Análise do diagrama do modelo de promoção da saúde de Nola J. Pender
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000300002 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: No Brasil, não encontramos referencias teóricas quanto ao uso do Modelo de Promoção da Saúde de Nola J. Pender , apesar de sua ampla utilização por pesquisadores americanos, asiáticos e europeus, para estudar comportamentos que levam à promoção da saúde. OBJETIVO: Analisar o diagrama do modelo de Promoção da saúde de Nola J. Pender. MÉTODO: Utilizou-se o método de análise de teorias proposto por Meleis em 1997. RESULTADOS: A análise permitiu evidenciar que a representação gráfica do diagrama é de fácil compreensão, todos os componentes são descritos no texto pela autora, o que pode ser um fator facilitador para o uso deste modelo, por enfermeiros, na assistência e na pesquisa. No entanto, as ligações entre alguns componentes não são bem definidas. Evidenciou-se, ainda, que alguns termos do diagrama são de difícil tradução para o idioma português. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao analisar o diagrama do modelo citado acima, pudemos ampliar o leque de opções quanto aos referenciais teóricos que incrementam as ações de enfermagem. |
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Análise do diagrama do modelo de promoção da saúde de Nola J. PenderPromoção da saúdeModelos de enfermagemINTRODUÇÃO: No Brasil, não encontramos referencias teóricas quanto ao uso do Modelo de Promoção da Saúde de Nola J. Pender , apesar de sua ampla utilização por pesquisadores americanos, asiáticos e europeus, para estudar comportamentos que levam à promoção da saúde. OBJETIVO: Analisar o diagrama do modelo de Promoção da saúde de Nola J. Pender. MÉTODO: Utilizou-se o método de análise de teorias proposto por Meleis em 1997. RESULTADOS: A análise permitiu evidenciar que a representação gráfica do diagrama é de fácil compreensão, todos os componentes são descritos no texto pela autora, o que pode ser um fator facilitador para o uso deste modelo, por enfermeiros, na assistência e na pesquisa. No entanto, as ligações entre alguns componentes não são bem definidas. Evidenciou-se, ainda, que alguns termos do diagrama são de difícil tradução para o idioma português. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao analisar o diagrama do modelo citado acima, pudemos ampliar o leque de opções quanto aos referenciais teóricos que incrementam as ações de enfermagem.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000300002Acta Paulista de Enfermagem v.18 n.3 2005reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002005000300002info:eu-repo/semantics/openAccessVictor,Janaína FonsecaLopes,Marcos Venícios de OliveiraXimenes,Lorena Barbosapor2007-09-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002005000300002Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-09-27T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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