Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201222 |
Resumo: | Esta investigación presenta cómo el Sistema FECOMÉRCIO-RS/SESC/SENAC contribuye al logro de las metas del Objetivode Desarrollo Sostenible (ODS) 4. Para ello, se realizó un estudio cualitativo a través de entrevistas, observación participantey análisis de documentos. Entre los resultados, se identificó un cuarto enfoque, además de los señalados por Ruiz-Mallény Heras (2020), la gestión activa-transformadora de la educación, y se evidenció que las alianzas interactores son medidasrelevantes para promover el logro del ODS 4. |
id |
USP-72_f725d7979c660b8720faa435de9c1d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/201222 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no BrasilContributions of a sectoral body that promote the achievement of the SDG 4 targets in BrazilContribuciones de un organismo sectorial que promueve el logro de las metas del ODS 4 en BrasilEducaçãoDesenvolvimento sustentávelOrganizações de representação setorialGerenciamento de educaçãoObjetivo de desenvolvimento sustentávelEducationSustainable developmentSustainable development goalEducation managementSectorial representation organizationsEducaciónDesarrollo sostenibleObjetivo de desarrollo sostenibleAdministración de educaciónOrganismos de representación sectorialEsta investigación presenta cómo el Sistema FECOMÉRCIO-RS/SESC/SENAC contribuye al logro de las metas del Objetivode Desarrollo Sostenible (ODS) 4. Para ello, se realizó un estudio cualitativo a través de entrevistas, observación participantey análisis de documentos. Entre los resultados, se identificó un cuarto enfoque, además de los señalados por Ruiz-Mallény Heras (2020), la gestión activa-transformadora de la educación, y se evidenció que las alianzas interactores son medidasrelevantes para promover el logro del ODS 4.Esta pesquisa apresenta como o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac contribui para o atingimento das metas do Objetivode Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas, observação participante e análise documental. Entre os resultados, identificou-se uma quarta abordagem que se soma às indicadas por Ruiz-Mallén e Heras (2020), a gestão ativo-transformadora da educação, e se evidenciou que parcerias interatores são medidas relevantes para promover o alcance do ODS 4.This research presents how the FECOMÉRCIO-RS/SESC/SENAC System contributes to achieving the goals of SustainableDevelopment Goal (SDG) 4. To this end, a qualitative study was carried out with interviews, participant observation and documentanalysis. Among the results, a fourth approach was identified that adds to those indicated by Ruiz-Mallén and Heras (2020),the active-transforming management of education, and it was evidenced that interactor partnerships are relevant measuresto achieve SDG 4.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20122210.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 100-1122238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201222/188348https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201222/191684Copyright (c) 2022 Vicente Reis Medeiros, Thiago Severo Gonçalves, Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Thiago Severo Santos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos Medeiros, Vicente Reis 2023-02-24T16:42:55Zoai:revistas.usp.br:article/201222Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-02-24T16:42:55Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil Contributions of a sectoral body that promote the achievement of the SDG 4 targets in Brazil Contribuciones de un organismo sectorial que promueve el logro de las metas del ODS 4 en Brasil |
title |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil |
spellingShingle |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil Gonçalves, Thiago Severo Educação Desenvolvimento sustentável Organizações de representação setorial Gerenciamento de educação Objetivo de desenvolvimento sustentável Education Sustainable development Sustainable development goal Education management Sectorial representation organizations Educación Desarrollo sostenible Objetivo de desarrollo sostenible Administración de educación Organismos de representación sectorial |
title_short |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil |
title_full |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil |
title_fullStr |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil |
title_full_unstemmed |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil |
title_sort |
Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil |
author |
Gonçalves, Thiago Severo |
author_facet |
Gonçalves, Thiago Severo Santos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos Medeiros, Vicente Reis |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos Medeiros, Vicente Reis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Thiago Severo Santos, Ana Clarissa Matte Zanardo dos Medeiros, Vicente Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desenvolvimento sustentável Organizações de representação setorial Gerenciamento de educação Objetivo de desenvolvimento sustentável Education Sustainable development Sustainable development goal Education management Sectorial representation organizations Educación Desarrollo sostenible Objetivo de desarrollo sostenible Administración de educación Organismos de representación sectorial |
topic |
Educação Desenvolvimento sustentável Organizações de representação setorial Gerenciamento de educação Objetivo de desenvolvimento sustentável Education Sustainable development Sustainable development goal Education management Sectorial representation organizations Educación Desarrollo sostenible Objetivo de desarrollo sostenible Administración de educación Organismos de representación sectorial |
description |
Esta investigación presenta cómo el Sistema FECOMÉRCIO-RS/SESC/SENAC contribuye al logro de las metas del Objetivode Desarrollo Sostenible (ODS) 4. Para ello, se realizó un estudio cualitativo a través de entrevistas, observación participantey análisis de documentos. Entre los resultados, se identificó un cuarto enfoque, además de los señalados por Ruiz-Mallény Heras (2020), la gestión activa-transformadora de la educación, y se evidenció que las alianzas interactores son medidasrelevantes para promover el logro del ODS 4. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201222 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201222 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201222/188348 https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201222/191684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 19 n. 39 (2022): Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações.; 100-112 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047107937370112 |