Política pública: a televisão infantil na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuenzalida, Valerio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/122448
Resumo: Desde meados da década de 1990 têm aparecido novos programas infantis de televisão que mostram novas representações do público infantil. A neurobiologia cerebral e as teorias epigenéticas do desenvolvimento infantil descobriram a imagem de uma criança com capacidades e motivações internas por desenvolver. Está se evoluindo para uma nova representação televisiva do público infantil e para um construtivismo cultural na recepção. Esses programas representam uma criança com competências socioemocionais. Essa representação infantil é mais complexa e convoca uma audiência construtivista dos programas. É necessário desenvolver uma política pública de introdução sistemática na educação infantil de tais programas de televisão com valor socioemocional de formação.
id USP-71_f4ca75bc7f4b9b3a1bc1d1ec267534e4
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/122448
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Política pública: a televisão infantil na educação infantilPublic politics: television for children in childhood educationchildren televisioneducationchildren classroomconstructivist receptionhome.Educommunicationtelevisão infantileducaçãoclasse infantilaudiência construtivistalarEducomunicaçãoDesde meados da década de 1990 têm aparecido novos programas infantis de televisão que mostram novas representações do público infantil. A neurobiologia cerebral e as teorias epigenéticas do desenvolvimento infantil descobriram a imagem de uma criança com capacidades e motivações internas por desenvolver. Está se evoluindo para uma nova representação televisiva do público infantil e para um construtivismo cultural na recepção. Esses programas representam uma criança com competências socioemocionais. Essa representação infantil é mais complexa e convoca uma audiência construtivista dos programas. É necessário desenvolver uma política pública de introdução sistemática na educação infantil de tais programas de televisão com valor socioemocional de formação.Since the end of 1990 decade it has appeared new TV children productions with a new representation about children audience. Neurobiology and epigenetic theories on children development have presented an image of a child with internal competences and motivations to develop. There is an evolution towards this TV representation of child audience and towards a cultural constructivism in reception. Those TV programs represent child socio-emotional intelligence; it is stated that the socio-emotional educational value of these TV programs vindicate a public policy for its systematic introduction in kinder class room. Programs require a constructivist reception at school and in family. Child constructivist reception allows a positive socio-emotional education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/12244810.11606/issn.2316-9125.v21i2p69-86Comunicação & Educação; v. 21 n. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 69-86Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 69-86Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 69-862316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/122448/120952Copyright (c) 2016 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuenzalida, Valerio2017-06-07T19:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/122448Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:23.565873Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política pública: a televisão infantil na educação infantil
Public politics: television for children in childhood education
title Política pública: a televisão infantil na educação infantil
spellingShingle Política pública: a televisão infantil na educação infantil
Fuenzalida, Valerio
children television
education
children classroom
constructivist reception
home.
Educommunication
televisão infantil
educação
classe infantil
audiência construtivista
lar
Educomunicação
title_short Política pública: a televisão infantil na educação infantil
title_full Política pública: a televisão infantil na educação infantil
title_fullStr Política pública: a televisão infantil na educação infantil
title_full_unstemmed Política pública: a televisão infantil na educação infantil
title_sort Política pública: a televisão infantil na educação infantil
author Fuenzalida, Valerio
author_facet Fuenzalida, Valerio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuenzalida, Valerio
dc.subject.por.fl_str_mv children television
education
children classroom
constructivist reception
home.
Educommunication
televisão infantil
educação
classe infantil
audiência construtivista
lar
Educomunicação
topic children television
education
children classroom
constructivist reception
home.
Educommunication
televisão infantil
educação
classe infantil
audiência construtivista
lar
Educomunicação
description Desde meados da década de 1990 têm aparecido novos programas infantis de televisão que mostram novas representações do público infantil. A neurobiologia cerebral e as teorias epigenéticas do desenvolvimento infantil descobriram a imagem de uma criança com capacidades e motivações internas por desenvolver. Está se evoluindo para uma nova representação televisiva do público infantil e para um construtivismo cultural na recepção. Esses programas representam uma criança com competências socioemocionais. Essa representação infantil é mais complexa e convoca uma audiência construtivista dos programas. É necessário desenvolver uma política pública de introdução sistemática na educação infantil de tais programas de televisão com valor socioemocional de formação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/122448
10.11606/issn.2316-9125.v21i2p69-86
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/122448
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v21i2p69-86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/122448/120952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 21 n. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 69-86
Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 69-86
Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 69-86
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092145815552