Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Penafieri, Vânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139343
Resumo: O presente artigo propõe mecanismos de construção de diagnósticos a partir de modelos de gestão alicerçados na administração e incorporados em cenários de comunicação. Os modelos Toyota, BSC, de investigação apreciativa e de mudança organizacional são abordados no sentido de traduzirem aspectos relevantes e caminhos assertivos para construção de diagnósticos estratégicos. O estudo é finalizado com conceitos relacionados às pesquisas em comunicação, que se projetam como elementos prévios de concepção de diagnósticos e contribuem para elucidar itens incorporados nos modelos apresentados.
id USP-72_1c937ca7bbaa86ff7129da2f150f40f5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139343
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicasOrganizational diagnostics: the contribution of public relations researchDiagnósticos organizacionales: la contribución de la investigación de las relaciones públicasEstrategia. Diagnósticos organizacionales. Modelos de gestión.Strategy. Organizational diagnosis. Management models.Estratégia. Diagnósticos organizacionais. Modelos de gestão.O presente artigo propõe mecanismos de construção de diagnósticos a partir de modelos de gestão alicerçados na administração e incorporados em cenários de comunicação. Os modelos Toyota, BSC, de investigação apreciativa e de mudança organizacional são abordados no sentido de traduzirem aspectos relevantes e caminhos assertivos para construção de diagnósticos estratégicos. O estudo é finalizado com conceitos relacionados às pesquisas em comunicação, que se projetam como elementos prévios de concepção de diagnósticos e contribuem para elucidar itens incorporados nos modelos apresentados.This article proposes diagnosis building mechanisms based on business management models and incorporated into communication scenarios. The Toyota, balanced scorecard (BSC), appreciative inquiry and organizational change models are addressed to translate relevant aspects and assertive paths to building strategic diagnostics. The study concludes with concepts related to communication research which are projected as previous elements for diagnosis and contribute to elucidate items that are present in these models.Este artículo propone mecanismos de construcción de diagnósticos a partir de modelos de gestión fundamentados en la administración e incorporados en escenarios de comunicación. Los modelos Toyota, balanced scorecard (BSC), de investigación apreciativa y de cambio organizacional son abordados para traducir los aspectos relevantes y los caminos asertivos para construir diagnósticos estratégicos. El estudio finaliza con conceptos relacionados a la investigación en comunicación, proyectados como elementos anteriores de concepción de diagnósticos y que contribuyen para dilucidar los elementos integrados a los modelos presentados.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13934310.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139343Organicom; v. 13 n. 25 (2016): A pesquisa aplicada em relações públicas e em comunicação organizacional; 101-1152238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139343/134684Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Valéria de Siqueira CastroPenafieri, Vânia2017-11-13T17:15:29Zoai:revistas.usp.br:article/139343Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:42.277193Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas
Organizational diagnostics: the contribution of public relations research
Diagnósticos organizacionales: la contribución de la investigación de las relaciones públicas
title Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas
spellingShingle Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas
Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Estrategia. Diagnósticos organizacionales. Modelos de gestión.
Strategy. Organizational diagnosis. Management models.
Estratégia. Diagnósticos organizacionais. Modelos de gestão.
title_short Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas
title_full Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas
title_fullStr Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas
title_full_unstemmed Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas
title_sort Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas
author Lopes, Valéria de Siqueira Castro
author_facet Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Penafieri, Vânia
author_role author
author2 Penafieri, Vânia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Valéria de Siqueira Castro
Penafieri, Vânia
dc.subject.por.fl_str_mv Estrategia. Diagnósticos organizacionales. Modelos de gestión.
Strategy. Organizational diagnosis. Management models.
Estratégia. Diagnósticos organizacionais. Modelos de gestão.
topic Estrategia. Diagnósticos organizacionales. Modelos de gestión.
Strategy. Organizational diagnosis. Management models.
Estratégia. Diagnósticos organizacionais. Modelos de gestão.
description O presente artigo propõe mecanismos de construção de diagnósticos a partir de modelos de gestão alicerçados na administração e incorporados em cenários de comunicação. Os modelos Toyota, BSC, de investigação apreciativa e de mudança organizacional são abordados no sentido de traduzirem aspectos relevantes e caminhos assertivos para construção de diagnósticos estratégicos. O estudo é finalizado com conceitos relacionados às pesquisas em comunicação, que se projetam como elementos prévios de concepção de diagnósticos e contribuem para elucidar itens incorporados nos modelos apresentados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139343
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139343
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139343
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139343/134684
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 13 n. 25 (2016): A pesquisa aplicada em relações públicas e em comunicação organizacional; 101-115
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110246334464