Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparindo, Leila
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244
Resumo: O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013.  Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras.
id USP-72_4495a7b65f8dfd060eeeadb95095373f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139244
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileirasTraits of the National culture and of the culture of innovation: an analysis of the ethical codes of Brazilian companiesTrazos de la cultura nacional y de la cultura de innovación: un análisis de los códigos de ética de empresas brasilerasCultura nacional. Cultura de innovación. Códigos de ética. Comunicación. Empresas brasileñas.National culture. Culture of innovation. Ethical codes. Communication. Brazilian companies.Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras.O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013.  Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras.El propósito del texto es identificar los trazos de la cultura nacional  y de la cultura de innovación en los códigos de ética de las empresas brasileñas consideradas las más innovadoras por el ranking Forbes 2013. Para esto, se realizó una pesquisa exploratoria desde un estúdio bibliográfico y de una análisis documental de los códigos de ética de tres empresas brasileñas. Como comunicadores organizacionales, verificamos que  los códigos de ética pueden contribuir para la formación  de la cultura de la inovación. Identificamos que las empresas que más estimulan aspectos de la cultura de inovación son también aquellas con mejor colocación en el ranking Forbes. Consideramos que el estúdio contribue para la sistematización de un cuadro comparativo de los trazos de la cultura nacional e de la cultura de inovación estabeleciendo categorías que pueden ser utilizadas en nuevas investigaciones y con una muestra más representativa del universo de las organizaciones brasileñas.The goal of the paper is to identify the traits of national culture and the culture of innovation in the ethical codes of the most innovative Brazilian companies considered by the ranking Forbes 2013. For this, we did an exploratory study from a bibliographic and documentary analysis of ethical codes of three Brazilian companies. As organizational communicators we checked that the ethical codes can contribute to the innovation culture's formation. We identified that the companies who encourage innovation culture the most, are those with better placements in the ranking Forbes. We considered that the study contributed to the systematization of a comparative frame of the traces of national culture and innovation culture that establish categories that can be used in new researches and with a more representative sample of Brazilian organizations' universe.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13924410.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 103-1222238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244/134585Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessGasparindo, LeilaGrohs, Ana Cristina da Costa Piletti2017-11-08T17:21:44Zoai:revistas.usp.br:article/139244Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:36.915608Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
Traits of the National culture and of the culture of innovation: an analysis of the ethical codes of Brazilian companies
Trazos de la cultura nacional y de la cultura de innovación: un análisis de los códigos de ética de empresas brasileras
title Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
spellingShingle Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
Gasparindo, Leila
Cultura nacional. Cultura de innovación. Códigos de ética. Comunicación. Empresas brasileñas.
National culture. Culture of innovation. Ethical codes. Communication. Brazilian companies.
Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras.
title_short Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
title_full Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
title_fullStr Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
title_full_unstemmed Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
title_sort Traços da cultura nacional e da cultura de inovação: uma análise dos códigos de ética de empresas brasileiras
author Gasparindo, Leila
author_facet Gasparindo, Leila
Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti
author_role author
author2 Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparindo, Leila
Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura nacional. Cultura de innovación. Códigos de ética. Comunicación. Empresas brasileñas.
National culture. Culture of innovation. Ethical codes. Communication. Brazilian companies.
Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras.
topic Cultura nacional. Cultura de innovación. Códigos de ética. Comunicación. Empresas brasileñas.
National culture. Culture of innovation. Ethical codes. Communication. Brazilian companies.
Cultura nacional. Cultura de inovação. Códigos de ética. Comunicação. Empresas brasileiras.
description O objetivo do artigo é identificar os traços da cultura nacional e da cultura de inovação nos códigos de ética de empresas brasileiras consideradas como as mais inovadoras pelo ranking Forbes 2013.  Foi uma pesquisa exploratória a partir de um estudo bibliográfico e de análise documental dos códigos de éticas de três empresas brasileiras. Como comunicadores organizacionais, verificamos que os códigos de ética podem contribuir para a formação da cultura de inovação. Identificamos que as empresas que mais incentivam os aspectos da cultura de inovação são também àquelas com melhor colocação no ranking Forbes. Consideramos que o estudo contribuiu para a sistematização de um quadro comparativo dos traços da cultura nacional e da cultura de inovação estabelecendo categorias que podem ser utilizadas em novas pesquisas e com uma amostra mais representativa do universo de organizações brasileiras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139244/134585
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 103-122
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109805932544