Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Luiz Alberto de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gancho, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214
Resumo: Em tempos de comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse de uma organização. Este trabalho analisa os eventos em dois momentos históricos, a modernidade e a pós-modernidade, com o objetivo de compreender sua relevância para a gestão estratégica das relações públicas e da comunicação organizacional. Partindo da hipótese de que os eventos teriam sido ressignificados na pós-modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e tornados mais estratégicos, acabou-se por concluir que o momento ainda é de transição. Apesar de a lógica indicar que os eventos poderiam ter assumido uma posição mais adequada à realidade da comunicação digital, os resultados da pesquisa mostraram que ainda há muito que caminhar na direção de uma comunicação verdadeiramente dialógica. 
id USP-72_1a6702f776703c3ce49ef4e8bd658031
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139214
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidadeEvents and their importance for management of organizational communication in post-modernityEventos y su importancia para la gestión de la comunicación organizacional en la posmodernidadPosmodernidad. Relaciones públicas. Comunicación organizacional. Eventos. Sociedad del espectáculo.Post-Modernity. Public relations. Organizational communication. Events. Spectacle society.Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo.Em tempos de comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse de uma organização. Este trabalho analisa os eventos em dois momentos históricos, a modernidade e a pós-modernidade, com o objetivo de compreender sua relevância para a gestão estratégica das relações públicas e da comunicação organizacional. Partindo da hipótese de que os eventos teriam sido ressignificados na pós-modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e tornados mais estratégicos, acabou-se por concluir que o momento ainda é de transição. Apesar de a lógica indicar que os eventos poderiam ter assumido uma posição mais adequada à realidade da comunicação digital, os resultados da pesquisa mostraram que ainda há muito que caminhar na direção de uma comunicação verdadeiramente dialógica. In times of digital and virtual communication events continue to be valuable instruments of relationship with the publics of interest of an organization. This work analyzes the events in two historical moments, modernity and post-modernity, with the purpose of understanding their relevance for the strategic management of public relations and organizational communication. Starting from the assumption that the events had been re-signified in post-modernity, setting aside their spectacular aspect and becoming more strategic, one has ultimately concluded that the moment is still one of transition. Although logic shows that the events could have assumed a position that was more adequate for the reality of digital communication, the results of the survey proved that there is still much to go in the direction of a truly dialogical communication.En tiempos de una comunicación digital y virtual, los eventos continúan siendo instrumentos valiosos de relacionamiento con los públicos de interés de una organización. Este trabajo analiza los eventos en dos momentos históricos, la modernidad y la posmodernidad, con el objetivo de comprender su relevancia para la gestión estratégica de las relaciones públicas y de la comunicación organizacional. Partiendo de la hipótesis de que los eventos tendrían sido resignificados en la posmodernidad, dejando de lado sus aspectos espectaculares y convertidos en más estratégicos, se acabó por concluir que el momento todavía es de transición. A pesar de que la lógica indique que los eventos podrían haber asumido una posición más adecuada a la realidad de la comunicación digital, los resultados de la investigación mostraron que todavía hay mucho para caminar en dirección de una comunicación verdaderamente dialógica.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13921410.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214Organicom; v. 11 n. 20 (2014): Memória Institucional, Narrativas e Storytelling; 24-382238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214/134556Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Luiz Alberto deGancho, Carolina2017-11-08T15:10:23Zoai:revistas.usp.br:article/139214Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:35.227559Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
Events and their importance for management of organizational communication in post-modernity
Eventos y su importancia para la gestión de la comunicación organizacional en la posmodernidad
title Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
spellingShingle Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
Farias, Luiz Alberto de
Posmodernidad. Relaciones públicas. Comunicación organizacional. Eventos. Sociedad del espectáculo.
Post-Modernity. Public relations. Organizational communication. Events. Spectacle society.
Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo.
title_short Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
title_full Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
title_fullStr Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
title_full_unstemmed Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
title_sort Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
author Farias, Luiz Alberto de
author_facet Farias, Luiz Alberto de
Gancho, Carolina
author_role author
author2 Gancho, Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Luiz Alberto de
Gancho, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Posmodernidad. Relaciones públicas. Comunicación organizacional. Eventos. Sociedad del espectáculo.
Post-Modernity. Public relations. Organizational communication. Events. Spectacle society.
Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo.
topic Posmodernidad. Relaciones públicas. Comunicación organizacional. Eventos. Sociedad del espectáculo.
Post-Modernity. Public relations. Organizational communication. Events. Spectacle society.
Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo.
description Em tempos de comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse de uma organização. Este trabalho analisa os eventos em dois momentos históricos, a modernidade e a pós-modernidade, com o objetivo de compreender sua relevância para a gestão estratégica das relações públicas e da comunicação organizacional. Partindo da hipótese de que os eventos teriam sido ressignificados na pós-modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e tornados mais estratégicos, acabou-se por concluir que o momento ainda é de transição. Apesar de a lógica indicar que os eventos poderiam ter assumido uma posição mais adequada à realidade da comunicação digital, os resultados da pesquisa mostraram que ainda há muito que caminhar na direção de uma comunicação verdadeiramente dialógica. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214/134556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 11 n. 20 (2014): Memória Institucional, Narrativas e Storytelling; 24-38
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109758746624