Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pieniz, Mônica
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267
Resumo: Este artigo traz apontamentos para a comunicação organizacional, a partir da reflexão sobre elementos de uma tese dedoutorado que objetivou compreender o processo de trânsito das audiências, onde receptores se tornam emissores aocompartilharem suas percepções sobre telenovela no Twitter. Os resultados evidenciaram conteúdos e motivaçõesrelacionados não somente à trama, mas a outros aspectos ligados à relação do público com a organização, o que mostra anecessidade de as organizações se tornarem receptoras e emissoras crossmidiáticas na relação com os diferentes públicos.
id USP-72_5dd3601ec83041204a6924c3d82ba037
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139267
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporâneaTecnicidad como mediación estructural en el proceso de tránsito de las audiencias:apuntes para la comunicación organizacional contemporáneaTechnicity as a structural mediation in the process of transit of audiences: notes for contemporary organizational communicationTecnicidad. Tránsito de las audiências. Crossmedios. Comunicación organizacional contemporánea.Technicity.Transit of the audiences. Cross-media. Contemporary organizational communication.Tecnicidade.Trânsito das audiências. Crossmedia. Comunicação organizacional contemporânea.Este artigo traz apontamentos para a comunicação organizacional, a partir da reflexão sobre elementos de uma tese dedoutorado que objetivou compreender o processo de trânsito das audiências, onde receptores se tornam emissores aocompartilharem suas percepções sobre telenovela no Twitter. Os resultados evidenciaram conteúdos e motivaçõesrelacionados não somente à trama, mas a outros aspectos ligados à relação do público com a organização, o que mostra anecessidade de as organizações se tornarem receptoras e emissoras crossmidiáticas na relação com os diferentes públicos.This article provides notes for organizational communication using the reflection on elements of a doctoral thesis thataimed at understanding the process of audiences, where receivers become broadcasters when sharing their perceptionsof soap operas on the Twitter. The results showed contents and motivations related not only to the plot, but other aspectsof the public’s relationship with the organization, showing the need for organizations to become cross-media receivers andbroadcasters in relation to different audiences.Este artículo proporciona apuntes para la comunicación organizacional, a partir de la reflexión sobre elementos de unatesis doctoral que tuvo como objetivo comprender el proceso de tránsito de las audiencias, donde receptores se conviertenen transmisores al compartir sus percepciones acerca de telenovelas en el Twitter. Los resultados mostraron contenidosy motivaciones relacionadas no solamente con la trama, sino a otros aspectos vinculados a la relación del público conla organización, lo que muestra la necesidad de las organizaciones para convertirse en receptores y transmisorescrossmediáticos en la relación con los diferentes públicos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13926710.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139267Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 57-662238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267/134608Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessPieniz, Mônica2017-11-09T13:57:12Zoai:revistas.usp.br:article/139267Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:38.298140Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
Tecnicidad como mediación estructural en el proceso de tránsito de las audiencias:apuntes para la comunicación organizacional contemporánea
Technicity as a structural mediation in the process of transit of audiences: notes for contemporary organizational communication
title Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
spellingShingle Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
Pieniz, Mônica
Tecnicidad. Tránsito de las audiências. Crossmedios. Comunicación organizacional contemporánea.
Technicity.Transit of the audiences. Cross-media. Contemporary organizational communication.
Tecnicidade.Trânsito das audiências. Crossmedia. Comunicação organizacional contemporânea.
title_short Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
title_full Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
title_fullStr Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
title_full_unstemmed Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
title_sort Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea
author Pieniz, Mônica
author_facet Pieniz, Mônica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pieniz, Mônica
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnicidad. Tránsito de las audiências. Crossmedios. Comunicación organizacional contemporánea.
Technicity.Transit of the audiences. Cross-media. Contemporary organizational communication.
Tecnicidade.Trânsito das audiências. Crossmedia. Comunicação organizacional contemporânea.
topic Tecnicidad. Tránsito de las audiências. Crossmedios. Comunicación organizacional contemporánea.
Technicity.Transit of the audiences. Cross-media. Contemporary organizational communication.
Tecnicidade.Trânsito das audiências. Crossmedia. Comunicação organizacional contemporânea.
description Este artigo traz apontamentos para a comunicação organizacional, a partir da reflexão sobre elementos de uma tese dedoutorado que objetivou compreender o processo de trânsito das audiências, onde receptores se tornam emissores aocompartilharem suas percepções sobre telenovela no Twitter. Os resultados evidenciaram conteúdos e motivaçõesrelacionados não somente à trama, mas a outros aspectos ligados à relação do público com a organização, o que mostra anecessidade de as organizações se tornarem receptoras e emissoras crossmidiáticas na relação com os diferentes públicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139267
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139267/134608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 12 n. 22 (2015): Redes Sociais: Usos Corporativos; 57-66
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109841584128