“Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hergesel, João Paulo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mattos, Geórgia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598
Resumo: Educação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural.
id USP-71_c7824c37454840efb013e085783bcba6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/208598
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras“Does it bother you?”: possible relations between sex education and serial television fiction based on the series Feras (‘Beasts’)Estudos de televisãoFicção seriadaGênero e sexualidadeIdentidadesEducação sexualTelevision studiesSerial fictionGender and sexualityIdentitiesSex educationEducação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural.Sex education is a controversial topic in Brazilian school life. However, narratives that encourage viewers’ critical view on themes related to gender and sexuality are emerging in contemporary audiovisual productions. This study aims to understand how serial television fiction can motivate discussions around sex education in the contemporary Brazilian scenario, having the series Feras (‘Beasts’, 2019) as its object of study, focusing on female empowerment, and adopting a qualitative and primarily bibliographic methodology. Our main results pointed out that the representation in the series avoids reinforcing gender standards and norms, while it values identity differences, and asserts identities that advocate a possible sociocultural transformation.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/20859810.11606/issn.2316-9125.v28i2p64-81Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-812316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202368https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202369https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202457https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202472Copyright (c) 2023 João Paulo Hergesel, Geórgia de Mattoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHergesel, João PauloMattos, Geórgia deHergesel, João PauloMattos, Geórgia deHergesel, João PauloMattos, Geórgia de2024-01-23T14:12:16Zoai:revistas.usp.br:article/208598Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:12:16Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
“Does it bother you?”: possible relations between sex education and serial television fiction based on the series Feras (‘Beasts’)
title “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
spellingShingle “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
Hergesel, João Paulo
Estudos de televisão
Ficção seriada
Gênero e sexualidade
Identidades
Educação sexual
Television studies
Serial fiction
Gender and sexuality
Identities
Sex education
title_short “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
title_full “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
title_fullStr “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
title_full_unstemmed “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
title_sort “Isso te incomoda?”: relações possíveis entre educação sexual e ficção televisiva seriada com base na série Feras
author Hergesel, João Paulo
author_facet Hergesel, João Paulo
Mattos, Geórgia de
author_role author
author2 Mattos, Geórgia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hergesel, João Paulo
Mattos, Geórgia de
Hergesel, João Paulo
Mattos, Geórgia de
Hergesel, João Paulo
Mattos, Geórgia de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de televisão
Ficção seriada
Gênero e sexualidade
Identidades
Educação sexual
Television studies
Serial fiction
Gender and sexuality
Identities
Sex education
topic Estudos de televisão
Ficção seriada
Gênero e sexualidade
Identidades
Educação sexual
Television studies
Serial fiction
Gender and sexuality
Identities
Sex education
description Educação sexual é um tema polêmico no cotidiano escolar brasileiro; entretanto, nota-se na produção audiovisual contemporânea o surgimento de narrativas que fomentam o olhar crítico do espectador sobre assuntos relacionados a gênero e sexualidade. Esse artigo tem como objetivo entender o modo como a ficção televisiva seriada pode motivar discussões em torno da educação sexual no cenário contemporâneo brasileiro, tendo como objeto de estudo a série Feras (2019), com enfoque no empoderamento feminino, e adotando a metodologia qualitativa e prioritariamente bibliográfica. Os principais resultados apontaram que a representação na série não reforça os padrões e normas de gênero, mas valoriza as diferenças identitárias, enquanto identidades assertivas, que preconizam uma possível transformação sociocultural.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p64-81
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p64-81
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202368
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202369
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202457
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208598/202472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 João Paulo Hergesel, Geórgia de Mattos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 João Paulo Hergesel, Geórgia de Mattos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 64-81
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087056027648