Capital social, Internet e TV: controvérsias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138964 |
Resumo: | O artigo analisa a evolução do conceito de capital social com base na formulação de Bourdieu, e seus desdobramentos entre os autores na Europa, Estados Unidos e Brasil. O conceito aparece como atributo individual e componente da ação coletiva nas redes sociais, influindo nos níveis de confiança e engajamento cívico. O texto enfatiza as formulações mais recentes da obra de Putnam, e da controvérsia provocada por sua posição, para quem a TV e a Internet estão diretamente implicadas no declínio do capital social. |
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Capital social, Internet e TV: controvérsiasCapital social, Internet e TV: controvérsiasCapital social, Internet e TV: controvérsiasCapital Social. Medios de comunicación social. Tecnología. Compromiso cívico.Social Capital. Medias. Technology. Civic engagement.Capital Social. Mídia. Tecnologias. Engajamento cívico.O artigo analisa a evolução do conceito de capital social com base na formulação de Bourdieu, e seus desdobramentos entre os autores na Europa, Estados Unidos e Brasil. O conceito aparece como atributo individual e componente da ação coletiva nas redes sociais, influindo nos níveis de confiança e engajamento cívico. O texto enfatiza as formulações mais recentes da obra de Putnam, e da controvérsia provocada por sua posição, para quem a TV e a Internet estão diretamente implicadas no declínio do capital social.The article provides an analysis of the evolution of the social capital concept, based on Bourdieu´s theory and its developments among European, North American and Brazilian authors. The concept appears as an individual attribute and part of the collective action within social networks, influencing at the trust and civic engagement levels. The text stresses the most recent theories of Putnam´s work, and the controversy caused by his theories, to whom TV and the Internet are directly involved in the decline of social capital.Se analiza la evolución del concepto de capital social, con base en la formulación de Bourdieu, y sus desdoblamientos entre los autores de Europa, Estados Unidos y Brasil. El concepto aparece como un atributo individual, que compone de la acción colectiva en las redes sociales e influye en los niveles de confianza y compromiso cívico. Se enfatizan las formulaciones más recientes de la obra de Putnam y la controversia provocada por su posición; para este autor, la televisión e Internet están directamente implicadas en la decadencia del capital social.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13896410.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138964Organicom; v. 5 n. 8 (2008): Ética e Comunicação nas Organizações; 23-352238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138964/134312Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Heloiza2017-10-31T12:44:41Zoai:revistas.usp.br:article/138964Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:21.566578Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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