Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2316-9125.v12i3p7-13 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37653 |
Resumo: | O tema da diversidade cultural vem sendo objeto de discussão em diversosâmbitos da vida social. Os meios de comunicação e a escola surgem, particularmente, como espaços marcados por esse debate, quer no sentido de posicioná-lo, estimulá-lo, quer para, simplesmente, esquecê-lo, discriminá-lo. De qualquer modo, um dos vetores sob os quais o problema costuma ser formulado é o dos arranjos discursivos: livros didáticos, programas de televisão, emissões de rádio etc. O objetivo deste artigo é discutir como determinadas tensões culturais podem ser lidas nas linguagens que circundam as mídias e a escola. |
id |
USP-71_e44e220266ea8f47338b3582e27c0bbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37653 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
spelling |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticosO tema da diversidade cultural vem sendo objeto de discussão em diversosâmbitos da vida social. Os meios de comunicação e a escola surgem, particularmente, como espaços marcados por esse debate, quer no sentido de posicioná-lo, estimulá-lo, quer para, simplesmente, esquecê-lo, discriminá-lo. De qualquer modo, um dos vetores sob os quais o problema costuma ser formulado é o dos arranjos discursivos: livros didáticos, programas de televisão, emissões de rádio etc. O objetivo deste artigo é discutir como determinadas tensões culturais podem ser lidas nas linguagens que circundam as mídias e a escola.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2007-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3765310.11606/issn.2316-9125.v12i3p7-13Comunicação & Educação; v. 12 n. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 7-13Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 7-13Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 7-132316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37653/40367Citelli, Adilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:39Zoai:revistas.usp.br:article/37653Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:57.770041Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos |
title |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos |
spellingShingle |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos Citelli, Adilson Citelli, Adilson |
title_short |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos |
title_full |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos |
title_fullStr |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos |
title_full_unstemmed |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos |
title_sort |
Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos |
author |
Citelli, Adilson |
author_facet |
Citelli, Adilson Citelli, Adilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Citelli, Adilson |
description |
O tema da diversidade cultural vem sendo objeto de discussão em diversosâmbitos da vida social. Os meios de comunicação e a escola surgem, particularmente, como espaços marcados por esse debate, quer no sentido de posicioná-lo, estimulá-lo, quer para, simplesmente, esquecê-lo, discriminá-lo. De qualquer modo, um dos vetores sob os quais o problema costuma ser formulado é o dos arranjos discursivos: livros didáticos, programas de televisão, emissões de rádio etc. O objetivo deste artigo é discutir como determinadas tensões culturais podem ser lidas nas linguagens que circundam as mídias e a escola. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37653 10.11606/issn.2316-9125.v12i3p7-13 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37653 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v12i3p7-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37653/40367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 12 n. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 7-13 Comunicação & Educação; Vol. 12 No. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 7-13 Comunicação & Educação; Vol. 12 Núm. 3 (2007): A África no cinema e nos currículos escolares; 7-13 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1822178824789426177 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v12i3p7-13 |