Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916 |
Resumo: | Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática. |
id |
USP-71_f9f6a113e5576ec78b80f25559ec571d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/174916 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön: Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön: ComunicaçãoMeio ambienteJornalismo ambientalEnsinoComunicaçãoMeio ambienteJornalismo ambientalEnsinoCommunicationEnvironmentEnvironmental journalismTeachingApresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.We present the experience of transposing Donald Schön’s theory that contemplates the reflection on teaching practice to make journalism of environmental specialty. The precept practice-reflection-practice arising from the sphere of education, was experimented on during Environmental Journalism classes at the Universidade Federal de Mato Grosso. To make the experiment possible, Botoblog was created to publish the materials developed during the course. With blog records, helping students reflect on their own journalistic production was possible. We realized that the transposition is possible, but the mediation role of the teacher is fundamental, as well as having tools that allows changes to happen concurrently with applying the idea of practice-theory-practice.Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17491610.11606/issn.2316-9125.v27i1p167-177Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-1772316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916/185403https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916/185404Copyright (c) 2022 Cristóvão Domingos Almeida, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Pedrinihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPedrini, Igor Aparecido DallaquaAlmeida, Cristóvão DomingosPedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/174916Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.674219Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön: Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön: |
title |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: |
spellingShingle |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Comunicação Meio ambiente Jornalismo ambiental Ensino Comunicação Meio ambiente Jornalismo ambiental Ensino Communication Environment Environmental journalism Teaching |
title_short |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: |
title_full |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: |
title_fullStr |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: |
title_full_unstemmed |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: |
title_sort |
Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: |
author |
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua |
author_facet |
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Almeida, Cristóvão Domingos Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Cristóvão Domingos Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Almeida, Cristóvão Domingos Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Meio ambiente Jornalismo ambiental Ensino Comunicação Meio ambiente Jornalismo ambiental Ensino Communication Environment Environmental journalism Teaching |
topic |
Comunicação Meio ambiente Jornalismo ambiental Ensino Comunicação Meio ambiente Jornalismo ambiental Ensino Communication Environment Environmental journalism Teaching |
description |
Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p167-177 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p167-177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916/185403 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916/185404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092692123648 |