Mudança cultural e a responsabilidade das Relações Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchiori, Marlene Regina
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138871
Resumo: Este artículo discute cuestiones relacionadas al proceso de cambio cultural en las organizaciones, mostrando que mucho se discute sobre el desempeño organizacional. Considera que el cambio sólo es efectivo si se trabaja en la esencia, en los valores y en las formas de relación de las personas, y ello exige comunicación. Por lo tanto, se afirma que la práctica de las Relaciones Públicas debe ser realizada de forma estratégica por corresponder a un proceso de intervención en la cultura de la organización.
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spelling Mudança cultural e a responsabilidade das Relações PúblicasMudança cultural e a responsabilidade das Relações PúblicasMudança cultural e a responsabilidade das Relações PúblicasDesempeño organizacional. Cambio cultural. Relaciones Públicas.Organizational performance. Cultural change. Public Relations.Performance organizacional. Mudança cultural. Relações Públicas.Este artículo discute cuestiones relacionadas al proceso de cambio cultural en las organizaciones, mostrando que mucho se discute sobre el desempeño organizacional. Considera que el cambio sólo es efectivo si se trabaja en la esencia, en los valores y en las formas de relación de las personas, y ello exige comunicación. Por lo tanto, se afirma que la práctica de las Relaciones Públicas debe ser realizada de forma estratégica por corresponder a un proceso de intervención en la cultura de la organización.A autora faz uma reflexão sobre o papel dos comunicadores tendo como ótica sua relação com a cultura em um ambiente pós-moderno de novos meios, de criação e recriação de símbolos e atitudes. Uma nova dimensão abre-se ao comunicador, permitindo gerar outros processos de comunicação, deslocando os processos meramente informacionais e efetivistas para fazer justiça à comunicação humana, confrontando Este artigo aborda questões relativas ao processo de mudança cultural em organizações, demonstrando que muito se tem falado a respeito da performance organizacional. Entende-se que uma mudança só é efetiva a partir do momento em que se trabalhe na essência, nos valores, na forma de relacionamento das pessoas, e isto exige comunicação. Portanto, afirma-se que as Relações Públicas devem ser praticadas de forma estratégica por representarem um processo de intervenção na cultura organizacional.This work discusses issues related to the process of cultural change in organizations, to demonstrate that a lot has currently been said about organizational performance. Changes are seen as effective only when they affect the essence, the values, and the way human relationships take place, and to make this happen, communication is fundamental. Thus, this study stresses the role of Public Relations in intervening strategically in the culture of organizations.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2004-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13887110.11606/issn.2238-2593.organicom.2004.138871Organicom; v. 1 n. 1 (2004): Comunicação e mudança cultural nas organizações; 84-952238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138871/134218Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchiori, Marlene Regina2017-10-25T10:27:33Zoai:revistas.usp.br:article/138871Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:16.392578Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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