Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Cristóvão Domingos, Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916
Resumo: Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.
id USP-71_f9f6a113e5576ec78b80f25559ec571d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174916
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories: Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön: Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön: ComunicaçãoMeio ambienteJornalismo ambientalEnsinoComunicaçãoMeio ambienteJornalismo ambientalEnsinoCommunicationEnvironmentEnvironmental journalismTeachingApresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.We present the experience of transposing Donald Schön’s theory that contemplates the reflection on teaching practice to make journalism of environmental specialty. The precept practice-reflection-practice arising from the sphere of education, was experimented on during Environmental Journalism classes at the Universidade Federal de Mato Grosso. To make the experiment possible, Botoblog was created to publish the materials developed during the course. With blog records, helping students reflect on their own journalistic production was possible. We realized that the transposition is possible, but the mediation role of the teacher is fundamental, as well as having tools that allows changes to happen concurrently with applying the idea of practice-theory-practice.Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17491610.11606/issn.2316-9125.v27i1p167-177Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-1772316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916/185403https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916/185404Copyright (c) 2022 Cristóvão Domingos Almeida, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua Pedrinihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPedrini, Igor Aparecido DallaquaAlmeida, Cristóvão DomingosPedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/174916Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:31.674219Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön:
Experiência sobre o ensino de jornalismo ambiental em sala de aula, uma transposição das teorias de Donald Schön:
title Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
spellingShingle Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Comunicação
Meio ambiente
Jornalismo ambiental
Ensino
Comunicação
Meio ambiente
Jornalismo ambiental
Ensino
Communication
Environment
Environmental journalism
Teaching
title_short Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
title_full Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
title_fullStr Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
title_full_unstemmed Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
title_sort Experience on the teaching of environmental journalism in classrooms, a transposition of Donald Schön's theories:
author Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
author_facet Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Almeida, Cristóvão Domingos
Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira
author_role author
author2 Almeida, Cristóvão Domingos
Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Almeida, Cristóvão Domingos
Pedrini, Jociene Carla Bianchini Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Meio ambiente
Jornalismo ambiental
Ensino
Comunicação
Meio ambiente
Jornalismo ambiental
Ensino
Communication
Environment
Environmental journalism
Teaching
topic Comunicação
Meio ambiente
Jornalismo ambiental
Ensino
Comunicação
Meio ambiente
Jornalismo ambiental
Ensino
Communication
Environment
Environmental journalism
Teaching
description Apresentamos a experiência de transposição da teoria de Donald Schön que contempla a reflexão sobre a prática docente para o fazer jornalístico de especialidade ambiental. O preceito prática-reflexão-prática, advindo da esfera da educação, foi experimentado durante as aulas de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Para que o experimento fosse possível, criamos o Botoblog para publicação dos materiais desenvolvidos durante a disciplina. Por meio dos registros no blog, foi possível auxiliar os discentes a refletirem sobre a sua própria produção jornalística. Percebeu-se que a transposição é possível, porém o papel de mediação do professor é fundamental, assim como ferramentas que permitam que mudanças aconteçam em concomitância com a aplicação da ideia de prática-teoria-prática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p167-177
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p167-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916/185403
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/174916/185404
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 167-177
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092692123648