Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202 |
Resumo: | Ao considerar as implicações sociais das suas atividades, as organizações encontram desafios como o engajamento dos stakeholders. O artigo situa tal reflexão no âmbito do público interno das organizações, uma vez que o engajamento em projetos corporativos pode estar condicionado ao seu comprometimento com a organização. O objetivo da pesquisa foi estudar a informação e a comunicação e sua relação com o comprometimento. Os dados foram coletados utilizando-se escalas de medidas e analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Verificou-se que funcionários satisfeitos com as informações dos gestores, com maior acesso à comunicação vertical e a informações estratégicas, tendem a ser mais comprometidos. |
id |
USP-72_9996262844b2c4354dd58c5b59ec3036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139202 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagementInformación, comunicación y comprometimiento: un desafío para el envolvimiento del público internoInformação, comunicação e comprometimento: um desafio para o engajamento do público internoInformación. Comunicación. Compromiso. Responsabilidad social corporativa.Information. Communication. Commitment. Corporate social responsibility.Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial.Ao considerar as implicações sociais das suas atividades, as organizações encontram desafios como o engajamento dos stakeholders. O artigo situa tal reflexão no âmbito do público interno das organizações, uma vez que o engajamento em projetos corporativos pode estar condicionado ao seu comprometimento com a organização. O objetivo da pesquisa foi estudar a informação e a comunicação e sua relação com o comprometimento. Os dados foram coletados utilizando-se escalas de medidas e analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Verificou-se que funcionários satisfeitos com as informações dos gestores, com maior acesso à comunicação vertical e a informações estratégicas, tendem a ser mais comprometidos. When considering social implications of their activities, organizations find it challenging to engage stakeholders. This article discusses this topic from the organization internal audience perspective, since their engagement level in corporate projects may vary according to their commitment to the organization. The purpose of this research was to study information and communication and how they are related to commitment. Data were collected using measurement scales, and analyzed with multivariate statistical techniques. The results indicated that employees who are pleased with the information they receive from their managers, and who have greater access to strategic information and vertical communication, tend to show higher commitment levels.Al considerar las implicaciones sociales de sus actividades, las empresas encuentran desafíos como el del comprometimiento de los stakeholders. El artículo examina esa reflexión en el ámbito del público interno de las organizaciones, debido a que su participación en proyectos corporativos puede estar condicionada a su comprometimiento con la organización. El objetivo fue estudiar la información y la comunicación y su relación con el comprometimiento. Los datos fueron recolectados mediante escalas de medidas y analizados por medio de técnicas estadísticas multivariadas. Se verificó que los empleados satisfechos con la información de los directivos, que tienen acceso a la comunicación vertical y la información estratégica son los más comprometidos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13920210.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139202Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 170-1832238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202/134544Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFachinelli, Ana CristinaRech, JaneGiacomelo, Cintia PaeseBrandt, Grazielle BetinaManozzo, Mariana Tiburi2017-11-08T13:32:42Zoai:revistas.usp.br:article/139202Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:34.550659Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement Información, comunicación y comprometimiento: un desafío para el envolvimiento del público interno Informação, comunicação e comprometimento: um desafio para o engajamento do público interno |
title |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement |
spellingShingle |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement Fachinelli, Ana Cristina Información. Comunicación. Compromiso. Responsabilidad social corporativa. Information. Communication. Commitment. Corporate social responsibility. Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial. |
title_short |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement |
title_full |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement |
title_fullStr |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement |
title_full_unstemmed |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement |
title_sort |
Information, communication and commitment: a challenge for internal audience engagement |
author |
Fachinelli, Ana Cristina |
author_facet |
Fachinelli, Ana Cristina Rech, Jane Giacomelo, Cintia Paese Brandt, Grazielle Betina Manozzo, Mariana Tiburi |
author_role |
author |
author2 |
Rech, Jane Giacomelo, Cintia Paese Brandt, Grazielle Betina Manozzo, Mariana Tiburi |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fachinelli, Ana Cristina Rech, Jane Giacomelo, Cintia Paese Brandt, Grazielle Betina Manozzo, Mariana Tiburi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Información. Comunicación. Compromiso. Responsabilidad social corporativa. Information. Communication. Commitment. Corporate social responsibility. Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial. |
topic |
Información. Comunicación. Compromiso. Responsabilidad social corporativa. Information. Communication. Commitment. Corporate social responsibility. Informação. Comunicação. Comprometimento. Responsabilidade social empresarial. |
description |
Ao considerar as implicações sociais das suas atividades, as organizações encontram desafios como o engajamento dos stakeholders. O artigo situa tal reflexão no âmbito do público interno das organizações, uma vez que o engajamento em projetos corporativos pode estar condicionado ao seu comprometimento com a organização. O objetivo da pesquisa foi estudar a informação e a comunicação e sua relação com o comprometimento. Os dados foram coletados utilizando-se escalas de medidas e analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas. Verificou-se que funcionários satisfeitos com as informações dos gestores, com maior acesso à comunicação vertical e a informações estratégicas, tendem a ser mais comprometidos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139202 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139202/134544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 170-183 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109740920832 |