Proposta de leitura e escrita de melodias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001 |
Resumo: | O artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças. |
id |
USP-71_e519aa4fff8a55f6866bebd1668ac55e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/37001 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de leitura e escrita de melodiasProposal for melody reading and writingteachingwritingpsycholinguisticschildmusicensinoescritapsicolingüísticacriançamúsicaO artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças.The article describes and analyzes, based on a psycholinguistic view, the experience of teaching melodic musical notation to a group of children aged four to seven years in a musical initiation course. The work began with the kids listening to popular child songs, with melodic corporal interpretation of the songs and with free or guided arrangements or songs reading/writing. It used musical notion as a language and not as a technique and conclude that, by this, the music class became a space and a means for the children to manifest emotions and sensibility. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3700110.11606/issn.2316-9125.v0i22p96-101Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-1012316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001/39723Matte, Ana Cristina Frickeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:57Zoai:revistas.usp.br:article/37001Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:42.999265Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de leitura e escrita de melodias Proposal for melody reading and writing |
title |
Proposta de leitura e escrita de melodias |
spellingShingle |
Proposta de leitura e escrita de melodias Matte, Ana Cristina Fricke teaching writing psycholinguistics child music ensino escrita psicolingüística criança música |
title_short |
Proposta de leitura e escrita de melodias |
title_full |
Proposta de leitura e escrita de melodias |
title_fullStr |
Proposta de leitura e escrita de melodias |
title_full_unstemmed |
Proposta de leitura e escrita de melodias |
title_sort |
Proposta de leitura e escrita de melodias |
author |
Matte, Ana Cristina Fricke |
author_facet |
Matte, Ana Cristina Fricke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matte, Ana Cristina Fricke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teaching writing psycholinguistics child music ensino escrita psicolingüística criança música |
topic |
teaching writing psycholinguistics child music ensino escrita psicolingüística criança música |
description |
O artigo descreve e analisa, a partir de uma visão psicolingüística, a experiência de ensino de notação musical melódica com uma turma de crianças de quatro a sete anos em um curso de iniciação musical. O trabalho iniciou-se com a audição de canções populares infantis, interpretação corporal melódica das canções e leitura/escrita livre ou orientada de arranjos e canções. Utilizou a noção de música como linguagem e não como técnica e concluiu que, dessa forma, a aula de música torna-se um espaço e um meio para a manifestação das emoções e sensibilidade das crianças. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001 10.11606/issn.2316-9125.v0i22p96-101 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i22p96-101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37001/39723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101 Comunicação & Educação; No. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101 Comunicação & Educação; Núm. 22 (2001): Globalismo: futuro e utopia, Programação infanto-juvenil, História em quadrinhos; 96-101 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047089012670464 |