O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138986 |
Resumo: | Discutem-se o conceito de mundo do trabalho e o discurso como materialidade da organização. Faz-se a crítica ao uso da comunicação como ferramenta para a conquista de públicos, reduzindo-a à estratégia de marketing. Critica-se a simplificação que se costuma fazer do conceito de trabalho, desqualificando-o como mal necessário ao entendê-lo apenas como meio de aquisição de bens e capitais. Objetiva-se apresentar uma abordagem de comunicação e trabalho instigadora de questões relevantes para as pesquisas na área. Desenhamseelementos críticos de políticas de comunicação no mundo do trabalho. |
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O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significadosO mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significadosO mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significadosComunicación. Mundo del trabajo. Discurso. Organizaciones.Communication. Working world. Discourse. Organization.Comunicação. Mundo do trabalho. Discurso. Organizações.Discutem-se o conceito de mundo do trabalho e o discurso como materialidade da organização. Faz-se a crítica ao uso da comunicação como ferramenta para a conquista de públicos, reduzindo-a à estratégia de marketing. Critica-se a simplificação que se costuma fazer do conceito de trabalho, desqualificando-o como mal necessário ao entendê-lo apenas como meio de aquisição de bens e capitais. Objetiva-se apresentar uma abordagem de comunicação e trabalho instigadora de questões relevantes para as pesquisas na área. Desenhamseelementos críticos de políticas de comunicação no mundo do trabalho.Se discute el concepto de mundo del trabajo y el discurso como materialidad de la organización. Se hace una crítica al uso de la comunicación como herramienta para la conquista de públicos, que la reduce a una mera estrategia del marketing. Se critica también la simplificación cotidiana del concepto de trabajo, que lo descalifica como un mal necesario, al entenderlo solamente como un medio de adquisición de bienes y capital. El objetivo es presentar un abordaje de la comunicación y el trabajo instigadora de preguntas relevantes para las investigaciones en el área y dibujar elementos críticos de las políticas de comunicación en el mundo del trabajo.This article discusses the concept of the working world and of discourse as being the core of an organization. It criticizes the use of communication as a tool for conquering the public, reducing it to a marketing strategy. It also criticizes the simplification of the concept of work, disqualifying it as a necessary evil when seeing it as a means for acquiring goods and capital. This article aims to present a communication and working approach that will instigate relevant questions to the research area. It also introduces critical elements of the communication policies of the working world.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13898610.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138986Organicom; v. 5 n. 9 (2008): Discurso Institucional, Linguagem e Retórica; 90-1002238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138986/134334Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFigaro, Roseli2017-11-01T10:31:24Zoai:revistas.usp.br:article/138986Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:22.833211Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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