Recursos de disciplinarização na enfermagem: um estudo histórico e foucaultiano
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000600598 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Analisar recursos de disciplinarização na Enfermagem com base nas histórias de vida de enfermeiras militantes. Métodos: Pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, realizada com enfermeiras que militam por questões profissionais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, organizados com auxílio do software NVivo 10 e analisados com base na hermenêutica dialética. Resultados: identificados os seguintes recursos de disciplinarização: a religiosidade, o gênero e as estratégias de vigilância, coação e punição. Conclusão: Tais recursos compõem uma estrutura panóptica e são utilizados para dominação e manutenção da subalternidade por parte de enfermeiras desde o processo formativo até o mercado de trabalho. Por fim, este estudo aponta para necessidade de rever a formação em Enfermagem, bem como as práticas pedagógicas, de modo a favorecer a formação e atuação efetivamente críticas, reflexivas e emancipatórias. |
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