Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561 |
Resumo: | Este estudo foi motivado pela indagação sobre a possível (in)coerência entre a forma como as Universidades Comunitárias comunicam seus atributos comunitários e a imagem percebida pelos seus respectivos públicos. O objetivo geral é analisar a imagem institucional de uma Universidade Comunitária na visão da comunidade interna e externa. O método adotado é de natureza qualitativa, apoiado na Teoria dos Arquétipos de Jung sobre a construção do inconsciente coletivo e sua expressão na percepção da imagem institucional. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista de grupos focal, organizados por diferentes públicos com vinculação de direta e/ou indireta à instituição. Entre os resultados da pesquisa destaca-se a expressiva e convergente percepção dos entrevistados em torno dos arquétipos do Homem Comum e do Cuidador, os quais sintetizam como principais atributos percebidos da instituição: responsável, simples, adaptável, coletiva, amiga, trabalhadora, modesta, protetora, confiável, solidária e prestativa, com importante vinculação ao conceito de universidade comunitária. |
id |
USP-71_c06492d12ad5048ba146fc18b0a09c0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183561 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidadeImagen institucional de una Universidad ComunitariaInstitutional Image of a Community University Ensino SuperiorUniversidade ComunitáriaImagem InstitucionalArquétiposGestão de ImagemEducación SuperiorUniversidad ComunitariaImagen InstitucionalArquetiposGestión de imágenesHigher EducationCommunity UniversityInstitutional ImageArchetypesImage ManagementEste estudo foi motivado pela indagação sobre a possível (in)coerência entre a forma como as Universidades Comunitárias comunicam seus atributos comunitários e a imagem percebida pelos seus respectivos públicos. O objetivo geral é analisar a imagem institucional de uma Universidade Comunitária na visão da comunidade interna e externa. O método adotado é de natureza qualitativa, apoiado na Teoria dos Arquétipos de Jung sobre a construção do inconsciente coletivo e sua expressão na percepção da imagem institucional. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista de grupos focal, organizados por diferentes públicos com vinculação de direta e/ou indireta à instituição. Entre os resultados da pesquisa destaca-se a expressiva e convergente percepção dos entrevistados em torno dos arquétipos do Homem Comum e do Cuidador, os quais sintetizam como principais atributos percebidos da instituição: responsável, simples, adaptável, coletiva, amiga, trabalhadora, modesta, protetora, confiável, solidária e prestativa, com importante vinculação ao conceito de universidade comunitária.Este estudio estuvo motivado por la investigación sobre la posible (in) coherencia entre la forma en que las universidades comunitarias comunican sus atributos comunitarios y la imagen percibida por sus respectivos públicos. El objetivo general es analizar la imagen institucional de una Universidad Comunitaria en opinión de la comunidad interna y externa. El método adoptado es de naturaleza cualitativa, basado en la Teoría de arquetipos de Jung sobre la construcción del inconsciente colectivo y su expresión en la percepción de la imagen institucional. Los datos empíricos se recopilaron a través de entrevistas de grupos focales, organizados por diferentes audiencias con vinculación directa y/o indirecta con la institución. Entre los resultados de la investigación destaca la percepción expresiva y convergente de los entrevistados sobre los arquetipos del Hombre Común y el Cuidador, que resume como principales atributos percibidos de la institución: responsable, simple, adaptable, colectivo, amigo, trabajador, modesto, protector, confiable, solidario y útil, con importante vínculo con el concepto de universidad comunitaria.This study was motivated by the inquiry about the possible (in)coherence between the way Community Universities communicate their community attributes and the image perceived by their respective audiences. The general objective is to analyze the institutional image of a Community University in the view of the internal and external community. The method adopted is qualitative in nature, based on Jung's Archetypes Theory on the construction of the collective unconscious and its expression in the perception of the institutional image. Empirical data were collected through interviews of focal groups, organized by different audiences with direct and/or indirect linkage to the institution. Among the results of the research stands out the expressive and convergent perception of the interviewees about the archetypes of the Common Man and the Caregiver, which summarize as main perceived attributes of the institution: responsible, simple, adaptable, collective, friend, worker, modest, protective, reliable, solidary and helpful, with important link to the concept of community university.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18356110.11606/issn.2316-9125.v27i2p140-154Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-1542316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561/188679https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561/194813Copyright (c) 2022 Hans Peder Behling, Regina Celia Linhares Hostins, Mayara Bonin Ramos, Vagner Luis Bazzanellohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBehling, Hans PederHostins, Regina Celia LinharesRamos, Mayara BoninBazzanello, Vagner Luis2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/183561Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade Imagen institucional de una Universidad Comunitaria Institutional Image of a Community University |
title |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade |
spellingShingle |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade Behling, Hans Peder Ensino Superior Universidade Comunitária Imagem Institucional Arquétipos Gestão de Imagem Educación Superior Universidad Comunitaria Imagen Institucional Arquetipos Gestión de imágenes Higher Education Community University Institutional Image Archetypes Image Management |
title_short |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade |
title_full |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade |
title_fullStr |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade |
title_full_unstemmed |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade |
title_sort |
Imagem Institucional de uma Universidade Comunitária : arquétipos no inconsciente coletivo da comunidade |
author |
Behling, Hans Peder |
author_facet |
Behling, Hans Peder Hostins, Regina Celia Linhares Ramos, Mayara Bonin Bazzanello, Vagner Luis |
author_role |
author |
author2 |
Hostins, Regina Celia Linhares Ramos, Mayara Bonin Bazzanello, Vagner Luis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Behling, Hans Peder Hostins, Regina Celia Linhares Ramos, Mayara Bonin Bazzanello, Vagner Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Universidade Comunitária Imagem Institucional Arquétipos Gestão de Imagem Educación Superior Universidad Comunitaria Imagen Institucional Arquetipos Gestión de imágenes Higher Education Community University Institutional Image Archetypes Image Management |
topic |
Ensino Superior Universidade Comunitária Imagem Institucional Arquétipos Gestão de Imagem Educación Superior Universidad Comunitaria Imagen Institucional Arquetipos Gestión de imágenes Higher Education Community University Institutional Image Archetypes Image Management |
description |
Este estudo foi motivado pela indagação sobre a possível (in)coerência entre a forma como as Universidades Comunitárias comunicam seus atributos comunitários e a imagem percebida pelos seus respectivos públicos. O objetivo geral é analisar a imagem institucional de uma Universidade Comunitária na visão da comunidade interna e externa. O método adotado é de natureza qualitativa, apoiado na Teoria dos Arquétipos de Jung sobre a construção do inconsciente coletivo e sua expressão na percepção da imagem institucional. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista de grupos focal, organizados por diferentes públicos com vinculação de direta e/ou indireta à instituição. Entre os resultados da pesquisa destaca-se a expressiva e convergente percepção dos entrevistados em torno dos arquétipos do Homem Comum e do Cuidador, os quais sintetizam como principais atributos percebidos da instituição: responsável, simples, adaptável, coletiva, amiga, trabalhadora, modesta, protetora, confiável, solidária e prestativa, com importante vinculação ao conceito de universidade comunitária. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p140-154 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i2p140-154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561/188679 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183561/194813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 140-154 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047086996258816 |