Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267 |
Resumo: | Este artigo traz apontamentos para a comunicação organizacional, a partir da reflexão sobre elementos de uma tese dedoutorado que objetivou compreender o processo de trânsito das audiências, onde receptores se tornam emissores aocompartilharem suas percepções sobre telenovela no Twitter. Os resultados evidenciaram conteúdos e motivaçõesrelacionados não somente à trama, mas a outros aspectos ligados à relação do público com a organização, o que mostra anecessidade de as organizações se tornarem receptoras e emissoras crossmidiáticas na relação com os diferentes públicos. |
id |
USP-72_5dd3601ec83041204a6924c3d82ba037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139267 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporâneaTecnicidad como mediación estructural en el proceso de tránsito de las audiencias:apuntes para la comunicación organizacional contemporáneaTechnicity as a structural mediation in the process of transit of audiences: notes for contemporary organizational communicationTecnicidad. Tránsito de las audiências. Crossmedios. Comunicación organizacional contemporánea.Technicity.Transit of the audiences. Cross-media. Contemporary organizational communication.Tecnicidade.Trânsito das audiências. Crossmedia. Comunicação organizacional contemporânea.Este artigo traz apontamentos para a comunicação organizacional, a partir da reflexão sobre elementos de uma tese dedoutorado que objetivou compreender o processo de trânsito das audiências, onde receptores se tornam emissores aocompartilharem suas percepções sobre telenovela no Twitter. Os resultados evidenciaram conteúdos e motivaçõesrelacionados não somente à trama, mas a outros aspectos ligados à relação do público com a organização, o que mostra anecessidade de as organizações se tornarem receptoras e emissoras crossmidiáticas na relação com os diferentes públicos.This article provides notes for organizational communication using the reflection on elements of a doctoral thesis thataimed at understanding the process of audiences, where receivers become broadcasters when sharing their perceptionsof soap operas on the Twitter. The results showed contents and motivations related not only to the plot, but other aspectsof the public’s relationship with the organization, showing the need for organizations to become cross-media receivers andbroadcasters in relation to different audiences.Este artículo proporciona apuntes para la comunicación organizacional, a partir de la reflexión sobre elementos de unatesis doctoral que tuvo como objetivo comprender el proceso de tránsito de las audiencias, donde receptores se conviertenen transmisores al compartir sus percepciones acerca de telenovelas en el Twitter. Los resultados mostraron contenidosy motivaciones relacionadas no solamente con la trama, sino a otros aspectos vinculados a la relación del público conla organización, lo que muestra la necesidad de las organizaciones para convertirse en receptores y transmisorescrossmediáticos en la relación con los diferentes públicos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13926710.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139267Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 57-662238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267/134608Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPieniz, Mônica2017-11-09T13:57:12Zoai:revistas.usp.br:article/139267Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:38.298140Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea Tecnicidad como mediación estructural en el proceso de tránsito de las audiencias:apuntes para la comunicación organizacional contemporánea Technicity as a structural mediation in the process of transit of audiences: notes for contemporary organizational communication |
title |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea |
spellingShingle |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea Pieniz, Mônica Tecnicidad. Tránsito de las audiências. Crossmedios. Comunicación organizacional contemporánea. Technicity.Transit of the audiences. Cross-media. Contemporary organizational communication. Tecnicidade.Trânsito das audiências. Crossmedia. Comunicação organizacional contemporânea. |
title_short |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea |
title_full |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea |
title_fullStr |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea |
title_full_unstemmed |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea |
title_sort |
Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea |
author |
Pieniz, Mônica |
author_facet |
Pieniz, Mônica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pieniz, Mônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnicidad. Tránsito de las audiências. Crossmedios. Comunicación organizacional contemporánea. Technicity.Transit of the audiences. Cross-media. Contemporary organizational communication. Tecnicidade.Trânsito das audiências. Crossmedia. Comunicação organizacional contemporânea. |
topic |
Tecnicidad. Tránsito de las audiências. Crossmedios. Comunicación organizacional contemporánea. Technicity.Transit of the audiences. Cross-media. Contemporary organizational communication. Tecnicidade.Trânsito das audiências. Crossmedia. Comunicação organizacional contemporânea. |
description |
Este artigo traz apontamentos para a comunicação organizacional, a partir da reflexão sobre elementos de uma tese dedoutorado que objetivou compreender o processo de trânsito das audiências, onde receptores se tornam emissores aocompartilharem suas percepções sobre telenovela no Twitter. Os resultados evidenciaram conteúdos e motivaçõesrelacionados não somente à trama, mas a outros aspectos ligados à relação do público com a organização, o que mostra anecessidade de as organizações se tornarem receptoras e emissoras crossmidiáticas na relação com os diferentes públicos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139267 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267/134608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 57-66 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109841584128 |