Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164596 |
Resumo: | Neste artigo, abordamos as mudanças sociotécnicas na contemporaneidade a partir de uma abordagem histórica advinda da introdução da internet na cultura. Posteriormente, investigamos a importância do conhecimento dos códigos informático- -digitais neste contexto. Desenvolvemos a hipótese de que é necessário enfrentar a complexidade do entendimento da infraestrutura técnica da rede para que possamos formar cidadãos, e não usuários que consomem toda sorte de códigos a partir de dinâmicas complexas e constantes de codificação e recodificação, sem a competência semiótica adequada para a interpretação crítica a partir da autorreferencialidade que a linguagem nos impõe neste novo quadro histórico. Concluímos que é necessário um projeto de alfabetização que contemple o entendimento do uso dos códigos na comunicação. |
id |
USP-71_eaf7b091736eed8f238e154771b4bdac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/164596 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internetSemiotic literacy with internet digital codesAlfabetización semiótica con los códigos informáticos de internetsemiotic literacydigital codesinternettechnocultureself-referentialityalfabetización semiótica, códigos informáticos, internet, tecnocultura auto-referencialidad.alfabetização semióticacódigos informáticosinternettecnoculturaautorreferencialidadeNeste artigo, abordamos as mudanças sociotécnicas na contemporaneidade a partir de uma abordagem histórica advinda da introdução da internet na cultura. Posteriormente, investigamos a importância do conhecimento dos códigos informático- -digitais neste contexto. Desenvolvemos a hipótese de que é necessário enfrentar a complexidade do entendimento da infraestrutura técnica da rede para que possamos formar cidadãos, e não usuários que consomem toda sorte de códigos a partir de dinâmicas complexas e constantes de codificação e recodificação, sem a competência semiótica adequada para a interpretação crítica a partir da autorreferencialidade que a linguagem nos impõe neste novo quadro histórico. Concluímos que é necessário um projeto de alfabetização que contemple o entendimento do uso dos códigos na comunicação.In this article, we address the socio-technical changes in contemporary times by a historical approach arising from the introduction of internet in the culture. Subsequently, we investigated the importance of knowledge of digital codes in this context. We formulated the hypothesis that it is necessary to face the complexity of understanding the technical infrastructure of the network so that we can educate citizens, and not users, who consume all sorts of codes from complex and constant coding and recoding dynamics, without the proper semiotic competence for the critical interpretation based on the selfreferentiality that language imposes on us in this new historical framework. As a conclusion, we assume that there is a need for a literacy project that includes the understanding of the use of codes in communication.En este artículo, abordamos los cambios sociotécnicos en los tiempos contemporáneos desde un enfoque histórico proveniente de la introducción de internet en la cultura. Posteriormente, se investiga la importancia del conocimiento de los códigos informáticos digitales en este contexto. Desarrollamos la hipótesis de que es necesario enfrentar la complejidad de comprender la infraestructura técnica de la red para que podamos capacitar a ciudadanos y no usuarios que consuman todo tipo de códigos desde dinámicas de codificación y codificación complejas y constantes, sin la competencia semiótica adecuada para la red. Interpretación crítica de la autorreferencialidad que el lenguaje nos impone en este nuevo marco histórico. Se concluye que existe la necesidad de un proyecto de alfabetización que incluya la comprensión del uso de códigos en la comunicación.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16459610.11606/issn.2316-9125.v24i2p38-53Comunicação & Educação; v. 24 n. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 38-53Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 38-53Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 38-532316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164596/159515https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164596/159516Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Irene de AraujoRamos, Daniela Osvald2020-02-28T23:47:10Zoai:revistas.usp.br:article/164596Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:29.666051Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet Semiotic literacy with internet digital codes Alfabetización semiótica con los códigos informáticos de internet |
title |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet |
spellingShingle |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet Machado, Irene de Araujo semiotic literacy digital codes internet technoculture self-referentiality alfabetización semiótica, códigos informáticos, internet, tecnocultura auto-referencialidad. alfabetização semiótica códigos informáticos internet tecnocultura autorreferencialidade |
title_short |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet |
title_full |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet |
title_fullStr |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet |
title_full_unstemmed |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet |
title_sort |
Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet |
author |
Machado, Irene de Araujo |
author_facet |
Machado, Irene de Araujo Ramos, Daniela Osvald |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Daniela Osvald |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Irene de Araujo Ramos, Daniela Osvald |
dc.subject.por.fl_str_mv |
semiotic literacy digital codes internet technoculture self-referentiality alfabetización semiótica, códigos informáticos, internet, tecnocultura auto-referencialidad. alfabetização semiótica códigos informáticos internet tecnocultura autorreferencialidade |
topic |
semiotic literacy digital codes internet technoculture self-referentiality alfabetización semiótica, códigos informáticos, internet, tecnocultura auto-referencialidad. alfabetização semiótica códigos informáticos internet tecnocultura autorreferencialidade |
description |
Neste artigo, abordamos as mudanças sociotécnicas na contemporaneidade a partir de uma abordagem histórica advinda da introdução da internet na cultura. Posteriormente, investigamos a importância do conhecimento dos códigos informático- -digitais neste contexto. Desenvolvemos a hipótese de que é necessário enfrentar a complexidade do entendimento da infraestrutura técnica da rede para que possamos formar cidadãos, e não usuários que consomem toda sorte de códigos a partir de dinâmicas complexas e constantes de codificação e recodificação, sem a competência semiótica adequada para a interpretação crítica a partir da autorreferencialidade que a linguagem nos impõe neste novo quadro histórico. Concluímos que é necessário um projeto de alfabetização que contemple o entendimento do uso dos códigos na comunicação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164596 10.11606/issn.2316-9125.v24i2p38-53 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164596 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v24i2p38-53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164596/159515 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164596/159516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 24 n. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 38-53 Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 38-53 Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Edição especial 25 anos - Homenagem à professora Maria Aparecida Baccega; 38-53 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092630257664 |