How many women dwell in us? Intersectionality and communication: theory and practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andréa de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marcondes, Cilene dos Anjos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/206718
Resumo: Ao reconhecer o conceito de interseccionalidade como fundante, este artigo propõe descortinar o quanto tal conceito atravessa as narrativas de Comunicação no âmbito corporativo, em especial relativas à campanha do Dia Internacional da Mulher, foco de nossa pesquisa. O recorte interseccional em Comunicação precisa ser aprofundado para permitir análises dos sujeitos e estruturas. Admitimos essa lacuna e apontamos tal necessidade para desvelar matrizes de opressão que atravessam corpos, relações e discursos. Aprofundar-nos é, portanto, fundamental para a compreensão dos efeitos comunicacionais engendrados.
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spelling How many women dwell in us? Intersectionality and communication: theory and practiceQuantas mulheres habitam em nós? Interseccionalidade e comunicação: teoria e práticaCuántas mujeres habitan en nosotras? Interseccionalidad y comunicación: teoría y prácticaIntersectionality CommunicationMethodologyFeminismInterseccionalidadeComunicaçãoMetodologiaFeminismoInterseccionalidad Comunicación Metodología FeminismoAo reconhecer o conceito de interseccionalidade como fundante, este artigo propõe descortinar o quanto tal conceito atravessa as narrativas de Comunicação no âmbito corporativo, em especial relativas à campanha do Dia Internacional da Mulher, foco de nossa pesquisa. O recorte interseccional em Comunicação precisa ser aprofundado para permitir análises dos sujeitos e estruturas. Admitimos essa lacuna e apontamos tal necessidade para desvelar matrizes de opressão que atravessam corpos, relações e discursos. Aprofundar-nos é, portanto, fundamental para a compreensão dos efeitos comunicacionais engendrados.Tomando el concepto de interseccionalidad como fundamento, este artículo se propone revelar cómo este concepto atraviesa las narrativas de la Comunicación en el ámbito empresarial, especialmente en la campaña del Día Internacional de la Mujer, foco de nuestra investigación. El enfoque interseccional en Comunicación necesita ser profundizado para permitir el análisis de sujetos y estructuras. Admitimos este desfase y señalamos que es necesario develar matrices de opresión que atraviesan cuerpos, relaciones y discursos. Por tanto, es fundamental profundizarnos para comprender los efectos comunicacionales que engendran.By recognizing the key concept of intersectionality, this article seeks to unveil the extent to which it permeates the narratives of Corporate Communication, especially regarding the International Women’s Day Campaign, focus of our research. Communication requires further intersectional frameworks to allow to analyze subjects and structures. We recognize such gap and point out the need to unmask arrays of oppression that cross bodies, relations and discourses. Therefore, it is essential to understand the communication effects they engender.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20671810.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.206718Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 47-682238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/206718/192319Copyright (c) 2023 Andréa de Lima, Cilene dos Anjos Marcondeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Andréa deMarcondes, Cilene dos Anjos2023-03-27T10:46:44Zoai:revistas.usp.br:article/206718Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-27T10:46:44Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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