Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400334 |
Resumo: | Resumo Objetivo Verificar a aprendizagem cognitiva de mães sobre os cuidados com seus filhos prematuros mediante atividade educativa com base em uma cartilha. Métodos Estudo de abordagem quantitativa e desenho quase-experimental de série temporal, realizado junto a mães de prematuros hospitalizados em duas unidades neonatais de um hospital de alta complexidade. Foram aplicados pré e pós-teste com os grupos controle e experimental com intervalo de dez dias entre as verificações de aprendizagem, analisando desempenho e comparando grupos com testes Wilcoxon e Mann-Whitney. A intervenção constou de atividade educativa com o uso de uma cartilha sobre cuidados ao bebê prematuro, enquanto o grupo controle participou de atividade tradicionalmente oferecida nas unidades neonatais do estudo, sem apoio da cartilha. A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2016. Resultados Participaram do estudo 18 mães, sendo que oito foram alocadas por conveniência no grupo experimental e dez no grupo controle. Por meio da comparação entre grupos, houve diferença estatisticamente significativa (p=0,027) favorável à utilização da cartilha educativa em associação à educação em saúde para a aprendizagem das mães sobre os cuidados com o filho. Conclusão A cartilha educativa acerca dos cuidados com o bebê prematuro é um recurso que favorece a aprendizagem de mães no tema em questão. Assim, é uma tecnologia importante para a educação em saúde e favorece a construção do conhecimento, podendo ser utilizada nas unidades de saúde como disparador e suporte das discussões e troca de experiências. |
id |
USP-8_3333916d7bb57e9e0d0983e289c70c6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002018000400334 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimentalEnfermagem neonatalPrematuroEducação em saúdeMãesMateriais de ensinoResumo Objetivo Verificar a aprendizagem cognitiva de mães sobre os cuidados com seus filhos prematuros mediante atividade educativa com base em uma cartilha. Métodos Estudo de abordagem quantitativa e desenho quase-experimental de série temporal, realizado junto a mães de prematuros hospitalizados em duas unidades neonatais de um hospital de alta complexidade. Foram aplicados pré e pós-teste com os grupos controle e experimental com intervalo de dez dias entre as verificações de aprendizagem, analisando desempenho e comparando grupos com testes Wilcoxon e Mann-Whitney. A intervenção constou de atividade educativa com o uso de uma cartilha sobre cuidados ao bebê prematuro, enquanto o grupo controle participou de atividade tradicionalmente oferecida nas unidades neonatais do estudo, sem apoio da cartilha. A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2016. Resultados Participaram do estudo 18 mães, sendo que oito foram alocadas por conveniência no grupo experimental e dez no grupo controle. Por meio da comparação entre grupos, houve diferença estatisticamente significativa (p=0,027) favorável à utilização da cartilha educativa em associação à educação em saúde para a aprendizagem das mães sobre os cuidados com o filho. Conclusão A cartilha educativa acerca dos cuidados com o bebê prematuro é um recurso que favorece a aprendizagem de mães no tema em questão. Assim, é uma tecnologia importante para a educação em saúde e favorece a construção do conhecimento, podendo ser utilizada nas unidades de saúde como disparador e suporte das discussões e troca de experiências.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400334Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.4 2018reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201800048info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ifé Odara Alves Monteiro daAredes,Natália Del AngeloBicalho,Mariana BezzonDelácio,Natália Condé BrondiMazzo,Lígia De LazzariFonseca,Luciana Mara Montipor2018-10-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002018000400334Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2018-10-17T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental |
title |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental |
spellingShingle |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da Enfermagem neonatal Prematuro Educação em saúde Mães Materiais de ensino |
title_short |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental |
title_full |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental |
title_fullStr |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental |
title_full_unstemmed |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental |
title_sort |
Cartilha sobre o prematuro como tecnologia educacional para família: estudo quase experimental |
author |
Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da |
author_facet |
Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da Aredes,Natália Del Angelo Bicalho,Mariana Bezzon Delácio,Natália Condé Brondi Mazzo,Lígia De Lazzari Fonseca,Luciana Mara Monti |
author_role |
author |
author2 |
Aredes,Natália Del Angelo Bicalho,Mariana Bezzon Delácio,Natália Condé Brondi Mazzo,Lígia De Lazzari Fonseca,Luciana Mara Monti |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Ifé Odara Alves Monteiro da Aredes,Natália Del Angelo Bicalho,Mariana Bezzon Delácio,Natália Condé Brondi Mazzo,Lígia De Lazzari Fonseca,Luciana Mara Monti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem neonatal Prematuro Educação em saúde Mães Materiais de ensino |
topic |
Enfermagem neonatal Prematuro Educação em saúde Mães Materiais de ensino |
description |
Resumo Objetivo Verificar a aprendizagem cognitiva de mães sobre os cuidados com seus filhos prematuros mediante atividade educativa com base em uma cartilha. Métodos Estudo de abordagem quantitativa e desenho quase-experimental de série temporal, realizado junto a mães de prematuros hospitalizados em duas unidades neonatais de um hospital de alta complexidade. Foram aplicados pré e pós-teste com os grupos controle e experimental com intervalo de dez dias entre as verificações de aprendizagem, analisando desempenho e comparando grupos com testes Wilcoxon e Mann-Whitney. A intervenção constou de atividade educativa com o uso de uma cartilha sobre cuidados ao bebê prematuro, enquanto o grupo controle participou de atividade tradicionalmente oferecida nas unidades neonatais do estudo, sem apoio da cartilha. A coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2016. Resultados Participaram do estudo 18 mães, sendo que oito foram alocadas por conveniência no grupo experimental e dez no grupo controle. Por meio da comparação entre grupos, houve diferença estatisticamente significativa (p=0,027) favorável à utilização da cartilha educativa em associação à educação em saúde para a aprendizagem das mães sobre os cuidados com o filho. Conclusão A cartilha educativa acerca dos cuidados com o bebê prematuro é um recurso que favorece a aprendizagem de mães no tema em questão. Assim, é uma tecnologia importante para a educação em saúde e favorece a construção do conhecimento, podendo ser utilizada nas unidades de saúde como disparador e suporte das discussões e troca de experiências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400334 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0194201800048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.31 n.4 2018 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858267707113472 |