O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Luis Mauro Sá
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Angela Cristina Salgueiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189
Resumo: Qual é o lugar do conceito de “opinião pública” na teoria da comunicação? Embora seja um dos assuntos mais antigos e abordados com mais frequência nos estudos de mídia, parece não haver consenso a respeito de seu significado, extensão ou limites. Este artigo descreve algumas das atuais concepções de opinião pública desenvolvidas na pesquisa em mídia. A partir de pesquisa bibliográfica, em abordagem genealógica, o texto sugere a existência de três correntes principais, cada uma conferindo à mídia e à comunicação um lugar diferente. Observa-se, dessa maneira, a opinião pública entendida superficialmente como resultado de uma influência da mídia mais ou menos limitada, que reflete, também, as concepções anteriores das pessoas sobre um assunto. Além disso, ela é conceituada como disputa ideológica de interesses e produto da conversa racional de pessoas livres sobre questões públicas. Esses elementos são discutidos no contexto da pesquisa em mídia e política.
id USP-72_08671a1e6f49800d753c4c6e7149f9c1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170189
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagemEl concepto de opinión pública en la teoría de la comunicación: genealogías y formas de abordajePublic opinion concept pathways in communication theory: genealogies and axes of approachPublic opinionMediaCommunicationGenealogyEistemologyOpinião públicaMídiaComunicaçãoGenealogiaEpistemologiaOpinión públicaMedios de comunicaciónComunicaciónGenealogíaEpistemologíaQual é o lugar do conceito de “opinião pública” na teoria da comunicação? Embora seja um dos assuntos mais antigos e abordados com mais frequência nos estudos de mídia, parece não haver consenso a respeito de seu significado, extensão ou limites. Este artigo descreve algumas das atuais concepções de opinião pública desenvolvidas na pesquisa em mídia. A partir de pesquisa bibliográfica, em abordagem genealógica, o texto sugere a existência de três correntes principais, cada uma conferindo à mídia e à comunicação um lugar diferente. Observa-se, dessa maneira, a opinião pública entendida superficialmente como resultado de uma influência da mídia mais ou menos limitada, que reflete, também, as concepções anteriores das pessoas sobre um assunto. Além disso, ela é conceituada como disputa ideológica de interesses e produto da conversa racional de pessoas livres sobre questões públicas. Esses elementos são discutidos no contexto da pesquisa em mídia e política.¿Qué lugar ocupa el concepto de “opinión pública” en la teoría de la comunicación? A pesar de ser uno de los temas más antiguos y más abordados en los estudios sobre los medios de comunicación, no parece haber consenso en cuanto a su significado, extensión o límites. Este artículo describe algunas de las concepciones actuales de la opinión pública desarrolladas en la investigación de los medios de comunicación. A partir de una investigación bibliográfica, de enfoque genealógico, el texto evidencia la existencia de tres corrientes principales, cada una otorga a los medios y la comunicación un lugar distinto. En este contexto, la opinión pública se entiende de manera superficial como el resultado de una influencia mediática más o menos limitada, que también refleja las concepciones previas de las personas sobre un tema. Además, la conceptualiza como una disputa ideológica de intereses y resultado de la conversación racional de personas libres sobre temas públicos. Esos elementos se discuten en el contexto de la investigación de los medios de comunicación y política.What is the role of ‘public opinion’ in communication theory? Although it is one of the oldest and most frequently addressed subjects in media studies, there seems to be a lack of consensus about what exactly it means. This paper outlines some of the current conceptions of ‘public opinion’ in media research. Grounded on bibliographical research in a genealogical approach, this paper argues that three main currents, or ‘traditions’, have emerged so far regarding the notion of ‘public opinion’: as a result of a more or less limited media influence that also mirrors people’s previous conceptions on a subject; and also as the product of ideological dissent or rational conversation by free people regarding public matters. These elements are discussed against the background of media and politics research.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/17018910.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.170189Organicom; v. 17 n. 33 (2020): Comunicação e Opinião Pública; 62-792238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189/168637https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189/192515Copyright (c) 2020 Luis Mauro Sá Martino, Angela Cristina Salgueiro Marqueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luis Mauro SáMarques, Angela Cristina SalgueiroMartino, Luis Mauro SáMarques, Angela Cristina SalgueiroMartino, Luis Mauro SáMarques, Angela Cristina Salgueiro2023-03-29T13:30:38Zoai:revistas.usp.br:article/170189Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-29T13:30:38Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
El concepto de opinión pública en la teoría de la comunicación: genealogías y formas de abordaje
Public opinion concept pathways in communication theory: genealogies and axes of approach
title O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
spellingShingle O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
Martino, Luis Mauro Sá
Public opinion
Media
Communication
Genealogy
Eistemology
Opinião pública
Mídia
Comunicação
Genealogia
Epistemologia
Opinión pública
Medios de comunicación
Comunicación
Genealogía
Epistemología
title_short O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
title_full O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
title_fullStr O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
title_full_unstemmed O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
title_sort O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
author Martino, Luis Mauro Sá
author_facet Martino, Luis Mauro Sá
Marques, Angela Cristina Salgueiro
author_role author
author2 Marques, Angela Cristina Salgueiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martino, Luis Mauro Sá
Marques, Angela Cristina Salgueiro
Martino, Luis Mauro Sá
Marques, Angela Cristina Salgueiro
Martino, Luis Mauro Sá
Marques, Angela Cristina Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Public opinion
Media
Communication
Genealogy
Eistemology
Opinião pública
Mídia
Comunicação
Genealogia
Epistemologia
Opinión pública
Medios de comunicación
Comunicación
Genealogía
Epistemología
topic Public opinion
Media
Communication
Genealogy
Eistemology
Opinião pública
Mídia
Comunicação
Genealogia
Epistemologia
Opinión pública
Medios de comunicación
Comunicación
Genealogía
Epistemología
description Qual é o lugar do conceito de “opinião pública” na teoria da comunicação? Embora seja um dos assuntos mais antigos e abordados com mais frequência nos estudos de mídia, parece não haver consenso a respeito de seu significado, extensão ou limites. Este artigo descreve algumas das atuais concepções de opinião pública desenvolvidas na pesquisa em mídia. A partir de pesquisa bibliográfica, em abordagem genealógica, o texto sugere a existência de três correntes principais, cada uma conferindo à mídia e à comunicação um lugar diferente. Observa-se, dessa maneira, a opinião pública entendida superficialmente como resultado de uma influência da mídia mais ou menos limitada, que reflete, também, as concepções anteriores das pessoas sobre um assunto. Além disso, ela é conceituada como disputa ideológica de interesses e produto da conversa racional de pessoas livres sobre questões públicas. Esses elementos são discutidos no contexto da pesquisa em mídia e política.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.170189
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.170189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189/168637
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189/192515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Luis Mauro Sá Martino, Angela Cristina Salgueiro Marques
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Luis Mauro Sá Martino, Angela Cristina Salgueiro Marques
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 17 n. 33 (2020): Comunicação e Opinião Pública; 62-79
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047107889135616