Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behling, Hans Peder
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hostins, Regina Celia Linhares, Ramos, Mayara Bonin, Bazzanello, Vagner Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561
Resumo: Este estudo foi motivado pela indagação sobre a possível (in)coerência entre a forma como as Universidades Comunitárias comunicam seus atributos comunitários e a imagem percebida pelos seus respectivos públicos. O objetivo geral é analisar a imagem institucional de uma Universidade Comunitária na visão da comunidade interna e externa. O método adotado é de natureza qualitativa, apoiado na Teoria dos Arquétipos de Jung sobre a construção do inconsciente coletivo e sua expressão na percepção da imagem institucional. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista de grupos focal, organizados por diferentes públicos com vinculação de direta e/ou indireta à instituição. Entre os resultados da pesquisa destaca-se a expressiva e convergente percepção dos entrevistados em torno dos arquétipos do Homem Comum e do Cuidador, os quais sintetizam como principais atributos percebidos da instituição: responsável, simples, adaptável, coletiva, amiga, trabalhadora, modesta, protetora, confiável, solidária e prestativa, com importante vinculação ao conceito de universidade comunitária.
id USP-71_c06492d12ad5048ba146fc18b0a09c0d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183561
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidadeImagen institucional de una Universidad ComunitariaInstitutional Image of a Community University Ensino SuperiorUniversidade ComunitáriaImagem InstitucionalArquétiposGestão de ImagemEducación SuperiorUniversidad ComunitariaImagen InstitucionalArquetiposGestión de imágenesHigher EducationCommunity UniversityInstitutional ImageArchetypesImage ManagementEste estudo foi motivado pela indagação sobre a possível (in)coerência entre a forma como as Universidades Comunitárias comunicam seus atributos comunitários e a imagem percebida pelos seus respectivos públicos. O objetivo geral é analisar a imagem institucional de uma Universidade Comunitária na visão da comunidade interna e externa. O método adotado é de natureza qualitativa, apoiado na Teoria dos Arquétipos de Jung sobre a construção do inconsciente coletivo e sua expressão na percepção da imagem institucional. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista de grupos focal, organizados por diferentes públicos com vinculação de direta e/ou indireta à instituição. Entre os resultados da pesquisa destaca-se a expressiva e convergente percepção dos entrevistados em torno dos arquétipos do Homem Comum e do Cuidador, os quais sintetizam como principais atributos percebidos da instituição: responsável, simples, adaptável, coletiva, amiga, trabalhadora, modesta, protetora, confiável, solidária e prestativa, com importante vinculação ao conceito de universidade comunitária.Este estudio estuvo motivado por la investigación sobre la posible (in) coherencia entre la forma en que las universidades comunitarias comunican sus atributos comunitarios y la imagen percibida por sus respectivos públicos. El objetivo general es analizar la imagen institucional de una Universidad Comunitaria en opinión de la comunidad interna y externa. El método adoptado es de naturaleza cualitativa, basado en la Teoría de arquetipos de Jung sobre la construcción del inconsciente colectivo y su expresión en la percepción de la imagen institucional. Los datos empíricos se recopilaron a través de entrevistas de grupos focales, organizados por diferentes audiencias con vinculación directa y/o indirecta con la institución. Entre los resultados de la investigación destaca la percepción expresiva y convergente de los entrevistados sobre los arquetipos del Hombre Común y el Cuidador, que resume como principales atributos percibidos de la institución: responsable, simple, adaptable, colectivo, amigo, trabajador, modesto, protector, confiable, solidario y útil, con importante vínculo con el concepto de universidad comunitaria.This study was motivated by the inquiry about the possible (in)coherence between the way Community Universities communicate their community attributes and the image perceived by their respective audiences. The general objective is to analyze the institutional image of a Community University in the view of the internal and external community. The method adopted is qualitative in nature, based on Jung's Archetypes Theory on the construction of the collective unconscious and its expression in the perception of the institutional image. Empirical data were collected through interviews of focal groups, organized by different audiences with direct and/or indirect linkage to the institution. Among the results of the research stands out the expressive and convergent perception of the interviewees about the archetypes of the Common Man and the Caregiver, which summarize as main perceived attributes of the institution: responsible, simple, adaptable, collective, friend, worker, modest, protective, reliable, solidary and helpful, with important link to the concept of community university.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18356110.11606/issn.2316-9125.v27i2p140-154Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-1542316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561/188679https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561/194813Copyright (c) 2022 Hans Peder Behling, Regina Celia Linhares Hostins, Mayara Bonin Ramos, Vagner Luis Bazzanellohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBehling, Hans PederHostins, Regina Celia LinharesRamos, Mayara BoninBazzanello, Vagner Luis2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/183561Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
Imagen institucional de una Universidad Comunitaria
Institutional Image of a Community University
title Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
spellingShingle Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
Behling, Hans Peder
Ensino Superior
Universidade Comunitária
Imagem Institucional
Arquétipos
Gestão de Imagem
Educación Superior
Universidad Comunitaria
Imagen Institucional
Arquetipos
Gestión de imágenes
Higher Education
Community University
Institutional Image
Archetypes
Image Management
title_short Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
title_full Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
title_fullStr Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
title_full_unstemmed Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
title_sort Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
author Behling, Hans Peder
author_facet Behling, Hans Peder
Hostins, Regina Celia Linhares
Ramos, Mayara Bonin
Bazzanello, Vagner Luis
author_role author
author2 Hostins, Regina Celia Linhares
Ramos, Mayara Bonin
Bazzanello, Vagner Luis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behling, Hans Peder
Hostins, Regina Celia Linhares
Ramos, Mayara Bonin
Bazzanello, Vagner Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Universidade Comunitária
Imagem Institucional
Arquétipos
Gestão de Imagem
Educación Superior
Universidad Comunitaria
Imagen Institucional
Arquetipos
Gestión de imágenes
Higher Education
Community University
Institutional Image
Archetypes
Image Management
topic Ensino Superior
Universidade Comunitária
Imagem Institucional
Arquétipos
Gestão de Imagem
Educación Superior
Universidad Comunitaria
Imagen Institucional
Arquetipos
Gestión de imágenes
Higher Education
Community University
Institutional Image
Archetypes
Image Management
description Este estudo foi motivado pela indagação sobre a possível (in)coerência entre a forma como as Universidades Comunitárias comunicam seus atributos comunitários e a imagem percebida pelos seus respectivos públicos. O objetivo geral é analisar a imagem institucional de uma Universidade Comunitária na visão da comunidade interna e externa. O método adotado é de natureza qualitativa, apoiado na Teoria dos Arquétipos de Jung sobre a construção do inconsciente coletivo e sua expressão na percepção da imagem institucional. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista de grupos focal, organizados por diferentes públicos com vinculação de direta e/ou indireta à instituição. Entre os resultados da pesquisa destaca-se a expressiva e convergente percepção dos entrevistados em torno dos arquétipos do Homem Comum e do Cuidador, os quais sintetizam como principais atributos percebidos da instituição: responsável, simples, adaptável, coletiva, amiga, trabalhadora, modesta, protetora, confiável, solidária e prestativa, com importante vinculação ao conceito de universidade comunitária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561
10.11606/issn.2316-9125.v27i2p140-154
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p140-154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561/188679
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561/194813
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047086996258816