Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocco Júnior, Ary José
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz, Parolini, Pedro Lucas Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328
Resumo: Para os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação.
id USP-72_e352f540c45e6381df96b1d6417a7918
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139328
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”Community communication and social responsibility in Brazilian and European football clubs: much beyond the “member-supporter”Comunicación comunitaria y responsabilidad social en clubes de fútbol del Brasil y de Europa: mucho más allá del “socio-hincha”Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol.Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football.Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol.Para os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação.For the football clubs in Europe, the relationship with the community is understood, together with the sports performance and with the market positioning, as one of the vertices of its strategic role. The communication with the community acquires fundamental importance for the sports clubs, contributing to strong relationship with groups of interest and to brand enhancement. The purpose of this article is of comparing the actions for communication with the community of the leading football clubs in Brazil and in Europe. For this we analyze the communication in their official portals. The Brazilian organizations present an understanding that is restricted to their actions with the community, contrary to that of the European entities, which invest strategically in this kind of communication.Para los clubes de fútbol de Europa, la relación con la comunidad se entiende, al lado del rendimiento deportivo y posicionamiento de mercado, como uno de los vértices de su actuación estratégica. La comunicación con la comunidad adquiere una importancia fundamental a las asociaciones deportivas, contribuyendo para un sólido relacionamiento con los grupos de interés y la valorización de la marca. El propósito de este artículo es comparar las acciones de comunicación con la comunidad de los principales clubes de fútbol del Brasil y de Europa. Para esto, analizamos la comunicación a través de los portales oficiales en internet. Las organizaciones brasileras presentan un entendimiento limitado de sus acciones con la comunidad, a diferencia de las entidades europeas, que invierten estratégicamente en este tipo de comunicación.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13932810.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 189-2042238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328/134669Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRocco Júnior, Ary JoséCarlassara, Eduardo de Oliveira CruzParolini, Pedro Lucas Leite2017-11-13T16:11:33Zoai:revistas.usp.br:article/139328Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:41.587427Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
Community communication and social responsibility in Brazilian and European football clubs: much beyond the “member-supporter”
Comunicación comunitaria y responsabilidad social en clubes de fútbol del Brasil y de Europa: mucho más allá del “socio-hincha”
title Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
spellingShingle Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
Rocco Júnior, Ary José
Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol.
Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football.
Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol.
title_short Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
title_full Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
title_fullStr Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
title_full_unstemmed Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
title_sort Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
author Rocco Júnior, Ary José
author_facet Rocco Júnior, Ary José
Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz
Parolini, Pedro Lucas Leite
author_role author
author2 Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz
Parolini, Pedro Lucas Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocco Júnior, Ary José
Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz
Parolini, Pedro Lucas Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol.
Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football.
Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol.
topic Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol.
Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football.
Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol.
description Para os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328/134669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 189-204
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047110223265792