Impresso versus digital: uma reflexão sobre a transição do meio impresso
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139237 |
Resumo: | A presente pesquisa pretende abordar algumas contribuições teóricas e práticas para verificar como, no presente momento, tem se dado a transição do meio impresso para o digital entre jovens universitários e líderes de opinião da área editorial e da Comunicação. Para tanto, os autores fazem inicialmente uma reconstituição da trajetória do texto impresso até chegar ao meio digital. O objetivo é entender como as pessoas estão se relacionando (ou não) e como percebem essa transição para a plataforma digital. Dados sobre uma amostra com seis líderes de opinião e, aproximadamente 100 jovens universitários, foram coletados para cumprir com o objetivo do estudo que era conhecer a opinião da amostra, identificar as tendências em relação à transição impresso/digital e captar suas percepções com relação à tecnologia e às tendências que se avizinham no contexto brasileiro. Os resultados sugerem que o livro impresso coexistirá com o digital de forma harmoniosa pelo menos nas próximas décadas, uma vez que ainda estamos longe do tempo em que o digital prevalecerá sobre o impresso e será a única opção de plataforma de leitura e disponibilização de conteúdo. |
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Impresso versus digital: uma reflexão sobre a transição do meio impressoPrinted versus digital: a reflection on the transition of the printed meansImpreso versus digital: una reflexión sobre la transición del medio impresoComunicación.Relaciones Públicas.Medios digitales. Inclusión digital. Libros digitales (e-books).Communication. Public Relations. Digital media. Digital inclusion. (e-books) Digital books.Comunicação. Relações Públicas. Meios digitais. Inclusão digital. Livros digitais (e-books).A presente pesquisa pretende abordar algumas contribuições teóricas e práticas para verificar como, no presente momento, tem se dado a transição do meio impresso para o digital entre jovens universitários e líderes de opinião da área editorial e da Comunicação. Para tanto, os autores fazem inicialmente uma reconstituição da trajetória do texto impresso até chegar ao meio digital. O objetivo é entender como as pessoas estão se relacionando (ou não) e como percebem essa transição para a plataforma digital. Dados sobre uma amostra com seis líderes de opinião e, aproximadamente 100 jovens universitários, foram coletados para cumprir com o objetivo do estudo que era conhecer a opinião da amostra, identificar as tendências em relação à transição impresso/digital e captar suas percepções com relação à tecnologia e às tendências que se avizinham no contexto brasileiro. Os resultados sugerem que o livro impresso coexistirá com o digital de forma harmoniosa pelo menos nas próximas décadas, uma vez que ainda estamos longe do tempo em que o digital prevalecerá sobre o impresso e será a única opção de plataforma de leitura e disponibilização de conteúdo.The present study aims to address some theoretical and practical contributions to verify how the transition from printed media towards digital medium is happening among university students and opinion leaders of editorial and communication area at the present moment. To achieve this, the authors initially make a reconstruction of the trajectory from printed text to the digital medium. The objective is to understand how people are dealing with (or not) and how they perceive that transition to a digital platform. A sample survey with six opinion leaders and about 100 university students were collected to meet the goal of this study, which was to know the opinion of this sample, identify the trends in respect to the transition print/digital and get their perception of technology and of the trends that lies ahead in the Brazilian context. The results suggest that the printed book will coexist with its digital form in harmony for at least the next decades, since we are still far from the time in which the digital form will prevail over the printed one and will be the only option of reading platform and content release.Esta investigación tiene como objetivo ofrecer aportaciones teóricas y prácticas para ver cómo, en la actualidad, se ha dado la transición del papel al digital entre los estudiantes universitarios y líderes de opinión en el campo de la edición y de la Comunicación. Para este fin, los autores inicialmente hacen una reconstrucción de la trayectoria desde el impreso hasta llegar al medio digital. El objetivo es entender como las personas se relacionan (o no) y cómo perciben la transición a la plataforma digital. Se recogieron datos sobre una muestra de seis líderes de opinión y aproximadamente 100 estudiantes universitarios para cumplir con el objetivo del estudio, que fue conocer la opinión de la muestra, identificar las tendencias en relación con la transición impreso/digital y captar sus percepciones acerca de la tecnología y las tendencias que se avecinan en el contexto brasileño. Los resultados sugieren que el libro impreso convivirá con lo digital armoniosamente durante varias décadas por venir, ya que estamos todavía muy lejos de la época en que el digital prevalecerá sobre el impreso y será la única opción de plataforma de lectura y de difusión de contenido.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13923710.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139237Organicom; v. 11 n. 21 (2014): Interculturalidade e Organizações; 18-302238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139237/134579Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Maria AparecidaBarreto, Carmen Valéria de Andrade2017-11-08T17:02:41Zoai:revistas.usp.br:article/139237Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:36.526184Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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