O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189 |
Resumo: | Qual é o lugar do conceito de “opinião pública” na teoria da comunicação? Embora seja um dos assuntos mais antigos e abordados com mais frequência nos estudos de mídia, parece não haver consenso a respeito de seu significado, extensão ou limites. Este artigo descreve algumas das atuais concepções de opinião pública desenvolvidas na pesquisa em mídia. A partir de pesquisa bibliográfica, em abordagem genealógica, o texto sugere a existência de três correntes principais, cada uma conferindo à mídia e à comunicação um lugar diferente. Observa-se, dessa maneira, a opinião pública entendida superficialmente como resultado de uma influência da mídia mais ou menos limitada, que reflete, também, as concepções anteriores das pessoas sobre um assunto. Além disso, ela é conceituada como disputa ideológica de interesses e produto da conversa racional de pessoas livres sobre questões públicas. Esses elementos são discutidos no contexto da pesquisa em mídia e política. |
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O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagemEl concepto de opinión pública en la teoría de la comunicación: genealogías y formas de abordajePublic opinion concept pathways in communication theory: genealogies and axes of approachPublic opinionMediaCommunicationGenealogyEistemologyOpinião públicaMídiaComunicaçãoGenealogiaEpistemologiaOpinión públicaMedios de comunicaciónComunicaciónGenealogíaEpistemologíaQual é o lugar do conceito de “opinião pública” na teoria da comunicação? Embora seja um dos assuntos mais antigos e abordados com mais frequência nos estudos de mídia, parece não haver consenso a respeito de seu significado, extensão ou limites. Este artigo descreve algumas das atuais concepções de opinião pública desenvolvidas na pesquisa em mídia. A partir de pesquisa bibliográfica, em abordagem genealógica, o texto sugere a existência de três correntes principais, cada uma conferindo à mídia e à comunicação um lugar diferente. Observa-se, dessa maneira, a opinião pública entendida superficialmente como resultado de uma influência da mídia mais ou menos limitada, que reflete, também, as concepções anteriores das pessoas sobre um assunto. Além disso, ela é conceituada como disputa ideológica de interesses e produto da conversa racional de pessoas livres sobre questões públicas. Esses elementos são discutidos no contexto da pesquisa em mídia e política.¿Qué lugar ocupa el concepto de “opinión pública” en la teoría de la comunicación? A pesar de ser uno de los temas más antiguos y más abordados en los estudios sobre los medios de comunicación, no parece haber consenso en cuanto a su significado, extensión o límites. Este artículo describe algunas de las concepciones actuales de la opinión pública desarrolladas en la investigación de los medios de comunicación. A partir de una investigación bibliográfica, de enfoque genealógico, el texto evidencia la existencia de tres corrientes principales, cada una otorga a los medios y la comunicación un lugar distinto. En este contexto, la opinión pública se entiende de manera superficial como el resultado de una influencia mediática más o menos limitada, que también refleja las concepciones previas de las personas sobre un tema. Además, la conceptualiza como una disputa ideológica de intereses y resultado de la conversación racional de personas libres sobre temas públicos. Esos elementos se discuten en el contexto de la investigación de los medios de comunicación y política.What is the role of ‘public opinion’ in communication theory? Although it is one of the oldest and most frequently addressed subjects in media studies, there seems to be a lack of consensus about what exactly it means. This paper outlines some of the current conceptions of ‘public opinion’ in media research. Grounded on bibliographical research in a genealogical approach, this paper argues that three main currents, or ‘traditions’, have emerged so far regarding the notion of ‘public opinion’: as a result of a more or less limited media influence that also mirrors people’s previous conceptions on a subject; and also as the product of ideological dissent or rational conversation by free people regarding public matters. These elements are discussed against the background of media and politics research.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/17018910.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.170189Organicom; v. 17 n. 33 (2020): Comunicação e Opinião Pública; 62-792238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189/168637https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189/192515Copyright (c) 2020 Luis Mauro Sá Martino, Angela Cristina Salgueiro Marqueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luis Mauro SáMarques, Angela Cristina SalgueiroMartino, Luis Mauro SáMarques, Angela Cristina SalgueiroMartino, Luis Mauro SáMarques, Angela Cristina Salgueiro2023-03-29T13:30:38Zoai:revistas.usp.br:article/170189Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-29T13:30:38Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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