Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360 |
Resumo: | Em entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais. |
id |
USP-71_d4b34e1c9dafb5aed2329f983b834bc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36360 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)Guillermo Orozco GómezeducationcommunicationtelevisionschoolGuillermo Orozco GómezeducaçãocomunicaçãotelevisãoescolaEm entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais.In an exclusive interview given to Comunicação & Educação, Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, researcher of the reception processes and of the communication/education fields, makes a brief report on his academic background; on his interest in education for the media, most especially on the interrelationship there is between children and television, based on the family and school contexts. Gómez gives his point of view on the role the school and the teachers have, stressing the need to rethink their backgrounds. He also emphasizes the priority of the needs students have in order to, based on them, use new technologies in school, inverting, therefore, that has been done by the governments. The author talks about the importance of the State and of the society in the creation and maintenance of public spaces, resisting the privatization and merchantableness ideology. He also claims that the school has lost its hegemonic role in society and that in order to recover it, it is necessary to know how to share and coexist with other cultural institutions. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1998-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3636010.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88Comunicação & Educação; n. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88Comunicação & Educação; No. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88Comunicação & Educação; Núm. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-882316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360/39080Paulino, Roseli Aparecida Fígaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:45Zoai:revistas.usp.br:article/36360Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:31.015427Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez) |
title |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez) |
spellingShingle |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez) Paulino, Roseli Aparecida Fígaro Guillermo Orozco Gómez education communication television school Guillermo Orozco Gómez educação comunicação televisão escola |
title_short |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez) |
title_full |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez) |
title_fullStr |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez) |
title_full_unstemmed |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez) |
title_sort |
Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez) |
author |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
author_facet |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guillermo Orozco Gómez education communication television school Guillermo Orozco Gómez educação comunicação televisão escola |
topic |
Guillermo Orozco Gómez education communication television school Guillermo Orozco Gómez educação comunicação televisão escola |
description |
Em entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360 10.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360/39080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88 Comunicação & Educação; No. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88 Comunicação & Educação; Núm. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088070000640 |