Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360
Resumo: Em entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais.
id USP-71_d4b34e1c9dafb5aed2329f983b834bc3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36360
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)Guillermo Orozco GómezeducationcommunicationtelevisionschoolGuillermo Orozco GómezeducaçãocomunicaçãotelevisãoescolaEm entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais.In an exclusive interview given to Comunicação & Educação, Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, researcher of the reception processes and of the communication/education fields, makes a brief report on his academic background; on his interest in education for the media, most especially on the interrelationship there is between children and television, based on the family and school contexts. Gómez gives his point of view on the role the school and the teachers have, stressing the need to rethink their backgrounds. He also emphasizes the priority of the needs students have in order to, based on them, use new technologies in school, inverting, therefore, that has been done by the governments. The author talks about the importance of the State and of the society in the creation and maintenance of public spaces, resisting the privatization and merchantableness ideology. He also claims that the school has lost its hegemonic role in society and that in order to recover it, it is necessary to know how to share and coexist with other cultural institutions.  Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1998-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3636010.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88Comunicação & Educação; n. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88Comunicação & Educação; No. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88Comunicação & Educação; Núm. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-882316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360/39080Paulino, Roseli Aparecida Fígaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:19:45Zoai:revistas.usp.br:article/36360Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:31.015427Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
title Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
spellingShingle Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
Guillermo Orozco Gómez
education
communication
television
school
Guillermo Orozco Gómez
educação
comunicação
televisão
escola
title_short Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
title_full Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
title_fullStr Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
title_full_unstemmed Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
title_sort Uma pedagogia para os meios de comunicação (entrevista com Guillermo Orozco Gómez)
author Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
author_facet Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Roseli Aparecida Fígaro
dc.subject.por.fl_str_mv Guillermo Orozco Gómez
education
communication
television
school
Guillermo Orozco Gómez
educação
comunicação
televisão
escola
topic Guillermo Orozco Gómez
education
communication
television
school
Guillermo Orozco Gómez
educação
comunicação
televisão
escola
description Em entrevista exclusiva à Comunicação & Educação, o Prof. Dr. Guillermo Orozco Gómez, pesquisador dos processos de recepção e do campo comunicação/educação, faz um breve relato sobre sua formação acadêmica; sobre seu interesse na educação para os meios, prioritariamente a inter-relação criança televisão, a partir dos contextos da família e da escola. Dá seu ponto de vista sobre o papel da escola e do professor, ressaltando a necessidade de se repensar a sua formação. Destaca a prioridade das necessidades dos educandos para, a partir delas, utilizar-se as novas tecnologias na escola, invertendo, portanto, o que tem sido feito pelos governos. Fala da importância do Estado e da sociedade civil na criação e manutenção de espaços públicos, fazendo frente à ideologia da privatização e da mercantilização. Afirma também que a escola perdeu seu papel hegemônico na sociedade, precisando, para recuperá-lo, saber compartilhar e conviver com outras instituições culturais.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360
10.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36360/39080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88
Comunicação & Educação; No. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88
Comunicação & Educação; Núm. 12 (1998): Frida Kahlo, Estudos de Recepção, Uma pedagogia para os meios; 77-88
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088070000640