Educação midiática e os limites da “alfabetização”: orientações ecológicas para plataformas performativas
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/217958 |
Resumo: | Recentemente, o debate sobre as “fake news” – e a sua relação com crises epistêmicas mais amplas, do negacionismo climático até o avanço do etnonacionalismo global, renovou a atenção ao letramento midiático na educação. Para alguns, discussões reavivadas sobre letramento midiático oferecem proteção (por exemplo, estratégias para identificar e criticar o viés midiático e a desinformação). Para outros, oferecem empoderamento (por exemplo, equipando os jovens para produzirem mensagens midiáticas que desafiem a desinformação ou representem perspectivas marginalizadas). Neste artigo, consideramos como tais abordagens, embora muitas vezes gerativas, mantêm um foco da pedagogia midiática que centraliza as ações dos seres humanos individuais – a saber, “letramentos”, ou práticas associadas à interpretação ou criação de textos midiáticos. |
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Educação midiática e os limites da “alfabetização”: orientações ecológicas para plataformas performativasMedia education and the limits of “literacy”: Ecological orientations to performative platformsLetramento midiáticoLetramentos digitaisEcologia da mídiaEstudos de plataformasEstudos de alfabetizaçãoMedia literacyDigital literaciesMedia ecologyPlatform studiesLiteracy studiesRecentemente, o debate sobre as “fake news” – e a sua relação com crises epistêmicas mais amplas, do negacionismo climático até o avanço do etnonacionalismo global, renovou a atenção ao letramento midiático na educação. Para alguns, discussões reavivadas sobre letramento midiático oferecem proteção (por exemplo, estratégias para identificar e criticar o viés midiático e a desinformação). Para outros, oferecem empoderamento (por exemplo, equipando os jovens para produzirem mensagens midiáticas que desafiem a desinformação ou representem perspectivas marginalizadas). Neste artigo, consideramos como tais abordagens, embora muitas vezes gerativas, mantêm um foco da pedagogia midiática que centraliza as ações dos seres humanos individuais – a saber, “letramentos”, ou práticas associadas à interpretação ou criação de textos midiáticos. Recently, talk of “fake news” – and its relation to wider epistemic crises, from climate denialism to the creep of global ethnonationalism – has renewed attention to media literacy in education. For some, revived discussions of media literacy offer protection (e.g., strategies for identifying and critiquing media bias and misinformation). For others, they offer empowerment (e.g. equipping youth to produce media messages that challenge misinformation or represent marginalized perspectives). In this article, we consider how such approaches, while often generative, retain a focus of media pedagogy that centers the actions of individual humans – namely, “literacies”, or practices associated with the interpretation or creation of media texts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21795810.11606/issn.2316-9125.v28i2p151-181Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 151-181Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 151-181Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 151-1812316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/217958/201897https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/217958/202630Copyright (c) 2023 T. Philip Nichols, Robert Jean LeBlanchttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNichols, T. PhilipNichols, T. PhilipLeBlanc, Robert Jean2024-01-23T14:22:18Zoai:revistas.usp.br:article/217958Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:22:18Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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