Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fachinelli, Ana Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rech, Jane, Giacomelo, Cintia Paese, Brandt, Grazielle Betina, Manozzo, Mariana Tiburi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202
Resumo: Ao considerar as implicações sociais das suas atividades, as organizações encontram desafios como o engajamento dos stakeholders. O artigo situa tal reflexão no âmbito do público interno das organizações, uma vez que o engajamento em projetos corporativos pode estar condicionado ao seu comprometimento com a organização. O objetivo da pesquisa foi estudar a informação e a comunicação e sua relação com o comprometimento. Os dados foram coletados utilizando-se escalas de medidas e analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Verificou-se que funcionários satisfeitos com as informações dos gestores, com maior acesso à comunicação vertical e a informações estratégicas, tendem a ser mais comprometidos. 
id USP-72_9996262844b2c4354dd58c5b59ec3036
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139202
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagementInformación, comunicación y comprometimiento: un desafío para el envolvimiento del público internoInformação, comunicação e comprometimento: um desafio para o engajamento do público internoInformación. Comunicación. Compromiso. Responsabilidad social corporativa.Information. Communication. Commitment. Corporate social responsibility.Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial.Ao considerar as implicações sociais das suas atividades, as organizações encontram desafios como o engajamento dos stakeholders. O artigo situa tal reflexão no âmbito do público interno das organizações, uma vez que o engajamento em projetos corporativos pode estar condicionado ao seu comprometimento com a organização. O objetivo da pesquisa foi estudar a informação e a comunicação e sua relação com o comprometimento. Os dados foram coletados utilizando-se escalas de medidas e analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Verificou-se que funcionários satisfeitos com as informações dos gestores, com maior acesso à comunicação vertical e a informações estratégicas, tendem a ser mais comprometidos. When considering social implications of their activities, organizations find it challenging to engage stakeholders. This article discusses this topic from the organization internal audience perspective, since their engagement level in corporate projects may vary according to their commitment to the organization. The purpose of this research was to study information and communication and how they are related to commitment. Data were collected using measurement scales, and analyzed with multivariate statistical techniques. The results indicated that employees who are pleased with the information they receive from their managers, and who have greater access to strategic information and vertical communication, tend to show higher commitment levels.Al considerar las implicaciones sociales de sus actividades, las empresas encuentran desafíos como el del comprometimiento de los stakeholders. El artículo examina esa reflexión en el ámbito del público interno de las organizaciones, debido a que su participación en proyectos corporativos puede estar condicionada a su comprometimiento con la organización. El objetivo fue estudiar la información y la comunicación y su relación con el comprometimiento. Los datos fueron recolectados mediante escalas de medidas y analizados por medio de técnicas estadísticas multivariadas. Se verificó que los empleados satisfechos con la información de los directivos, que tienen acceso a la comunicación vertical y la información estratégica son los más comprometidos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13920210.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139202Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 170-1832238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202/134544Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFachinelli, Ana CristinaRech, JaneGiacomelo, Cintia PaeseBrandt, Grazielle BetinaManozzo, Mariana Tiburi2017-11-08T13:32:42Zoai:revistas.usp.br:article/139202Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:34.550659Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
Información, comunicación y comprometimiento: un desafío para el envolvimiento del público interno
Informação, comunicação e comprometimento: um desafio para o engajamento do público interno
title Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
spellingShingle Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
Fachinelli, Ana Cristina
Información. Comunicación. Compromiso. Responsabilidad social corporativa.
Information. Communication. Commitment. Corporate social responsibility.
Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial.
title_short Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
title_full Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
title_fullStr Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
title_full_unstemmed Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
title_sort Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
author Fachinelli, Ana Cristina
author_facet Fachinelli, Ana Cristina
Rech, Jane
Giacomelo, Cintia Paese
Brandt, Grazielle Betina
Manozzo, Mariana Tiburi
author_role author
author2 Rech, Jane
Giacomelo, Cintia Paese
Brandt, Grazielle Betina
Manozzo, Mariana Tiburi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fachinelli, Ana Cristina
Rech, Jane
Giacomelo, Cintia Paese
Brandt, Grazielle Betina
Manozzo, Mariana Tiburi
dc.subject.por.fl_str_mv Información. Comunicación. Compromiso. Responsabilidad social corporativa.
Information. Communication. Commitment. Corporate social responsibility.
Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial.
topic Información. Comunicación. Compromiso. Responsabilidad social corporativa.
Information. Communication. Commitment. Corporate social responsibility.
Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial.
description Ao considerar as implicações sociais das suas atividades, as organizações encontram desafios como o engajamento dos stakeholders. O artigo situa tal reflexão no âmbito do público interno das organizações, uma vez que o engajamento em projetos corporativos pode estar condicionado ao seu comprometimento com a organização. O objetivo da pesquisa foi estudar a informação e a comunicação e sua relação com o comprometimento. Os dados foram coletados utilizando-se escalas de medidas e analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Verificou-se que funcionários satisfeitos com as informações dos gestores, com maior acesso à comunicação vertical e a informações estratégicas, tendem a ser mais comprometidos. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139202
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202/134544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 170-183
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109740920832