Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Mariana Nacimento
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lovisolo, Hugo Rodolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108
Resumo: This article aims to discuss the stereotypes of Brazilians in the etiquette guide launched by VisitBritain with the purpose of improving the receptivity on the part of the tourism professionals and of Londoners for the tourists that will attend the event. The authors analyze the impact that the primer and its stereotypical representations had in three Brazilian media vehicles.
id USP-72_4d3abd96cc64d9e4626a64b76af9549f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139108
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiáticaThe stereotypes of Brazilians in the etiquette guide for the London Olympics: an analysis of the repercussion in the mediaLos esterotipos de los brasileños en la guía de etiqueta de la Olimpíada de Londres: un análisis de la repercusión mediáticaRepresentación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos.Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos.Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes.This article aims to discuss the stereotypes of Brazilians in the etiquette guide launched by VisitBritain with the purpose of improving the receptivity on the part of the tourism professionals and of Londoners for the tourists that will attend the event. The authors analyze the impact that the primer and its stereotypical representations had in three Brazilian media vehicles.O presente artigo analisa a repercussão dada por parte da imprensa nacional (jornais O Globo e Folha de S.Paulo, em suas versões on-line, e ainda o portal Uol, em sua secção de esportes), aos estereótipos dos brasileiros divulgados no guia de etiquetas da Olimpíada de Londres de 2012. Trata-se de publicação lançada pelo VisitBritain com o intuito de aprimorar a receptividade que os profissionaisde turismo e os próprios londrinos darão aos visitantes que irão à capital britânica para participar do evento. Além disso, se faz uma análise comparativa dos estereótipos presentes no guia com algumas das interpretações do povo brasileiro elaboradas por estudiosos nacionais. Este artículo discute los estereotipos de los brasileños en la guía de etiqueta para los Juegos Olímpicos de Londres en 2012, una publicación lanzada por VisitBritain con el fin de mejorar la respuesta a los turistas que irán a este evento, por parte de los profesionales del turismo y de los londinenses. Se hace un análisis del impacto que dicha cartilla y sus representaciones estereotipadas tuvieron en vehículos selecionados de la media brasileña.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13910810.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 92-1062238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108/134457Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Mariana NacimentoLovisolo, Hugo Rodolfo2017-11-07T12:20:50Zoai:revistas.usp.br:article/139108Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.676912Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
The stereotypes of Brazilians in the etiquette guide for the London Olympics: an analysis of the repercussion in the media
Los esterotipos de los brasileños en la guía de etiqueta de la Olimpíada de Londres: un análisis de la repercusión mediática
title Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
spellingShingle Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
Bispo, Mariana Nacimento
Representación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos.
Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos.
Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes.
title_short Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
title_full Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
title_fullStr Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
title_full_unstemmed Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
title_sort Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
author Bispo, Mariana Nacimento
author_facet Bispo, Mariana Nacimento
Lovisolo, Hugo Rodolfo
author_role author
author2 Lovisolo, Hugo Rodolfo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Mariana Nacimento
Lovisolo, Hugo Rodolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Representación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos.
Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos.
Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes.
topic Representación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos.
Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos.
Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes.
description This article aims to discuss the stereotypes of Brazilians in the etiquette guide launched by VisitBritain with the purpose of improving the receptivity on the part of the tourism professionals and of Londoners for the tourists that will attend the event. The authors analyze the impact that the primer and its stereotypical representations had in three Brazilian media vehicles.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108/134457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 92-106
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109313101824