A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919 |
Resumo: | Se a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior. |
id |
USP-72_b3b3d77a1fdf133ca6a1760e5a8efa0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170919 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinhaThe transformation of the teaching and learning process is not a chicken fl ightLa transformación del proceso de enseñanza y aprendizaje no es un vuelo de gallinaKnowledge-intensive societyKnowledge-intensive educational institutionsNew teaching paradigmsDevelopment of university-level educatorsSociedad intensiva del conocimientoInstituciones educacionales intensivas en aprendizajeNuevo paradigma pedagógicoFormación de profesores universitariosSociedade intensiva de conhecimentoInstituições educacionais intensivas em aprendizagemNovo paradigma pedagógicoFormação de professores universitáriosSe a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior.Si la educación corresponde a un medio de integrar el individuo a la sociedad de la cual es parte, ¿hasta que punto, en la contemporaneidad, la educación formal ha colaborado para la formación de jóvenes capaces de vivir los desafíos resultantes de las sociedades intensivas de conocimiento, exigentes en aprendizaje, capaces de comprender, concebir e implementar transformaciones sostenibles en el mundo en que viven? Es para sistematizar los debates que parten de este tema principal el objetivo de este ensayo académico, apoyado no solo por contribuciones de la literatura, sino también en dos otras contribuciones importantes: los diálogos con estudiantes de un programa de posgrado, stricto sensu en Administración dirigido a la formación científica de investigadores y docentes y el aprendizaje resultante deltrabajo en curso en un centro de innovación pedagógica de una institución de educación superior.If education is a means of integrating the individual to society, to what degree has contemporary formal education made a contribution to the education of young people who are able to meet the challenge of knowledge-intensive societies and are capable of conceiving, understanding and implementing sustainable transformations in the world where they live? The systematic alignment of the debate that emerges from this question is the principal purpose of this academic essay. This is supported not only by the bibliography but also by two important contributions, namely the dialogue with graduate students in a school of Business Administration who are being prepared for academic and research endeavors and the ongoing learning resulting from an educational innovation initiative at an institution of higher education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/17091910.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919/161250Copyright (c) 2020 Revista Organicom; Manolita Correia Lima, Claudia Cristiane dos Santos Silva, Danilo Martins Toriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Manolita CorreiaSilva, Claudia Cristiane dos SantosTorini, Danilo Martins2020-06-23T13:12:28Zoai:revistas.usp.br:article/170919Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:53.040426Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha The transformation of the teaching and learning process is not a chicken fl ight La transformación del proceso de enseñanza y aprendizaje no es un vuelo de gallina |
title |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha |
spellingShingle |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha Lima, Manolita Correia Knowledge-intensive society Knowledge-intensive educational institutions New teaching paradigms Development of university-level educators Sociedad intensiva del conocimiento Instituciones educacionales intensivas en aprendizaje Nuevo paradigma pedagógico Formación de profesores universitarios Sociedade intensiva de conhecimento Instituições educacionais intensivas em aprendizagem Novo paradigma pedagógico Formação de professores universitários |
title_short |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha |
title_full |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha |
title_fullStr |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha |
title_full_unstemmed |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha |
title_sort |
A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha |
author |
Lima, Manolita Correia |
author_facet |
Lima, Manolita Correia Silva, Claudia Cristiane dos Santos Torini, Danilo Martins |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Claudia Cristiane dos Santos Torini, Danilo Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Manolita Correia Silva, Claudia Cristiane dos Santos Torini, Danilo Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Knowledge-intensive society Knowledge-intensive educational institutions New teaching paradigms Development of university-level educators Sociedad intensiva del conocimiento Instituciones educacionales intensivas en aprendizaje Nuevo paradigma pedagógico Formación de profesores universitarios Sociedade intensiva de conhecimento Instituições educacionais intensivas em aprendizagem Novo paradigma pedagógico Formação de professores universitários |
topic |
Knowledge-intensive society Knowledge-intensive educational institutions New teaching paradigms Development of university-level educators Sociedad intensiva del conocimiento Instituciones educacionales intensivas en aprendizaje Nuevo paradigma pedagógico Formación de profesores universitarios Sociedade intensiva de conhecimento Instituições educacionais intensivas em aprendizagem Novo paradigma pedagógico Formação de professores universitários |
description |
Se a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919/161250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047111277084672 |