Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aredes,Natália Del Angelo, Bicalho,Mariana Bezzon, Delácio,Natália Condé Brondi, Mazzo,Lígia De Lazzari, Fonseca,Luciana Mara Monti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400334
Resumo: Resumo Objetivo Verificar a aprendizagem cognitiva de mães sobre os cuidados com seus filhos prematuros mediante atividade educativa com base em uma cartilha. Métodos Estudo de abordagem quantitativa e desenho quase-experimental de série temporal, realizado junto a mães de prematuros hospitalizados em duas unidades neonatais de um hospital de alta complexidade. Foram aplicados pré e pós-teste com os grupos controle e experimental com intervalo de dez dias entre as verificações de aprendizagem, analisando desempenho e comparando grupos com testes Wilcoxon e Mann-Whitney. A intervenção constou de atividade educativa com o uso de uma cartilha sobre cuidados ao bebê prematuro, enquanto o grupo controle participou de atividade tradicionalmente oferecida nas unidades neonatais do estudo, sem apoio da cartilha. A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2016. Resultados Participaram do estudo 18 mães, sendo que oito foram alocadas por conveniência no grupo experimental e dez no grupo controle. Por meio da comparação entre grupos, houve diferença estatisticamente significativa (p=0,027) favorável à utilização da cartilha educativa em associação à educação em saúde para a aprendizagem das mães sobre os cuidados com o filho. Conclusão A cartilha educativa acerca dos cuidados com o bebê prematuro é um recurso que favorece a aprendizagem de mães no tema em questão. Assim, é uma tecnologia importante para a educação em saúde e favorece a construção do conhecimento, podendo ser utilizada nas unidades de saúde como disparador e suporte das discussões e troca de experiências.
id USP-8_3333916d7bb57e9e0d0983e289c70c6d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002018000400334
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimentalEnfermagem neonatalPrematuroEducação em saúdeMãesMateriais de ensinoResumo Objetivo Verificar a aprendizagem cognitiva de mães sobre os cuidados com seus filhos prematuros mediante atividade educativa com base em uma cartilha. Métodos Estudo de abordagem quantitativa e desenho quase-experimental de série temporal, realizado junto a mães de prematuros hospitalizados em duas unidades neonatais de um hospital de alta complexidade. Foram aplicados pré e pós-teste com os grupos controle e experimental com intervalo de dez dias entre as verificações de aprendizagem, analisando desempenho e comparando grupos com testes Wilcoxon e Mann-Whitney. A intervenção constou de atividade educativa com o uso de uma cartilha sobre cuidados ao bebê prematuro, enquanto o grupo controle participou de atividade tradicionalmente oferecida nas unidades neonatais do estudo, sem apoio da cartilha. A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2016. Resultados Participaram do estudo 18 mães, sendo que oito foram alocadas por conveniência no grupo experimental e dez no grupo controle. Por meio da comparação entre grupos, houve diferença estatisticamente significativa (p=0,027) favorável à utilização da cartilha educativa em associação à educação em saúde para a aprendizagem das mães sobre os cuidados com o filho. Conclusão A cartilha educativa acerca dos cuidados com o bebê prematuro é um recurso que favorece a aprendizagem de mães no tema em questão. Assim, é uma tecnologia importante para a educação em saúde e favorece a construção do conhecimento, podendo ser utilizada nas unidades de saúde como disparador e suporte das discussões e troca de experiências.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400334Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.4 2018reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201800048info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ifé Odara Alves Monteiro daAredes,Natália Del AngeloBicalho,Mariana BezzonDelácio,Natália Condé BrondiMazzo,Lígia De LazzariFonseca,Luciana Mara Montipor2018-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002018000400334Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2018-10-17T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
title Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
spellingShingle Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da
Enfermagem neonatal
Prematuro
Educação em saúde
Mães
Materiais de ensino
title_short Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
title_full Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
title_fullStr Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
title_full_unstemmed Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
title_sort Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
author Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da
author_facet Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da
Aredes,Natália Del Angelo
Bicalho,Mariana Bezzon
Delácio,Natália Condé Brondi
Mazzo,Lígia De Lazzari
Fonseca,Luciana Mara Monti
author_role author
author2 Aredes,Natália Del Angelo
Bicalho,Mariana Bezzon
Delácio,Natália Condé Brondi
Mazzo,Lígia De Lazzari
Fonseca,Luciana Mara Monti
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da
Aredes,Natália Del Angelo
Bicalho,Mariana Bezzon
Delácio,Natália Condé Brondi
Mazzo,Lígia De Lazzari
Fonseca,Luciana Mara Monti
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem neonatal
Prematuro
Educação em saúde
Mães
Materiais de ensino
topic Enfermagem neonatal
Prematuro
Educação em saúde
Mães
Materiais de ensino
description Resumo Objetivo Verificar a aprendizagem cognitiva de mães sobre os cuidados com seus filhos prematuros mediante atividade educativa com base em uma cartilha. Métodos Estudo de abordagem quantitativa e desenho quase-experimental de série temporal, realizado junto a mães de prematuros hospitalizados em duas unidades neonatais de um hospital de alta complexidade. Foram aplicados pré e pós-teste com os grupos controle e experimental com intervalo de dez dias entre as verificações de aprendizagem, analisando desempenho e comparando grupos com testes Wilcoxon e Mann-Whitney. A intervenção constou de atividade educativa com o uso de uma cartilha sobre cuidados ao bebê prematuro, enquanto o grupo controle participou de atividade tradicionalmente oferecida nas unidades neonatais do estudo, sem apoio da cartilha. A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2016. Resultados Participaram do estudo 18 mães, sendo que oito foram alocadas por conveniência no grupo experimental e dez no grupo controle. Por meio da comparação entre grupos, houve diferença estatisticamente significativa (p=0,027) favorável à utilização da cartilha educativa em associação à educação em saúde para a aprendizagem das mães sobre os cuidados com o filho. Conclusão A cartilha educativa acerca dos cuidados com o bebê prematuro é um recurso que favorece a aprendizagem de mães no tema em questão. Assim, é uma tecnologia importante para a educação em saúde e favorece a construção do conhecimento, podendo ser utilizada nas unidades de saúde como disparador e suporte das discussões e troca de experiências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400334
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201800048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.4 2018
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267707113472