“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598 |
Resumo: | Educação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural. |
id |
USP-71_c7824c37454840efb013e085783bcba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/208598 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras“Does it bother you?”: possible relations between sex education and serial television fiction based on the series Feras (‘Beasts’)Estudos de televisãoFicção seriadaGênero e sexualidadeIdentidadesEducação sexualTelevision studiesSerial fictionGender and sexualityIdentitiesSex educationEducação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural.Sex education is a controversial topic in Brazilian school life. However, narratives that encourage viewers’ critical view on themes related to gender and sexuality are emerging in contemporary audiovisual productions. This study aims to understand how serial television fiction can motivate discussions around sex education in the contemporary Brazilian scenario, having the series Feras (‘Beasts’, 2019) as its object of study, focusing on female empowerment, and adopting a qualitative and primarily bibliographic methodology. Our main results pointed out that the representation in the series avoids reinforcing gender standards and norms, while it values identity differences, and asserts identities that advocate a possible sociocultural transformation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/20859810.11606/issn.2316-9125.v28i2p64-81Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-812316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202368https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202369https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202457https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202472Copyright (c) 2023 João Paulo Hergesel, Geórgia de Mattoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHergesel, João PauloMattos, Geórgia deHergesel, João PauloMattos, Geórgia deHergesel, João PauloMattos, Geórgia de2024-01-23T14:12:16Zoai:revistas.usp.br:article/208598Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:12:16Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras “Does it bother you?”: possible relations between sex education and serial television fiction based on the series Feras (‘Beasts’) |
title |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras |
spellingShingle |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras Hergesel, João Paulo Estudos de televisão Ficção seriada Gênero e sexualidade Identidades Educação sexual Television studies Serial fiction Gender and sexuality Identities Sex education |
title_short |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras |
title_full |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras |
title_fullStr |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras |
title_full_unstemmed |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras |
title_sort |
“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras |
author |
Hergesel, João Paulo |
author_facet |
Hergesel, João Paulo Mattos, Geórgia de |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Geórgia de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hergesel, João Paulo Mattos, Geórgia de Hergesel, João Paulo Mattos, Geórgia de Hergesel, João Paulo Mattos, Geórgia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de televisão Ficção seriada Gênero e sexualidade Identidades Educação sexual Television studies Serial fiction Gender and sexuality Identities Sex education |
topic |
Estudos de televisão Ficção seriada Gênero e sexualidade Identidades Educação sexual Television studies Serial fiction Gender and sexuality Identities Sex education |
description |
Educação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p64-81 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p64-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202368 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202369 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202457 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 João Paulo Hergesel, Geórgia de Mattos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 João Paulo Hergesel, Geórgia de Mattos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81 Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81 Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087056027648 |