Radio schools announce a regionalist education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/147974 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo mostrar o que foi regularmente anunciado nas escolas radiofônicas do Movimento de Cultura Popular de Recife/MCP (1960-1964), através do seu material pedagógico: o Livro de Leitura para Adultos. Pretendeu também mostrar os acontecimentos discursivos presentes na efetivação do MCP: questões sobre municipalização enfatizadas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); “adequação regional” proposta por Anísio Teixeira e a efetivação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife, dirigido por Gilberto Freyre; formulação de uma identidade nacional, com características regionais. Observando o que foi regular no discurso, como nos orienta Michel Foucault, o estudo concluiu que o Livro de Leitura para adultos/escolas radiofônicas trazem ecos das práticas regionalistas almejadas por Gilberto Freyre, ou seja, a constituição de um povo genuíno e autêntico que precisava ser alfabetizado. |
id |
USP-71_e98bf2fe1ac03ffd989546bbb0bd9215 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/147974 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Radio schools announce a regionalist educationEscolas radiofônicas anunciam uma educação regionalistaschoolsradio schoolsmovementcultureregionalistescolasescolas radiofônicasmovimentoculturaregionalistaEste artigo teve como objetivo mostrar o que foi regularmente anunciado nas escolas radiofônicas do Movimento de Cultura Popular de Recife/MCP (1960-1964), através do seu material pedagógico: o Livro de Leitura para Adultos. Pretendeu também mostrar os acontecimentos discursivos presentes na efetivação do MCP: questões sobre municipalização enfatizadas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); “adequação regional” proposta por Anísio Teixeira e a efetivação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife, dirigido por Gilberto Freyre; formulação de uma identidade nacional, com características regionais. Observando o que foi regular no discurso, como nos orienta Michel Foucault, o estudo concluiu que o Livro de Leitura para adultos/escolas radiofônicas trazem ecos das práticas regionalistas almejadas por Gilberto Freyre, ou seja, a constituição de um povo genuíno e autêntico que precisava ser alfabetizado. This article aimed to show what was regularly announced in radio schools of the Movimento de Cultura Popular (MCP – Popular Culture Movement) in Recife (1960-1964), through its pedagogical material, the Reading book for adults. It also sought to show the discursive events surrounding the creation of the MCP: questions on municipalization emphasized in the Law of Guidelines and Bases of Education; the “regional adequacy” proposed by Anísio Teixeira and the creation of the Regional Center of Educational Researches of Pernambuco, directed by Gilberto Freyre; and the formulation of a national identity, with regional characteristics. By observing what was regular in the speech, as Michel Foucault guides us, the study concluded that the Reading book for adults of the radio schools echoes the regionalist practices aimed by Gilberto Freyre, that is, a genuine and authentic constitution of a people who needed to be literate.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/14797410.11606/issn.2316-9125.v24i1p20-29Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 20-29Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 20-29Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 20-292316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/147974/153627https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/147974/153628Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Kelma Fabíola Beltrão2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/147974Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:26.991684Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Radio schools announce a regionalist education Escolas radiofônicas anunciam uma educação regionalista |
title |
Radio schools announce a regionalist education |
spellingShingle |
Radio schools announce a regionalist education Souza, Kelma Fabíola Beltrão schools radio schools movement culture regionalist escolas escolas radiofônicas movimento cultura regionalista |
title_short |
Radio schools announce a regionalist education |
title_full |
Radio schools announce a regionalist education |
title_fullStr |
Radio schools announce a regionalist education |
title_full_unstemmed |
Radio schools announce a regionalist education |
title_sort |
Radio schools announce a regionalist education |
author |
Souza, Kelma Fabíola Beltrão |
author_facet |
Souza, Kelma Fabíola Beltrão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Kelma Fabíola Beltrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
schools radio schools movement culture regionalist escolas escolas radiofônicas movimento cultura regionalista |
topic |
schools radio schools movement culture regionalist escolas escolas radiofônicas movimento cultura regionalista |
description |
Este artigo teve como objetivo mostrar o que foi regularmente anunciado nas escolas radiofônicas do Movimento de Cultura Popular de Recife/MCP (1960-1964), através do seu material pedagógico: o Livro de Leitura para Adultos. Pretendeu também mostrar os acontecimentos discursivos presentes na efetivação do MCP: questões sobre municipalização enfatizadas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); “adequação regional” proposta por Anísio Teixeira e a efetivação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife, dirigido por Gilberto Freyre; formulação de uma identidade nacional, com características regionais. Observando o que foi regular no discurso, como nos orienta Michel Foucault, o estudo concluiu que o Livro de Leitura para adultos/escolas radiofônicas trazem ecos das práticas regionalistas almejadas por Gilberto Freyre, ou seja, a constituição de um povo genuíno e autêntico que precisava ser alfabetizado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/147974 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p20-29 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/147974 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p20-29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/147974/153627 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/147974/153628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 20-29 Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 20-29 Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 20-29 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092238090240 |