A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Manolita Correia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Claudia Cristiane dos Santos, Torini, Danilo Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919
Resumo: Se a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior.
id USP-72_b3b3d77a1fdf133ca6a1760e5a8efa0b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170919
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinhaThe transformation of the teaching and learning process is not a chicken fl ightLa transformación del proceso de enseñanza y aprendizaje no es un vuelo de gallinaKnowledge-intensive societyKnowledge-intensive educational institutionsNew teaching paradigmsDevelopment of university-level educatorsSociedad intensiva del conocimientoInstituciones educacionales intensivas en aprendizajeNuevo paradigma pedagógicoFormación de profesores universitariosSociedade intensiva de conhecimentoInstituições educacionais intensivas em aprendizagemNovo paradigma pedagógicoFormação de professores universitáriosSe a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior.Si la educación corresponde a un medio de integrar el individuo a la sociedad de la cual es parte, ¿hasta que punto, en la contemporaneidad, la educación formal ha colaborado para la formación de jóvenes capaces de vivir los desafíos resultantes de las sociedades intensivas de conocimiento, exigentes en aprendizaje, capaces de comprender, concebir e implementar transformaciones sostenibles en el mundo en que viven? Es para sistematizar los debates que parten de este tema principal el objetivo de este ensayo académico, apoyado no solo por contribuciones de la literatura, sino también en dos otras contribuciones importantes: los diálogos con estudiantes de un programa de posgrado, stricto sensu en Administración dirigido a la formación científica de investigadores y docentes y el aprendizaje resultante deltrabajo en curso en un centro de innovación pedagógica de una institución de educación superior.If education is a means of integrating the individual to society, to what degree has contemporary formal education made a contribution to the education of young people who are able to meet the challenge of knowledge-intensive societies and are capable of conceiving, understanding and implementing sustainable transformations in the world where they live? The systematic alignment of the debate that emerges from this question is the principal purpose of this academic essay. This is supported not only by the bibliography but also by two important contributions, namely the dialogue with graduate students in a school of Business Administration who are being prepared for academic and research endeavors and the ongoing learning resulting from an educational innovation initiative at an institution of higher education.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/17091910.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação2238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919/161250Copyright (c) 2020 Revista Organicom; Manolita Correia Lima, Claudia Cristiane dos Santos Silva, Danilo Martins Toriniinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Manolita CorreiaSilva, Claudia Cristiane dos SantosTorini, Danilo Martins2020-06-23T13:12:28Zoai:revistas.usp.br:article/170919Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:53.040426Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
The transformation of the teaching and learning process is not a chicken fl ight
La transformación del proceso de enseñanza y aprendizaje no es un vuelo de gallina
title A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
spellingShingle A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
Lima, Manolita Correia
Knowledge-intensive society
Knowledge-intensive educational institutions
New teaching paradigms
Development of university-level educators
Sociedad intensiva del conocimiento
Instituciones educacionales intensivas en aprendizaje
Nuevo paradigma pedagógico
Formación de profesores universitarios
Sociedade intensiva de conhecimento
Instituições educacionais intensivas em aprendizagem
Novo paradigma pedagógico
Formação de professores universitários
title_short A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
title_full A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
title_fullStr A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
title_full_unstemmed A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
title_sort A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha
author Lima, Manolita Correia
author_facet Lima, Manolita Correia
Silva, Claudia Cristiane dos Santos
Torini, Danilo Martins
author_role author
author2 Silva, Claudia Cristiane dos Santos
Torini, Danilo Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Manolita Correia
Silva, Claudia Cristiane dos Santos
Torini, Danilo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Knowledge-intensive society
Knowledge-intensive educational institutions
New teaching paradigms
Development of university-level educators
Sociedad intensiva del conocimiento
Instituciones educacionales intensivas en aprendizaje
Nuevo paradigma pedagógico
Formación de profesores universitarios
Sociedade intensiva de conhecimento
Instituições educacionais intensivas em aprendizagem
Novo paradigma pedagógico
Formação de professores universitários
topic Knowledge-intensive society
Knowledge-intensive educational institutions
New teaching paradigms
Development of university-level educators
Sociedad intensiva del conocimiento
Instituciones educacionales intensivas en aprendizaje
Nuevo paradigma pedagógico
Formación de profesores universitarios
Sociedade intensiva de conhecimento
Instituições educacionais intensivas em aprendizagem
Novo paradigma pedagógico
Formação de professores universitários
description Se a educação corresponde a um meio de integrar o indivíduo à sociedade da qual faz parte, até que ponto, na contemporaneidade, a educação formal tem colaborado para a formação de jovens capazes de viver os desafios decorrentes de sociedades intensivas de conhecimento, profundamente exigentes em aprendizagem, capazes de compreender, conceber e implantar transformações sustentáveis no mundo em que vivem? É à sistematização dos debates que partem dessa questão principal que se dedica este ensaio acadêmico, apoiado não apenas em contribuições da literatura, mas também em outros dois importantes aportes: os diálogos com estudantes de um programa de pósgraduação stricto senso em administração voltado à formação científica de pesquisadores e professores e o aprendizado decorrente do trabalho em andamento em um núcleo de inovação pedagógica de uma instituição de educação superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919
10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919/161250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 17 n. 32 (2020): Formação de professores e práticas pedagógicas emergentes na área da comunicação
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047111277084672