Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108 |
Resumo: | This article aims to discuss the stereotypes of Brazilians in the etiquette guide launched by VisitBritain with the purpose of improving the receptivity on the part of the tourism professionals and of Londoners for the tourists that will attend the event. The authors analyze the impact that the primer and its stereotypical representations had in three Brazilian media vehicles. |
id |
USP-72_4d3abd96cc64d9e4626a64b76af9549f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139108 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
spelling |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiáticaThe stereotypes of Brazilians in the etiquette guide for the London Olympics: an analysis of the repercussion in the mediaLos esterotipos de los brasileños en la guía de etiqueta de la Olimpíada de Londres: un análisis de la repercusión mediáticaRepresentación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos.Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos.Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes.This article aims to discuss the stereotypes of Brazilians in the etiquette guide launched by VisitBritain with the purpose of improving the receptivity on the part of the tourism professionals and of Londoners for the tourists that will attend the event. The authors analyze the impact that the primer and its stereotypical representations had in three Brazilian media vehicles.O presente artigo analisa a repercussão dada por parte da imprensa nacional (jornais O Globo e Folha de S.Paulo, em suas versões on-line, e ainda o portal Uol, em sua secção de esportes), aos estereótipos dos brasileiros divulgados no guia de etiquetas da Olimpíada de Londres de 2012. Trata-se de publicação lançada pelo VisitBritain com o intuito de aprimorar a receptividade que os profissionaisde turismo e os próprios londrinos darão aos visitantes que irão à capital britânica para participar do evento. Além disso, se faz uma análise comparativa dos estereótipos presentes no guia com algumas das interpretações do povo brasileiro elaboradas por estudiosos nacionais. Este artículo discute los estereotipos de los brasileños en la guía de etiqueta para los Juegos Olímpicos de Londres en 2012, una publicación lanzada por VisitBritain con el fin de mejorar la respuesta a los turistas que irán a este evento, por parte de los profesionales del turismo y de los londinenses. Se hace un análisis del impacto que dicha cartilla y sus representaciones estereotipadas tuvieron en vehículos selecionados de la media brasileña.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13910810.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 92-1062238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108/134457Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Mariana NacimentoLovisolo, Hugo Rodolfo2017-11-07T12:20:50Zoai:revistas.usp.br:article/139108Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:29.676912Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática The stereotypes of Brazilians in the etiquette guide for the London Olympics: an analysis of the repercussion in the media Los esterotipos de los brasileños en la guía de etiqueta de la Olimpíada de Londres: un análisis de la repercusión mediática |
title |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática |
spellingShingle |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática Bispo, Mariana Nacimento Representación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos. Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos. Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes. Bispo, Mariana Nacimento Representación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos. Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos. Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes. |
title_short |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática |
title_full |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática |
title_fullStr |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática |
title_full_unstemmed |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática |
title_sort |
Os estereótipos dos brasileiros no guia de etiqueta da Olimpíada de Londres: uma análise da repercussão midiática |
author |
Bispo, Mariana Nacimento |
author_facet |
Bispo, Mariana Nacimento Bispo, Mariana Nacimento Lovisolo, Hugo Rodolfo Lovisolo, Hugo Rodolfo |
author_role |
author |
author2 |
Lovisolo, Hugo Rodolfo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Mariana Nacimento Lovisolo, Hugo Rodolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos. Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos. Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes. |
topic |
Representación social. Identidad. Olimpíada. Estereotipos. Representação social. Identidade. Olimpíada. Estereótipos. Social representation. Identity. Olympiad. Stereotypes. |
description |
This article aims to discuss the stereotypes of Brazilians in the etiquette guide launched by VisitBritain with the purpose of improving the receptivity on the part of the tourism professionals and of Londoners for the tourists that will attend the event. The authors analyze the impact that the primer and its stereotypical representations had in three Brazilian media vehicles. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139108/134457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 8 n. 15 (2011): Comunicação e Esporte: pesquisa, marketing e mídia; 92-106 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1822182110921752576 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139108 |