Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600566 |
Resumo: | Resumo Objetivo Identificar os preditores e fatores associados à satisfação dos estudantes de enfermagem com as atividades de currículo e ensino, interação social/profissional e ambiente de aprendizagem do curso de graduação. Métodos Estudo transversal, realizado com 123 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. O instrumento de pesquisa foi o Nursing Student Satisfaction Scale. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão logística. Resultados Na análise descritiva, a dimensão currículo e ensino apresentou a maior média (3,57) seguida pela dimensão ambiente de aprendizagem (3,33) e interações sociais/profissionais (3,28). Os estudantes mais jovens e que possuem filhos, percebem a dimensão currículo e ensino como um fator promotor de satisfação de forma mais intensa. Conclusão Faz-se necessário promover melhorias no cenário educacional e formativo, investindo-se nas questões de currículo e ensino, visando contribuir para uma experiência acadêmica satisfatória através da diminuição das barreiras que dificultam a formação acadêmica. |
id |
USP-8_1b9bea531767a0247910843375a16419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002015000600566 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagemEstudantes de enfermagemSatisfação pessoalEducação em enfermagemMotivaçãoAvaliação educacionalResumo Objetivo Identificar os preditores e fatores associados à satisfação dos estudantes de enfermagem com as atividades de currículo e ensino, interação social/profissional e ambiente de aprendizagem do curso de graduação. Métodos Estudo transversal, realizado com 123 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. O instrumento de pesquisa foi o Nursing Student Satisfaction Scale. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão logística. Resultados Na análise descritiva, a dimensão currículo e ensino apresentou a maior média (3,57) seguida pela dimensão ambiente de aprendizagem (3,33) e interações sociais/profissionais (3,28). Os estudantes mais jovens e que possuem filhos, percebem a dimensão currículo e ensino como um fator promotor de satisfação de forma mais intensa. Conclusão Faz-se necessário promover melhorias no cenário educacional e formativo, investindo-se nas questões de currículo e ensino, visando contribuir para uma experiência acadêmica satisfatória através da diminuição das barreiras que dificultam a formação acadêmica.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600566Acta Paulista de Enfermagem v.28 n.6 2015reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201500093info:eu-repo/semantics/openAccessHirsch,Carolina DominguesBarlem,Edison Luiz DevosBarlem,Jamila Geri TomaschewskiSilveira,Rosemary Silva daMendes,Daniel Pinhopor2016-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002015000600566Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2016-02-22T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem |
title |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem Hirsch,Carolina Domingues Estudantes de enfermagem Satisfação pessoal Educação em enfermagem Motivação Avaliação educacional |
title_short |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem |
title_full |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem |
title_sort |
Fatores preditores e associados à satisfação dos estudantes de enfermagem |
author |
Hirsch,Carolina Domingues |
author_facet |
Hirsch,Carolina Domingues Barlem,Edison Luiz Devos Barlem,Jamila Geri Tomaschewski Silveira,Rosemary Silva da Mendes,Daniel Pinho |
author_role |
author |
author2 |
Barlem,Edison Luiz Devos Barlem,Jamila Geri Tomaschewski Silveira,Rosemary Silva da Mendes,Daniel Pinho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirsch,Carolina Domingues Barlem,Edison Luiz Devos Barlem,Jamila Geri Tomaschewski Silveira,Rosemary Silva da Mendes,Daniel Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de enfermagem Satisfação pessoal Educação em enfermagem Motivação Avaliação educacional |
topic |
Estudantes de enfermagem Satisfação pessoal Educação em enfermagem Motivação Avaliação educacional |
description |
Resumo Objetivo Identificar os preditores e fatores associados à satisfação dos estudantes de enfermagem com as atividades de currículo e ensino, interação social/profissional e ambiente de aprendizagem do curso de graduação. Métodos Estudo transversal, realizado com 123 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. O instrumento de pesquisa foi o Nursing Student Satisfaction Scale. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão logística. Resultados Na análise descritiva, a dimensão currículo e ensino apresentou a maior média (3,57) seguida pela dimensão ambiente de aprendizagem (3,33) e interações sociais/profissionais (3,28). Os estudantes mais jovens e que possuem filhos, percebem a dimensão currículo e ensino como um fator promotor de satisfação de forma mais intensa. Conclusão Faz-se necessário promover melhorias no cenário educacional e formativo, investindo-se nas questões de currículo e ensino, visando contribuir para uma experiência acadêmica satisfatória através da diminuição das barreiras que dificultam a formação acadêmica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600566 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002015000600566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0194201500093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.28 n.6 2015 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858266749763584 |