Comunicação/educação na formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863 |
Resumo: | O trabalho propõe a articulação da Comunicação e da Educação como um campo problemático, tratando de identificar algumas das questões que o caracterizam com vistas a contribuir para a sua construção teórica. Considerar que não se conseguiu transcender a perspectiva da análise de experiências, o que limita a reflexão e a incorporação destas temáticas no âmbito acadêmico com o status teórico que lhe corresponde. Isto, por sua vez, dificulta sua definição como conteúdos com vistas à formação tanto de comunicadores como de educadores. Respondendo a esta questão, o trabalho procura identificar alguns dos eixos que poderiam considerar-se fundamentais com o objetivo de incorporação dessas temáticas nos âmbitos de formação e ressignificação no contexto da sociedade midiática, com o impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, na cultura e nos modos de conhecer. |
id |
USP-71_e4cd17ce327c29a66c80a3e90d626104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36863 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação/educação na formação profissionalconhecimentoformação de professoresnovas tecnologiasteoriaknowledgeeducating professorsnew technologiestheoryO trabalho propõe a articulação da Comunicação e da Educação como um campo problemático, tratando de identificar algumas das questões que o caracterizam com vistas a contribuir para a sua construção teórica. Considerar que não se conseguiu transcender a perspectiva da análise de experiências, o que limita a reflexão e a incorporação destas temáticas no âmbito acadêmico com o status teórico que lhe corresponde. Isto, por sua vez, dificulta sua definição como conteúdos com vistas à formação tanto de comunicadores como de educadores. Respondendo a esta questão, o trabalho procura identificar alguns dos eixos que poderiam considerar-se fundamentais com o objetivo de incorporação dessas temáticas nos âmbitos de formação e ressignificação no contexto da sociedade midiática, com o impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, na cultura e nos modos de conhecer. The work proposes the articulation of Communication and Education as a problematic field, in an attempt to identify a few matters that characterize it aiming at contributing to its theoretical construction. It considers that it was not possible to transcend the perspective of experience analysis, something that limits the reflection on and incorporation of these themes in the academic realm with the theoretical status corresponding to it. This, on the other hand, makes it difficult to make definitions in the form of content aiming at educating both communicators as well as educators. Approaching this question, the work tries to identify a few axles that may be considered as fundamental, aiming at incorporating these themes in the education and reinterpretation ambits in the context of the mediatic society, with the impact of the new communication and information technologies, on culture and on the modes of knowledge. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3686310.11606/issn.2316-9125.v0i15p55-61Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-612316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863/39585Bergomas, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:39Zoai:revistas.usp.br:article/36863Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:34.600819Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação/educação na formação profissional |
title |
Comunicação/educação na formação profissional |
spellingShingle |
Comunicação/educação na formação profissional Bergomas, Gabriela conhecimento formação de professores novas tecnologias teoria knowledge educating professors new technologies theory |
title_short |
Comunicação/educação na formação profissional |
title_full |
Comunicação/educação na formação profissional |
title_fullStr |
Comunicação/educação na formação profissional |
title_full_unstemmed |
Comunicação/educação na formação profissional |
title_sort |
Comunicação/educação na formação profissional |
author |
Bergomas, Gabriela |
author_facet |
Bergomas, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergomas, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conhecimento formação de professores novas tecnologias teoria knowledge educating professors new technologies theory |
topic |
conhecimento formação de professores novas tecnologias teoria knowledge educating professors new technologies theory |
description |
O trabalho propõe a articulação da Comunicação e da Educação como um campo problemático, tratando de identificar algumas das questões que o caracterizam com vistas a contribuir para a sua construção teórica. Considerar que não se conseguiu transcender a perspectiva da análise de experiências, o que limita a reflexão e a incorporação destas temáticas no âmbito acadêmico com o status teórico que lhe corresponde. Isto, por sua vez, dificulta sua definição como conteúdos com vistas à formação tanto de comunicadores como de educadores. Respondendo a esta questão, o trabalho procura identificar alguns dos eixos que poderiam considerar-se fundamentais com o objetivo de incorporação dessas temáticas nos âmbitos de formação e ressignificação no contexto da sociedade midiática, com o impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, na cultura e nos modos de conhecer. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p55-61 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p55-61 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863/39585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61 Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61 Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088432807936 |