Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214 |
Resumo: | Em tempos de comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse de uma organização. Este trabalho analisa os eventos em dois momentos históricos, a modernidade e a pós-modernidade, com o objetivo de compreender sua relevância para a gestão estratégica das relações públicas e da comunicação organizacional. Partindo da hipótese de que os eventos teriam sido ressignificados na pós-modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e tornados mais estratégicos, acabou-se por concluir que o momento ainda é de transição. Apesar de a lógica indicar que os eventos poderiam ter assumido uma posição mais adequada à realidade da comunicação digital, os resultados da pesquisa mostraram que ainda há muito que caminhar na direção de uma comunicação verdadeiramente dialógica. |
id |
USP-72_1a6702f776703c3ce49ef4e8bd658031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139214 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidadeEvents and their importance for management of organizational communication in post-modernityEventos y su importancia para la gestión de la comunicación organizacional en la posmodernidadPosmodernidad. Relaciones públicas. Comunicación organizacional. Eventos. Sociedad del espectáculo.Post-Modernity. Public relations. Organizational communication. Events. Spectacle society.Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo.Em tempos de comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse de uma organização. Este trabalho analisa os eventos em dois momentos históricos, a modernidade e a pós-modernidade, com o objetivo de compreender sua relevância para a gestão estratégica das relações públicas e da comunicação organizacional. Partindo da hipótese de que os eventos teriam sido ressignificados na pós-modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e tornados mais estratégicos, acabou-se por concluir que o momento ainda é de transição. Apesar de a lógica indicar que os eventos poderiam ter assumido uma posição mais adequada à realidade da comunicação digital, os resultados da pesquisa mostraram que ainda há muito que caminhar na direção de uma comunicação verdadeiramente dialógica. In times of digital and virtual communication events continue to be valuable instruments of relationship with the publics of interest of an organization. This work analyzes the events in two historical moments, modernity and post-modernity, with the purpose of understanding their relevance for the strategic management of public relations and organizational communication. Starting from the assumption that the events had been re-signified in post-modernity, setting aside their spectacular aspect and becoming more strategic, one has ultimately concluded that the moment is still one of transition. Although logic shows that the events could have assumed a position that was more adequate for the reality of digital communication, the results of the survey proved that there is still much to go in the direction of a truly dialogical communication.En tiempos de una comunicación digital y virtual, los eventos continúan siendo instrumentos valiosos de relacionamiento con los públicos de interés de una organización. Este trabajo analiza los eventos en dos momentos históricos, la modernidad y la posmodernidad, con el objetivo de comprender su relevancia para la gestión estratégica de las relaciones públicas y de la comunicación organizacional. Partiendo de la hipótesis de que los eventos tendrían sido resignificados en la posmodernidad, dejando de lado sus aspectos espectaculares y convertidos en más estratégicos, se acabó por concluir que el momento todavía es de transición. A pesar de que la lógica indique que los eventos podrían haber asumido una posición más adecuada a la realidad de la comunicación digital, los resultados de la investigación mostraron que todavía hay mucho para caminar en dirección de una comunicación verdaderamente dialógica.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13921410.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214Organicom; v. 11 n. 20 (2014): Memória Institucional, Narrativas e Storytelling; 24-382238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214/134556Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Luiz Alberto deGancho, Carolina2017-11-08T15:10:23Zoai:revistas.usp.br:article/139214Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:35.227559Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade Events and their importance for management of organizational communication in post-modernity Eventos y su importancia para la gestión de la comunicación organizacional en la posmodernidad |
title |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade |
spellingShingle |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade Farias, Luiz Alberto de Posmodernidad. Relaciones públicas. Comunicación organizacional. Eventos. Sociedad del espectáculo. Post-Modernity. Public relations. Organizational communication. Events. Spectacle society. Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo. |
title_short |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade |
title_full |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade |
title_fullStr |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade |
title_full_unstemmed |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade |
title_sort |
Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade |
author |
Farias, Luiz Alberto de |
author_facet |
Farias, Luiz Alberto de Gancho, Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Gancho, Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Luiz Alberto de Gancho, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posmodernidad. Relaciones públicas. Comunicación organizacional. Eventos. Sociedad del espectáculo. Post-Modernity. Public relations. Organizational communication. Events. Spectacle society. Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo. |
topic |
Posmodernidad. Relaciones públicas. Comunicación organizacional. Eventos. Sociedad del espectáculo. Post-Modernity. Public relations. Organizational communication. Events. Spectacle society. Pós-Modernidade. Relações públicas. Comunicação organizacional. Eventos. Sociedade do espetáculo. |
description |
Em tempos de comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse de uma organização. Este trabalho analisa os eventos em dois momentos históricos, a modernidade e a pós-modernidade, com o objetivo de compreender sua relevância para a gestão estratégica das relações públicas e da comunicação organizacional. Partindo da hipótese de que os eventos teriam sido ressignificados na pós-modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e tornados mais estratégicos, acabou-se por concluir que o momento ainda é de transição. Apesar de a lógica indicar que os eventos poderiam ter assumido uma posição mais adequada à realidade da comunicação digital, os resultados da pesquisa mostraram que ainda há muito que caminhar na direção de uma comunicação verdadeiramente dialógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139214/134556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 11 n. 20 (2014): Memória Institucional, Narrativas e Storytelling; 24-38 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109758746624 |