15-26Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 15-262316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100391/103973Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCitelli, AdilsonFalcão, Sandra Pereira2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/100391Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.413072Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.
Communication and Education: A Contribution to Think About Environmental Education
title Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.
spellingShingle Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.
Citelli, Adilson
comunicação – educação – sustentabilidade – meio ambiente – educação ambiental
comunicação e educação socioambiental urbana
communication
education
sustentability
environment
environmental education
title_short Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.
title_full Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.
title_fullStr Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.
title_full_unstemmed Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.
title_sort Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental.
author Citelli, Adilson
author_facet Citelli, Adilson
Falcão, Sandra Pereira
author_role author
author2 Falcão, Sandra Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Citelli, Adilson
Falcão, Sandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação – educação – sustentabilidade – meio ambiente – educação ambiental
comunicação e educação socioambiental urbana
communication
education
sustentability
environment
environmental education
topic comunicação – educação – sustentabilidade – meio ambiente – educação ambiental
comunicação e educação socioambiental urbana
communication
education
sustentability
environment
environmental education
description We analyse the interface between communication and education as a key element to build proactive environmental sense among urban citizens. Through multi-referenced theoretical ballast and with support on field data, we seek to understand how environmental communication is handled in the dynamics of the city. These findings suggest the need to generate, potentialize and allow circulation/interpretation — in a feedback system — (of) links to make the citizens of human conglomerates reflect and act facing the circumstances that reduce their life quality.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100391
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p15-26
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100391
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p15-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100391/103973
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 15-26
Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 15-26
Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 15-26
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091764133888