Proposta de leitura e escrita de melodias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matte, Ana Cristina Fricke
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001
Resumo: O artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças.
id USP-71_e519aa4fff8a55f6866bebd1668ac55e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37001
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Proposta de leitura e escrita de melodiasProposal for melody reading and writingteachingwritingpsycholinguisticschildmusicensinoescritapsicolingüísticacriançamúsicaO artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças.The article describes and analyzes, based on a psycholinguistic view, the experience of teaching melodic musical notation to a group of children aged four to seven years in a musical initiation course. The work began with the kids listening to popular child songs, with melodic corporal interpretation of the songs and with free or guided arrangements or songs reading/writing. It used musical notion as a language and not as a technique and conclude that, by this, the music class became a space and a means for the children to manifest emotions and sensibility.   Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3700110.11606/issn.2316-9125.v0i22p96-101Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-1012316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001/39723Matte, Ana Cristina Frickeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:57Zoai:revistas.usp.br:article/37001Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:42.999265Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de leitura e escrita de melodias
Proposal for melody reading and writing
title Proposta de leitura e escrita de melodias
spellingShingle Proposta de leitura e escrita de melodias
Matte, Ana Cristina Fricke
teaching
writing
psycholinguistics
child
music
ensino
escrita
psicolingüística
criança
música
title_short Proposta de leitura e escrita de melodias
title_full Proposta de leitura e escrita de melodias
title_fullStr Proposta de leitura e escrita de melodias
title_full_unstemmed Proposta de leitura e escrita de melodias
title_sort Proposta de leitura e escrita de melodias
author Matte, Ana Cristina Fricke
author_facet Matte, Ana Cristina Fricke
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matte, Ana Cristina Fricke
dc.subject.por.fl_str_mv teaching
writing
psycholinguistics
child
music
ensino
escrita
psicolingüística
criança
música
topic teaching
writing
psycholinguistics
child
music
ensino
escrita
psicolingüística
criança
música
description O artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001
10.11606/issn.2316-9125.v0i22p96-101
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i22p96-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001/39723
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101
Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101
Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089012670464