Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328 |
Resumo: | Para os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação. |
id |
USP-72_e352f540c45e6381df96b1d6417a7918 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139328 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
spelling |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”Community communication and social responsibility in Brazilian and European football clubs: much beyond the “member-supporter”Comunicación comunitaria y responsabilidad social en clubes de fútbol del Brasil y de Europa: mucho más allá del “socio-hincha”Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol.Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football.Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol.Para os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação.For the football clubs in Europe, the relationship with the community is understood, together with the sports performance and with the market positioning, as one of the vertices of its strategic role. The communication with the community acquires fundamental importance for the sports clubs, contributing to strong relationship with groups of interest and to brand enhancement. The purpose of this article is of comparing the actions for communication with the community of the leading football clubs in Brazil and in Europe. For this we analyze the communication in their official portals. The Brazilian organizations present an understanding that is restricted to their actions with the community, contrary to that of the European entities, which invest strategically in this kind of communication.Para los clubes de fútbol de Europa, la relación con la comunidad se entiende, al lado del rendimiento deportivo y posicionamiento de mercado, como uno de los vértices de su actuación estratégica. La comunicación con la comunidad adquiere una importancia fundamental a las asociaciones deportivas, contribuyendo para un sólido relacionamiento con los grupos de interés y la valorización de la marca. El propósito de este artículo es comparar las acciones de comunicación con la comunidad de los principales clubes de fútbol del Brasil y de Europa. Para esto, analizamos la comunicación a través de los portales oficiales en internet. Las organizaciones brasileras presentan un entendimiento limitado de sus acciones con la comunidad, a diferencia de las entidades europeas, que invierten estratégicamente en este tipo de comunicación.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13932810.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 189-2042238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328/134669Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessRocco Júnior, Ary JoséCarlassara, Eduardo de Oliveira CruzParolini, Pedro Lucas Leite2017-11-13T16:11:33Zoai:revistas.usp.br:article/139328Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:41.587427Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” Community communication and social responsibility in Brazilian and European football clubs: much beyond the “member-supporter” Comunicación comunitaria y responsabilidad social en clubes de fútbol del Brasil y de Europa: mucho más allá del “socio-hincha” |
title |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” |
spellingShingle |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” Rocco Júnior, Ary José Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol. Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football. Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol. Rocco Júnior, Ary José Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol. Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football. Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol. |
title_short |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” |
title_full |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” |
title_fullStr |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” |
title_full_unstemmed |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” |
title_sort |
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor” |
author |
Rocco Júnior, Ary José |
author_facet |
Rocco Júnior, Ary José Rocco Júnior, Ary José Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Parolini, Pedro Lucas Leite Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Parolini, Pedro Lucas Leite |
author_role |
author |
author2 |
Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Parolini, Pedro Lucas Leite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocco Júnior, Ary José Carlassara, Eduardo de Oliveira Cruz Parolini, Pedro Lucas Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol. Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football. Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol. |
topic |
Comunicación comunitária. Responsabilidad social. Clubes desportivos. Fútbol. Community communication. Social responsibility. Sports clubs. Football. Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol. |
description |
Para os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328/134669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 13 n. 24 (2016): Relações públicas: dimensões e práticas; 189-204 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1822182111175507968 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328 |