A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebechi, Claudia Nociolini
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139291
Resumo: Este artigo apresenta uma breve exposição da pesquisa de doutorado da autora, constituída por uma ampla investigaçãoem arquivos brasileiros e franceses e realizada com o principal propósito de identificar e analisar as prescrições de relaçõespúblicas em diálogo com o discurso da racionalização do trabalho, difundido entre os anos 1930-1960. Sobretudo, a pesquisatrata dos ditames que nortearam a gestão da comunicação nas relações de trabalho em organizações na primeira metadedo século XX. Naquele período, as formas de gerir o trabalho nas sociedades capitalistas foram orientadas pelos princípiosdo ideário taylorista/fordista e da Escola das Relações Humanas. Neste contexto de racionalização do trabalho, os ditamesde gestão da comunicação em organizações foram influenciados por esses mesmos princípios, produzindo prescrições queprocuravam mediar as relações de trabalho.
id USP-72_7c67331ad3bf51c6721362ba106900a1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139291
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)The management of communication in the process of rationalization of the work: the dictates of public relations in Brazil and in FranceLa gestión de la comunicación en el proceso de la racionalización del trabajo: los dictados de las relaciones públicas en Brasil y Francia (años 1930-1960)Gestión de la comunicación. Racionalización del trabajo. Requisitos de las relaciones públicas. Brasil. Francia.Communication management. Rationalization of work. Prescriptions of public relations. Brazil. France.Gestão da comunicação. Racionalização do trabalho. Prescrições de relações públicas. Brasil. França.Este artigo apresenta uma breve exposição da pesquisa de doutorado da autora, constituída por uma ampla investigaçãoem arquivos brasileiros e franceses e realizada com o principal propósito de identificar e analisar as prescrições de relaçõespúblicas em diálogo com o discurso da racionalização do trabalho, difundido entre os anos 1930-1960. Sobretudo, a pesquisatrata dos ditames que nortearam a gestão da comunicação nas relações de trabalho em organizações na primeira metadedo século XX. Naquele período, as formas de gerir o trabalho nas sociedades capitalistas foram orientadas pelos princípiosdo ideário taylorista/fordista e da Escola das Relações Humanas. Neste contexto de racionalização do trabalho, os ditamesde gestão da comunicação em organizações foram influenciados por esses mesmos princípios, produzindo prescrições queprocuravam mediar as relações de trabalho.En este artículo se presenta una breve presentación de la investigación doctoral de la autora, que consiste en una ampliainvestigación en los archivos brasileños y franceses y realizado con el objetivo principal de identificar y analizar los requisitosde las relaciones públicas en el diálogo con el discurso de la racionalización del trabajo, extendido entre los años 1930-1960.Por encima de todo, la investigación se ocupa de los dictados que guiaron la gestión de la comunicación en las relacioneslaborales en las organizaciones en la primera mitad del siglo XX. En ese momento, la manera de gestionar el trabajo en lassociedades capitalistas se guía por los principios de las ideas taylorista/fordista y la Escuela de Relaciones Humanas. Eneste contexto de racionalización del trabajo, la gestión de la comunicación en las organizaciones dicta fueron influenciadospor estos mismos principios, la producción de recetas que intentan mediar en las relaciones laborales.This article provides a brief presentation of the author’s doctoral research, consisting of extensive research in Brazilian andFrench archives and developed with the main purpose of identifying and analyzing the prescriptions of public relations in adialogue with the discourse of rationalization of work, diffused in the course of the years 1930 to 1960. More than anythingthe research addresses the dictates that guided communication management in the working relations within organizationsduring the first half of the twentieth century. At that time the ways for management of the work in capitalist societies wereguided by the principles of the taylorist/fordist ideas and of the Human Relations School. In this context of rationalizationof work, the communication management dictated in organizations was influenced by these same principles, producingprescriptions that sought to mediate the work relations.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13929110.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139291Organicom; v. 12 n. 23 (2015): Comunicação e Economia Criativa; 15-272238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139291/134632Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRebechi, Claudia Nociolini2017-11-09T16:59:48Zoai:revistas.usp.br:article/139291Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:39.731290Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
The management of communication in the process of rationalization of the work: the dictates of public relations in Brazil and in France
La gestión de la comunicación en el proceso de la racionalización del trabajo: los dictados de las relaciones públicas en Brasil y Francia (años 1930-1960)
title A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
spellingShingle A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
Rebechi, Claudia Nociolini
Gestión de la comunicación. Racionalización del trabajo. Requisitos de las relaciones públicas. Brasil. Francia.
Communication management. Rationalization of work. Prescriptions of public relations. Brazil. France.
Gestão da comunicação. Racionalização do trabalho. Prescrições de relações públicas. Brasil. França.
title_short A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
title_full A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
title_fullStr A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
title_full_unstemmed A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
title_sort A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)
author Rebechi, Claudia Nociolini
author_facet Rebechi, Claudia Nociolini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebechi, Claudia Nociolini
dc.subject.por.fl_str_mv Gestión de la comunicación. Racionalización del trabajo. Requisitos de las relaciones públicas. Brasil. Francia.
Communication management. Rationalization of work. Prescriptions of public relations. Brazil. France.
Gestão da comunicação. Racionalização do trabalho. Prescrições de relações públicas. Brasil. França.
topic Gestión de la comunicación. Racionalización del trabajo. Requisitos de las relaciones públicas. Brasil. Francia.
Communication management. Rationalization of work. Prescriptions of public relations. Brazil. France.
Gestão da comunicação. Racionalização do trabalho. Prescrições de relações públicas. Brasil. França.
description Este artigo apresenta uma breve exposição da pesquisa de doutorado da autora, constituída por uma ampla investigaçãoem arquivos brasileiros e franceses e realizada com o principal propósito de identificar e analisar as prescrições de relaçõespúblicas em diálogo com o discurso da racionalização do trabalho, difundido entre os anos 1930-1960. Sobretudo, a pesquisatrata dos ditames que nortearam a gestão da comunicação nas relações de trabalho em organizações na primeira metadedo século XX. Naquele período, as formas de gerir o trabalho nas sociedades capitalistas foram orientadas pelos princípiosdo ideário taylorista/fordista e da Escola das Relações Humanas. Neste contexto de racionalização do trabalho, os ditamesde gestão da comunicação em organizações foram influenciados por esses mesmos princípios, produzindo prescrições queprocuravam mediar as relações de trabalho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139291
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139291
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139291
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139291/134632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 12 n. 23 (2015): Comunicação e Economia Criativa; 15-27
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110157205505