Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Lívia Moreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carneiro,Flávio Neves, Galindo Neto,Nelson Miguel, Araújo,Márcio Flávio Moura de, Moreira,Rosa Aparecida Nogueira, Barbosa,Lorena Pinheiro, Caetano,Joselany Áfio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100416
Resumo: Resumo Objetivo Avaliar o efeito de intervenção educativa nos indicadores de obesidade de pacientes em pré-operatório da cirurgia bariátrica. Métodos Estudo quase-experimental realizado de junho a agosto de 2017, em hospital de referência na realização de cirurgias bariátricas no Ceará, com 55 participantes (28 no Grupo Controle e 27 no Grupo Intervenção). O Grupo Controle foi submetido às orientações verbais sobre o procedimento cirúrgico, de rotina da instituição. O Grupo Intervenção, além de tal rotina, foi submetido à intervenção educativa realizada por enfermeira, semanalmente, a partir de leitura de cartilha educativa com informações e esclarecimentos acerca do perioperatório, durante três semanas. Para análise foram utilizados o teste de Wilcoxon para comparar os indicadores de obesidade entre os momentos de coleta e o teste de Mann-Whithey para comparar as variáveis entre os grupos. Resultados As variáveis redução de peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal, relação cintura estatura e percentual do excesso de peso tiveram aumento no Grupo Controle e redução, com significância estatística, no Grupo Intervenção. Conclusão O acesso às informações no material impresso foi eficaz para aprendizagem e contribui significativamente para redução de indicadores de obesidade, os quais são clinicamente importantes para realização da cirurgia bariátrica. O uso de tecnologias educacionais deve ser estimulado no preparo pré-operatório de candidatos à gastroplastia.
id USP-8_18096ae49ebf31a9b05725174e0317b8
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002020000100416
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimentalObesidadeTecnologia educacionalCirurgia bariátricaEnfermagem perioperatóriaEducação em saúdeResumo Objetivo Avaliar o efeito de intervenção educativa nos indicadores de obesidade de pacientes em pré-operatório da cirurgia bariátrica. Métodos Estudo quase-experimental realizado de junho a agosto de 2017, em hospital de referência na realização de cirurgias bariátricas no Ceará, com 55 participantes (28 no Grupo Controle e 27 no Grupo Intervenção). O Grupo Controle foi submetido às orientações verbais sobre o procedimento cirúrgico, de rotina da instituição. O Grupo Intervenção, além de tal rotina, foi submetido à intervenção educativa realizada por enfermeira, semanalmente, a partir de leitura de cartilha educativa com informações e esclarecimentos acerca do perioperatório, durante três semanas. Para análise foram utilizados o teste de Wilcoxon para comparar os indicadores de obesidade entre os momentos de coleta e o teste de Mann-Whithey para comparar as variáveis entre os grupos. Resultados As variáveis redução de peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal, relação cintura estatura e percentual do excesso de peso tiveram aumento no Grupo Controle e redução, com significância estatística, no Grupo Intervenção. Conclusão O acesso às informações no material impresso foi eficaz para aprendizagem e contribui significativamente para redução de indicadores de obesidade, os quais são clinicamente importantes para realização da cirurgia bariátrica. O uso de tecnologias educacionais deve ser estimulado no preparo pré-operatório de candidatos à gastroplastia.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100416Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.37689/acta-ape/2020ao0305info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Lívia MoreiraCarneiro,Flávio NevesGalindo Neto,Nelson MiguelAraújo,Márcio Flávio Moura deMoreira,Rosa Aparecida NogueiraBarbosa,Lorena PinheiroCaetano,Joselany Áfiopor2020-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002020000100416Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2020-05-07T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
title Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
spellingShingle Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
Barros,Lívia Moreira
Obesidade
Tecnologia educacional
Cirurgia bariátrica
Enfermagem perioperatória
Educação em saúde
title_short Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
title_full Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
title_fullStr Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
title_full_unstemmed Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
title_sort Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental
author Barros,Lívia Moreira
author_facet Barros,Lívia Moreira
Carneiro,Flávio Neves
Galindo Neto,Nelson Miguel
Araújo,Márcio Flávio Moura de
Moreira,Rosa Aparecida Nogueira
Barbosa,Lorena Pinheiro
Caetano,Joselany Áfio
author_role author
author2 Carneiro,Flávio Neves
Galindo Neto,Nelson Miguel
Araújo,Márcio Flávio Moura de
Moreira,Rosa Aparecida Nogueira
Barbosa,Lorena Pinheiro
Caetano,Joselany Áfio
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,Lívia Moreira
Carneiro,Flávio Neves
Galindo Neto,Nelson Miguel
Araújo,Márcio Flávio Moura de
Moreira,Rosa Aparecida Nogueira
Barbosa,Lorena Pinheiro
Caetano,Joselany Áfio
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Tecnologia educacional
Cirurgia bariátrica
Enfermagem perioperatória
Educação em saúde
topic Obesidade
Tecnologia educacional
Cirurgia bariátrica
Enfermagem perioperatória
Educação em saúde
description Resumo Objetivo Avaliar o efeito de intervenção educativa nos indicadores de obesidade de pacientes em pré-operatório da cirurgia bariátrica. Métodos Estudo quase-experimental realizado de junho a agosto de 2017, em hospital de referência na realização de cirurgias bariátricas no Ceará, com 55 participantes (28 no Grupo Controle e 27 no Grupo Intervenção). O Grupo Controle foi submetido às orientações verbais sobre o procedimento cirúrgico, de rotina da instituição. O Grupo Intervenção, além de tal rotina, foi submetido à intervenção educativa realizada por enfermeira, semanalmente, a partir de leitura de cartilha educativa com informações e esclarecimentos acerca do perioperatório, durante três semanas. Para análise foram utilizados o teste de Wilcoxon para comparar os indicadores de obesidade entre os momentos de coleta e o teste de Mann-Whithey para comparar as variáveis entre os grupos. Resultados As variáveis redução de peso, índice de massa corporal, circunferência abdominal, relação cintura estatura e percentual do excesso de peso tiveram aumento no Grupo Controle e redução, com significância estatística, no Grupo Intervenção. Conclusão O acesso às informações no material impresso foi eficaz para aprendizagem e contribui significativamente para redução de indicadores de obesidade, os quais são clinicamente importantes para realização da cirurgia bariátrica. O uso de tecnologias educacionais deve ser estimulado no preparo pré-operatório de candidatos à gastroplastia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100416
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002020000100416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.37689/acta-ape/2020ao0305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.33 2020
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858268312141824