Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirsch,Carolina Domingues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barlem,Edison Luiz Devos, Barlem,Jamila Geri Tomaschewski, Silveira,Rosemary Silva da, Mendes,Daniel Pinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600566
Resumo: Resumo Objetivo Identificar os preditores e fatores associados à satisfação dos estudantes de enfermagem com as atividades de currículo e ensino, interação social/profissional e ambiente de aprendizagem do curso de graduação. Métodos Estudo transversal, realizado com 123 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. O instrumento de pesquisa foi o Nursing Student Satisfaction Scale. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão logística. Resultados Na análise descritiva, a dimensão currículo e ensino apresentou a maior média (3,57) seguida pela dimensão ambiente de aprendizagem (3,33) e interações sociais/profissionais (3,28). Os estudantes mais jovens e que possuem filhos, percebem a dimensão currículo e ensino como um fator promotor de satisfação de forma mais intensa. Conclusão Faz-se necessário promover melhorias no cenário educacional e formativo, investindo-se nas questões de currículo e ensino, visando contribuir para uma experiência acadêmica satisfatória através da diminuição das barreiras que dificultam a formação acadêmica.
id USP-8_1b9bea531767a0247910843375a16419
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002015000600566
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagemEstudantes de enfermagemSatisfação pessoalEducação em enfermagemMotivaçãoAvaliação educacionalResumo Objetivo Identificar os preditores e fatores associados à satisfação dos estudantes de enfermagem com as atividades de currículo e ensino, interação social/profissional e ambiente de aprendizagem do curso de graduação. Métodos Estudo transversal, realizado com 123 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. O instrumento de pesquisa foi o Nursing Student Satisfaction Scale. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão logística. Resultados Na análise descritiva, a dimensão currículo e ensino apresentou a maior média (3,57) seguida pela dimensão ambiente de aprendizagem (3,33) e interações sociais/profissionais (3,28). Os estudantes mais jovens e que possuem filhos, percebem a dimensão currículo e ensino como um fator promotor de satisfação de forma mais intensa. Conclusão Faz-se necessário promover melhorias no cenário educacional e formativo, investindo-se nas questões de currículo e ensino, visando contribuir para uma experiência acadêmica satisfatória através da diminuição das barreiras que dificultam a formação acadêmica.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600566Acta Paulista de Enfermagem v.28 n.6 2015reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201500093info:eu-repo/semantics/openAccessHirsch,Carolina DominguesBarlem,Edison Luiz DevosBarlem,Jamila Geri TomaschewskiSilveira,Rosemary Silva daMendes,Daniel Pinhopor2016-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002015000600566Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2016-02-22T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
title Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
spellingShingle Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
Hirsch,Carolina Domingues
Estudantes de enfermagem
Satisfação pessoal
Educação em enfermagem
Motivação
Avaliação educacional
title_short Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
title_full Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
title_fullStr Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
title_sort Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
author Hirsch,Carolina Domingues
author_facet Hirsch,Carolina Domingues
Barlem,Edison Luiz Devos
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski
Silveira,Rosemary Silva da
Mendes,Daniel Pinho
author_role author
author2 Barlem,Edison Luiz Devos
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski
Silveira,Rosemary Silva da
Mendes,Daniel Pinho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirsch,Carolina Domingues
Barlem,Edison Luiz Devos
Barlem,Jamila Geri Tomaschewski
Silveira,Rosemary Silva da
Mendes,Daniel Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem
Satisfação pessoal
Educação em enfermagem
Motivação
Avaliação educacional
topic Estudantes de enfermagem
Satisfação pessoal
Educação em enfermagem
Motivação
Avaliação educacional
description Resumo Objetivo Identificar os preditores e fatores associados à satisfação dos estudantes de enfermagem com as atividades de currículo e ensino, interação social/profissional e ambiente de aprendizagem do curso de graduação. Métodos Estudo transversal, realizado com 123 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. O instrumento de pesquisa foi o Nursing Student Satisfaction Scale. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão logística. Resultados Na análise descritiva, a dimensão currículo e ensino apresentou a maior média (3,57) seguida pela dimensão ambiente de aprendizagem (3,33) e interações sociais/profissionais (3,28). Os estudantes mais jovens e que possuem filhos, percebem a dimensão currículo e ensino como um fator promotor de satisfação de forma mais intensa. Conclusão Faz-se necessário promover melhorias no cenário educacional e formativo, investindo-se nas questões de currículo e ensino, visando contribuir para uma experiência acadêmica satisfatória através da diminuição das barreiras que dificultam a formação acadêmica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600566
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201500093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.28 n.6 2015
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858266749763584