Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional. |
id |
USP-71_d7e35225ae29f0ac685ed37331899dc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/100719 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas LicenciaturasEducommunicative Pedagogic Experience: The Cinema in Licentiateommunicationeducationeducommunicative practicescinemateacher education Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional.The aim of this paper is to describe an educational experience with film narratives in two Graduations at University of Taubaté. The practice took place at Academic and Scientific-Cultural Activities. We exhibited films that were not the traditional standards of what the research subjects known. After the exhibitions, a debate took place between the teacher researcher and the students about aspects considered significants by them. Through written reports and audio records, we tried to identify how students attributed meanings to the movies they watched. It was observed that an educommunication practice with filmic narratives in teacher education at Graduation can contribute to expand the cultural knowledge of the students, and then, for the construction of their personal and professional identity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/10071910.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-1342316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719/103984Copyright (c) 2015 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria do Carmo Souza de2022-07-07T20:35:01Zoai:revistas.usp.br:article/100719Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:20.467976Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas Educommunicative Pedagogic Experience: The Cinema in Licentiate |
title |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas |
spellingShingle |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas Almeida, Maria do Carmo Souza de ommunication education educommunicative practices cinema teacher education |
title_short |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas |
title_full |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas |
title_fullStr |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas |
title_full_unstemmed |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas |
title_sort |
Experiência pedagógica educomunicativa: o cinema nas Licenciaturas |
author |
Almeida, Maria do Carmo Souza de |
author_facet |
Almeida, Maria do Carmo Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria do Carmo Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ommunication education educommunicative practices cinema teacher education |
topic |
ommunication education educommunicative practices cinema teacher education |
description |
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência pedagógica com narrativas fílmicas em duas Licenciaturas da Universidade de Taubaté. A prática ocorreu no horário destinado às Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC). Foram exibidos principalmente filmes que fogem aos padrões tradicionaisque os sujeitos participantes da pesquisa conhecem.Depois das exibições, acontecia uma discussão entre professora pesquisadora e alunos sobre aspectos considerados significativos por eles. Por meio de relatos escritos e de gravações, procurou-se identificar como os estudantes atribuíam sentidos aos filmes vistos. Observou-se que uma prática educomunicativa com narrativas fílmicas na formação docente das Licenciaturas em questão pode contribuir para ampliar o capital cultural dos discentes, logo, para sua construção identitária pessoal e profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p125-134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/100719/103984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134 Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134 Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015): Os diversos significados da literacia tecnológica; 125-134 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091766231040 |