Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244 |
Resumo: | O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013. Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras. |
id |
USP-72_4495a7b65f8dfd060eeeadb95095373f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139244 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileirasTraits of the National culture and of the culture of innovation: an analysis of the ethical codes of Brazilian companiesTrazos de la cultura nacional y de la cultura de innovación: un análisis de los códigos de ética de empresas brasilerasCultura nacional. Cultura de innovación. Códigos de ética. Comunicación. Empresas brasileñas.National culture. Culture of innovation. Ethical codes. Communication. Brazilian companies.Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras.O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013. Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras.El propósito del texto es identificar los trazos de la cultura nacional y de la cultura de innovación en los códigos de ética de las empresas brasileñas consideradas las más innovadoras por el ranking Forbes 2013. Para esto, se realizó una pesquisa exploratoria desde un estúdio bibliográfico y de una análisis documental de los códigos de ética de tres empresas brasileñas. Como comunicadores organizacionales, verificamos que los códigos de ética pueden contribuir para la formación de la cultura de la inovación. Identificamos que las empresas que más estimulan aspectos de la cultura de inovación son también aquellas con mejor colocación en el ranking Forbes. Consideramos que el estúdio contribue para la sistematización de un cuadro comparativo de los trazos de la cultura nacional e de la cultura de inovación estabeleciendo categorías que pueden ser utilizadas en nuevas investigaciones y con una muestra más representativa del universo de las organizaciones brasileñas.The goal of the paper is to identify the traits of national culture and the culture of innovation in the ethical codes of the most innovative Brazilian companies considered by the ranking Forbes 2013. For this, we did an exploratory study from a bibliographic and documentary analysis of ethical codes of three Brazilian companies. As organizational communicators we checked that the ethical codes can contribute to the innovation culture's formation. We identified that the companies who encourage innovation culture the most, are those with better placements in the ranking Forbes. We considered that the study contributed to the systematization of a comparative frame of the traces of national culture and innovation culture that establish categories that can be used in new researches and with a more representative sample of Brazilian organizations' universe.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13924410.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 103-1222238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244/134585Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGasparindo, LeilaGrohs, Ana Cristina da Costa Piletti2017-11-08T17:21:44Zoai:revistas.usp.br:article/139244Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:36.915608Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras Traits of the National culture and of the culture of innovation: an analysis of the ethical codes of Brazilian companies Trazos de la cultura nacional y de la cultura de innovación: un análisis de los códigos de ética de empresas brasileras |
title |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras |
spellingShingle |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras Gasparindo, Leila Cultura nacional. Cultura de innovación. Códigos de ética. Comunicación. Empresas brasileñas. National culture. Culture of innovation. Ethical codes. Communication. Brazilian companies. Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras. |
title_short |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras |
title_full |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras |
title_fullStr |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras |
title_sort |
Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras |
author |
Gasparindo, Leila |
author_facet |
Gasparindo, Leila Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti |
author_role |
author |
author2 |
Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparindo, Leila Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura nacional. Cultura de innovación. Códigos de ética. Comunicación. Empresas brasileñas. National culture. Culture of innovation. Ethical codes. Communication. Brazilian companies. Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras. |
topic |
Cultura nacional. Cultura de innovación. Códigos de ética. Comunicación. Empresas brasileñas. National culture. Culture of innovation. Ethical codes. Communication. Brazilian companies. Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras. |
description |
O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013. Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244/134585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 103-122 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109805932544 |