Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria do Carmo Souza de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719
Resumo:  Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional.
id USP-71_d7e35225ae29f0ac685ed37331899dc6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/100719
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas LicenciaturasEducommunicative Pedagogic Experience: The Cinema in Licentiateommunicationeducationeducommunicative practicescinemateacher education Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional.The aim of this paper is to describe an educational experience with film narratives in two Graduations at University of Taubaté. The practice took place at Academic and Scientific-Cultural Activities. We exhibited films that were not the traditional standards of what the research subjects known. After the exhibitions, a debate took place between the teacher researcher and the students about aspects considered  significants by them. Through written reports and audio records, we tried to identify how students attributed meanings to the movies they watched. It was observed that an educommunication practice with filmic narratives in teacher education at Graduation can contribute to expand the cultural knowledge of the students, and then,  for the construction of their personal and professional identity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10071910.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-1342316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719/103984Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria do Carmo Souza de2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/100719Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.467976Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
Educommunicative Pedagogic Experience: The Cinema in Licentiate
title Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
spellingShingle Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
Almeida, Maria do Carmo Souza de
ommunication
education
educommunicative practices
cinema
teacher education
title_short Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
title_full Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
title_fullStr Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
title_full_unstemmed Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
title_sort Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
author Almeida, Maria do Carmo Souza de
author_facet Almeida, Maria do Carmo Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria do Carmo Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv ommunication
education
educommunicative practices
cinema
teacher education
topic ommunication
education
educommunicative practices
cinema
teacher education
description  Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719/103984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134
Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134
Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091766231040