Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/184834 |
Resumo: | Este artigo analisa a produção de sentidos sobre os megaeventos como catalisadores de mudanças positivas às cidades a partir das narrativas presentes nos documentos do Comitê Olímpico Internacional, que envolvem proposições sobre planejamento urbano e ideais de imagem desejados. Trata-se de uma rede discursiva que contribui para o desejo de sediar o megaevento como parte de um ritual que se promete potencializador de mudanças. O quadro teórico recorre a autores da sociologia e da comunicação, como Bourdieu, Sennett, Canevacci, Foucault e Sánchez. |
id |
USP-72_21fd160b2ee25a5a434e7a021533f845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184834 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: Entre COI y RIO: narrativas oficiales para la producción de la Ciudad Olímpica: Between the IOC and RIO: official narratives for the production of the Olympic City: Cidade Olímpica City brandingMegaeventosEstratégias discursivas Comitê Olímpico InternacionalCiudad OlímpicaMarca de ciudadMegaeventosEstrategias discursivasComité Olímpico InternacionalOlympic CityCity brandingMega-eventsDiscursive strategiesInternational Olympic CommitteeEste artigo analisa a produção de sentidos sobre os megaeventos como catalisadores de mudanças positivas às cidades a partir das narrativas presentes nos documentos do Comitê Olímpico Internacional, que envolvem proposições sobre planejamento urbano e ideais de imagem desejados. Trata-se de uma rede discursiva que contribui para o desejo de sediar o megaevento como parte de um ritual que se promete potencializador de mudanças. O quadro teórico recorre a autores da sociologia e da comunicação, como Bourdieu, Sennett, Canevacci, Foucault e Sánchez.Este artículo analiza la producción de significados sobre megaeventos como catalizadores de cambios positivos en las ciudades a partir de las narrativas presentes en los documentos del Comité Olímpico Internacional (COI), que involucran propuestas sobre planificación urbana e ideales de imagen deseados. Es una red discursiva que contribuye al deseo de albergar el megaevento como parte de un ritual que tiene un potencial de cambio. El marco teórico que se utilizó se compone de autores de la sociología y la comunicación, como Bourdieu, Sennett, Canevacci, Foucault y Sánchez.Based on the narratives present in the documents of the International Olympic Committee, this article analyzes the construction of meanings of mega-events as the catalysts for positive changes in cities, such as propositions about urban planning and desired image ideals. It is a discursive network that contributes to the desire to host mega-events as part of a ritual that promises to enhance change. The theoretical framework draws on authors from sociology and communication, such as Bourdieu, Sennett, Canevacci, Foucault, and Sánchez.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/18483410.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.184834Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 152-1612238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/184834/175943Copyright (c) 2021 Ana Teresa Gotardo, Ricardo Ferreira Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGotardo, Ana TeresaFreitas, Ricardo Ferreira 2021-09-22T18:28:59Zoai:revistas.usp.br:article/184834Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:55.241264Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: Entre COI y RIO: narrativas oficiales para la producción de la Ciudad Olímpica: Between the IOC and RIO: official narratives for the production of the Olympic City: |
title |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: |
spellingShingle |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: Gotardo, Ana Teresa Cidade Olímpica City branding Megaeventos Estratégias discursivas Comitê Olímpico Internacional Ciudad Olímpica Marca de ciudad Megaeventos Estrategias discursivas Comité Olímpico Internacional Olympic City City branding Mega-events Discursive strategies International Olympic Committee |
title_short |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: |
title_full |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: |
title_fullStr |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: |
title_full_unstemmed |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: |
title_sort |
Entre o COI e o RIO: narrativas oficiais para a produção da Cidade Olímpica: |
author |
Gotardo, Ana Teresa |
author_facet |
Gotardo, Ana Teresa Freitas, Ricardo Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Ricardo Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gotardo, Ana Teresa Freitas, Ricardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade Olímpica City branding Megaeventos Estratégias discursivas Comitê Olímpico Internacional Ciudad Olímpica Marca de ciudad Megaeventos Estrategias discursivas Comité Olímpico Internacional Olympic City City branding Mega-events Discursive strategies International Olympic Committee |
topic |
Cidade Olímpica City branding Megaeventos Estratégias discursivas Comitê Olímpico Internacional Ciudad Olímpica Marca de ciudad Megaeventos Estrategias discursivas Comité Olímpico Internacional Olympic City City branding Mega-events Discursive strategies International Olympic Committee |
description |
Este artigo analisa a produção de sentidos sobre os megaeventos como catalisadores de mudanças positivas às cidades a partir das narrativas presentes nos documentos do Comitê Olímpico Internacional, que envolvem proposições sobre planejamento urbano e ideais de imagem desejados. Trata-se de uma rede discursiva que contribui para o desejo de sediar o megaevento como parte de um ritual que se promete potencializador de mudanças. O quadro teórico recorre a autores da sociologia e da comunicação, como Bourdieu, Sennett, Canevacci, Foucault e Sánchez. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/184834 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.184834 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/184834 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.184834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/184834/175943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Teresa Gotardo, Ricardo Ferreira Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Teresa Gotardo, Ricardo Ferreira Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 18 n. 36 (2021): Discurso organizacional: contextos, práticas e produção de sentidos; 152-161 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111324270592 |