Posicionamento da marca Barcelona: uma disputa de sentidos entre as nacionalidades espanhola e catalã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.165384 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/165384 |
Resumo: | Este artigo busca analisar as estratégias da Turespaña e da Agència Catalana de Turisme para promover Barcelona. A iniciativa é justificada em função das disputas pela autonomia e independência da Catalunha, por um lado, e por sua integração ao território espanhol, por outro. Essa disputa política e ideológica é produzida discursivamente em uma concorrência de sentidos acerca do território em questão, os quais podem ser percebidos em diferentes produtos simbólicos, a exemplo das peças publicitárias promovidas pela Espanha e pela Catalunha. Para tanto, recorremos à análise de discurso, aos estudos sobre marca lugar e ao modelo semionarrativo para analíse de dois vídeos promocionais dos órgãos de promoção do turismo já citados. |
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Posicionamento da marca Barcelona: uma disputa de sentidos entre as nacionalidades espanhola e catalãBarcelona’s branding: a dispute of meanings between the Spanish and the Catalan nationalitiesPosicionamiento de marca Barcelona: una disputa de sentidos entre las nacionalidades española y catalanaBarcelonaCataloniaTourismPlace blandingCity blandingBarcelonaCatalunyaTurismoMarca lugaMarca ciudadBarcelonaCatalunhaTurismoMarcar lugarMarcar cidadeEste artigo busca analisar as estratégias da Turespaña e da Agència Catalana de Turisme para promover Barcelona. A iniciativa é justificada em função das disputas pela autonomia e independência da Catalunha, por um lado, e por sua integração ao território espanhol, por outro. Essa disputa política e ideológica é produzida discursivamente em uma concorrência de sentidos acerca do território em questão, os quais podem ser percebidos em diferentes produtos simbólicos, a exemplo das peças publicitárias promovidas pela Espanha e pela Catalunha. Para tanto, recorremos à análise de discurso, aos estudos sobre marca lugar e ao modelo semionarrativo para analíse de dois vídeos promocionais dos órgãos de promoção do turismo já citados.This article analyzes the strategies of Turespaña and the Catalan Agency of Tourisme to promote Barcelona. The initiative is relevant in order of the disputes for the autonomy and independence of Catalonia, on the one hand, and its integration into the Spanish territory, on the other. This political and ideological dispute is discursively produced in a competition of meanings about the territory in question, which can be perceived in different symbolic products, such as the advertising promoted by Spain and Catalonia. As methodological approach, this study utilizes the discourse analysis, brand place studies and the semi-narrative model for the analysis of the two promotional videos produced by the tourism promotion agencies already mentioned.Est e artículo busca analizar las estrategias de TurespaÑA y la Agència Catalana de Turismo para promover Barcelona. La iniciativa está justificada dado que existen disputas por la autonomía e independencia de Cataluña, por un lado, y su integración en el territorio español, por el otro. Esta disputa política e ideológica se produce discursivamente en una disputa de sentidos sobre el territorio en cuestión, que se puede percibir en diferentes productos simbólicos, como la publicidad promovida por España y la Cataluña. Con este fin, recurrimos al análisis del discurso, los estudios de marca y el modelosemi-narrativo para el análisis de dos videos promocionales de las agencias de promoción turística ya mencionadas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/16538410.11606/issn.2238-2593.organicom.17.165384Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/165384/161285Copyright (c) 2020 Adriano de Oliveira Sampaio, Janine Pereira Falcão de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Adriano de OliveiraOliveira, Janine Pereira Falcão de2020-06-23T13:12:27Zoai:revistas.usp.br:article/165384Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:51.633967Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo busca analisar as estratégias da Turespaña e da Agència Catalana de Turisme para promover Barcelona. A iniciativa é justificada em função das disputas pela autonomia e independência da Catalunha, por um lado, e por sua integração ao território espanhol, por outro. Essa disputa política e ideológica é produzida discursivamente em uma concorrência de sentidos acerca do território em questão, os quais podem ser percebidos em diferentes produtos simbólicos, a exemplo das peças publicitárias promovidas pela Espanha e pela Catalunha. Para tanto, recorremos à análise de discurso, aos estudos sobre marca lugar e ao modelo semionarrativo para analíse de dois vídeos promocionais dos órgãos de promoção do turismo já citados. |
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