Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100416 |
Resumo: | Resumo Objetivo Avaliar o efeito de intervenção educativa nos indicadores de obesidade de pacientes em pré-operatório da cirurgia bariátrica. Métodos Estudo quase-experimental realizado de junho a agosto de 2017, em hospital de referência na realização de cirurgias bariátricas no Ceará, com 55 participantes (28 no Grupo Controle e 27 no Grupo Intervenção). O Grupo Controle foi submetido às orientações verbais sobre o procedimento cirúrgico, de rotina da instituição. O Grupo Intervenção, além de tal rotina, foi submetido à intervenção educativa realizada por enfermeira, semanalmente, a partir de leitura de cartilha educativa com informações e esclarecimentos acerca do perioperatório, durante três semanas. Para análise foram utilizados o teste de Wilcoxon para comparar os indicadores de obesidade entre os momentos de coleta e o teste de Mann-Whithey para comparar as variáveis entre os grupos. Resultados As variáveis redução de peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal, relação cintura estatura e percentual do excesso de peso tiveram aumento no Grupo Controle e redução, com significância estatística, no Grupo Intervenção. Conclusão O acesso às informações no material impresso foi eficaz para aprendizagem e contribui significativamente para redução de indicadores de obesidade, os quais são clinicamente importantes para realização da cirurgia bariátrica. O uso de tecnologias educacionais deve ser estimulado no preparo pré-operatório de candidatos à gastroplastia. |
id |
USP-8_18096ae49ebf31a9b05725174e0317b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002020000100416 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimentalObesidadeTecnologia educacionalCirurgia bariátricaEnfermagem perioperatóriaEducação em saúdeResumo Objetivo Avaliar o efeito de intervenção educativa nos indicadores de obesidade de pacientes em pré-operatório da cirurgia bariátrica. Métodos Estudo quase-experimental realizado de junho a agosto de 2017, em hospital de referência na realização de cirurgias bariátricas no Ceará, com 55 participantes (28 no Grupo Controle e 27 no Grupo Intervenção). O Grupo Controle foi submetido às orientações verbais sobre o procedimento cirúrgico, de rotina da instituição. O Grupo Intervenção, além de tal rotina, foi submetido à intervenção educativa realizada por enfermeira, semanalmente, a partir de leitura de cartilha educativa com informações e esclarecimentos acerca do perioperatório, durante três semanas. Para análise foram utilizados o teste de Wilcoxon para comparar os indicadores de obesidade entre os momentos de coleta e o teste de Mann-Whithey para comparar as variáveis entre os grupos. Resultados As variáveis redução de peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal, relação cintura estatura e percentual do excesso de peso tiveram aumento no Grupo Controle e redução, com significância estatística, no Grupo Intervenção. Conclusão O acesso às informações no material impresso foi eficaz para aprendizagem e contribui significativamente para redução de indicadores de obesidade, os quais são clinicamente importantes para realização da cirurgia bariátrica. O uso de tecnologias educacionais deve ser estimulado no preparo pré-operatório de candidatos à gastroplastia.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100416Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ao0305info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Lívia MoreiraCarneiro,Flávio NevesGalindo Neto,Nelson MiguelAraújo,Márcio Flávio Moura deMoreira,Rosa Aparecida NogueiraBarbosa,Lorena PinheiroCaetano,Joselany Áfiopor2020-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000100416Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-05-07T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental |
title |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental |
spellingShingle |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental Barros,Lívia Moreira Obesidade Tecnologia educacional Cirurgia bariátrica Enfermagem perioperatória Educação em saúde |
title_short |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental |
title_full |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental |
title_fullStr |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental |
title_sort |
Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental |
author |
Barros,Lívia Moreira |
author_facet |
Barros,Lívia Moreira Carneiro,Flávio Neves Galindo Neto,Nelson Miguel Araújo,Márcio Flávio Moura de Moreira,Rosa Aparecida Nogueira Barbosa,Lorena Pinheiro Caetano,Joselany Áfio |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro,Flávio Neves Galindo Neto,Nelson Miguel Araújo,Márcio Flávio Moura de Moreira,Rosa Aparecida Nogueira Barbosa,Lorena Pinheiro Caetano,Joselany Áfio |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros,Lívia Moreira Carneiro,Flávio Neves Galindo Neto,Nelson Miguel Araújo,Márcio Flávio Moura de Moreira,Rosa Aparecida Nogueira Barbosa,Lorena Pinheiro Caetano,Joselany Áfio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obesidade Tecnologia educacional Cirurgia bariátrica Enfermagem perioperatória Educação em saúde |
topic |
Obesidade Tecnologia educacional Cirurgia bariátrica Enfermagem perioperatória Educação em saúde |
description |
Resumo Objetivo Avaliar o efeito de intervenção educativa nos indicadores de obesidade de pacientes em pré-operatório da cirurgia bariátrica. Métodos Estudo quase-experimental realizado de junho a agosto de 2017, em hospital de referência na realização de cirurgias bariátricas no Ceará, com 55 participantes (28 no Grupo Controle e 27 no Grupo Intervenção). O Grupo Controle foi submetido às orientações verbais sobre o procedimento cirúrgico, de rotina da instituição. O Grupo Intervenção, além de tal rotina, foi submetido à intervenção educativa realizada por enfermeira, semanalmente, a partir de leitura de cartilha educativa com informações e esclarecimentos acerca do perioperatório, durante três semanas. Para análise foram utilizados o teste de Wilcoxon para comparar os indicadores de obesidade entre os momentos de coleta e o teste de Mann-Whithey para comparar as variáveis entre os grupos. Resultados As variáveis redução de peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal, relação cintura estatura e percentual do excesso de peso tiveram aumento no Grupo Controle e redução, com significância estatística, no Grupo Intervenção. Conclusão O acesso às informações no material impresso foi eficaz para aprendizagem e contribui significativamente para redução de indicadores de obesidade, os quais são clinicamente importantes para realização da cirurgia bariátrica. O uso de tecnologias educacionais deve ser estimulado no preparo pré-operatório de candidatos à gastroplastia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100416 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.37689/acta-ape/2020ao0305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858268312141824 |