Comunicação/educação na formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergomas, Gabriela
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863
Resumo: O trabalho propõe a articulação da Comunicação e da Educação como um campo problemático, tratando de identificar algumas das questões que o caracterizam com vistas a contribuir para a sua construção teórica. Considerar que não se conseguiu transcender a perspectiva da análise de experiências, o que limita a reflexão e a incorporação destas temáticas no âmbito acadêmico com o status teórico que lhe corresponde. Isto, por sua vez, dificulta sua definição como conteúdos com vistas à formação tanto de comunicadores como de educadores. Respondendo a esta questão, o trabalho procura identificar alguns dos eixos que poderiam considerar-se fundamentais com o objetivo de incorporação dessas temáticas nos âmbitos de formação e ressignificação no contexto da sociedade midiática, com o impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, na cultura e nos modos de conhecer.
id USP-71_e4cd17ce327c29a66c80a3e90d626104
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36863
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação/educação na formação profissionalconhecimentoformação de professoresnovas tecnologiasteoriaknowledgeeducating professorsnew technologiestheoryO trabalho propõe a articulação da Comunicação e da Educação como um campo problemático, tratando de identificar algumas das questões que o caracterizam com vistas a contribuir para a sua construção teórica. Considerar que não se conseguiu transcender a perspectiva da análise de experiências, o que limita a reflexão e a incorporação destas temáticas no âmbito acadêmico com o status teórico que lhe corresponde. Isto, por sua vez, dificulta sua definição como conteúdos com vistas à formação tanto de comunicadores como de educadores. Respondendo a esta questão, o trabalho procura identificar alguns dos eixos que poderiam considerar-se fundamentais com o objetivo de incorporação dessas temáticas nos âmbitos de formação e ressignificação no contexto da sociedade midiática, com o impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, na cultura e nos modos de conhecer. The work proposes the articulation of Communication and Education as a problematic field, in an attempt to identify a few matters that characterize it aiming at contributing to its theoretical construction. It considers that it was not possible to transcend the perspective of experience analysis, something that limits the reflection on and incorporation of these themes in the academic realm with the theoretical status corresponding to it. This, on the other hand, makes it difficult to make definitions in the form of content aiming at educating both communicators as well as educators. Approaching this question, the work tries to identify a few axles that may be considered as fundamental, aiming at incorporating these themes in the education and reinterpretation ambits in the context of the mediatic society, with the impact of the new communication and information technologies, on culture and on the modes of knowledge. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3686310.11606/issn.2316-9125.v0i15p55-61Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-612316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863/39585Bergomas, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:39Zoai:revistas.usp.br:article/36863Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:34.600819Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação/educação na formação profissional
title Comunicação/educação na formação profissional
spellingShingle Comunicação/educação na formação profissional
Bergomas, Gabriela
conhecimento
formação de professores
novas tecnologias
teoria
knowledge
educating professors
new technologies
theory
title_short Comunicação/educação na formação profissional
title_full Comunicação/educação na formação profissional
title_fullStr Comunicação/educação na formação profissional
title_full_unstemmed Comunicação/educação na formação profissional
title_sort Comunicação/educação na formação profissional
author Bergomas, Gabriela
author_facet Bergomas, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergomas, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento
formação de professores
novas tecnologias
teoria
knowledge
educating professors
new technologies
theory
topic conhecimento
formação de professores
novas tecnologias
teoria
knowledge
educating professors
new technologies
theory
description O trabalho propõe a articulação da Comunicação e da Educação como um campo problemático, tratando de identificar algumas das questões que o caracterizam com vistas a contribuir para a sua construção teórica. Considerar que não se conseguiu transcender a perspectiva da análise de experiências, o que limita a reflexão e a incorporação destas temáticas no âmbito acadêmico com o status teórico que lhe corresponde. Isto, por sua vez, dificulta sua definição como conteúdos com vistas à formação tanto de comunicadores como de educadores. Respondendo a esta questão, o trabalho procura identificar alguns dos eixos que poderiam considerar-se fundamentais com o objetivo de incorporação dessas temáticas nos âmbitos de formação e ressignificação no contexto da sociedade midiática, com o impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação, na cultura e nos modos de conhecer.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p55-61
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p55-61
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36863/39585
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61
Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61
Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 55-61
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088432807936