Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiodi,Lucilei Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Aredes,Natália Del' Angelo, Scochi,Carmen Gracinda Silvan, Fonseca,Luciana Mara Monti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000600022
Resumo: OBJETIVO: Identificar as necessidades de educação em saúde da família do recém-nascido pré-termo. MÉTODOS: Revisão integrativa de literatura, com buscas nas bases de dados PubMED e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, entre 1999 e 2011, e com uso dos descritores (prematuro, enfermagem neonatal, cuidados de enfermagem e alta hospitalar) em inglês, espanhol e português. RESULTADOS: Os dez estudos selecionados foram categorizados em três temáticas: a participação nos cuidados do filho, o preparo para a alta hospitalar e uso de material educativo. A maioria das atividades de educação em saúde é direcionada às mães e está relacionada aos cuidados básicos diários e, ainda, é incipiente a participação nestas atividades, a fim de promover o vínculo e aumentar a confiança no cuidado. CONCLUSÃO: Observou-se a necessidade de elaborar estratégias, embasadas nas metodologias ativas de aprendizagem, auxiliadas por materiais educacionais que facilitem a inserção dos pais na unidade neonatal e nos cuidados com seu filho.
id USP-8_3a7544da568ee96f569b0e9e3b92d55a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002012000600022
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativaEducação em saúdeFamíliaEnfermagem neonatalAlta do pacienteCuidados de enfermagemPrematuroOBJETIVO: Identificar as necessidades de educação em saúde da família do recém-nascido pré-termo. MÉTODOS: Revisão integrativa de literatura, com buscas nas bases de dados PubMED e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, entre 1999 e 2011, e com uso dos descritores (prematuro, enfermagem neonatal, cuidados de enfermagem e alta hospitalar) em inglês, espanhol e português. RESULTADOS: Os dez estudos selecionados foram categorizados em três temáticas: a participação nos cuidados do filho, o preparo para a alta hospitalar e uso de material educativo. A maioria das atividades de educação em saúde é direcionada às mães e está relacionada aos cuidados básicos diários e, ainda, é incipiente a participação nestas atividades, a fim de promover o vínculo e aumentar a confiança no cuidado. CONCLUSÃO: Observou-se a necessidade de elaborar estratégias, embasadas nas metodologias ativas de aprendizagem, auxiliadas por materiais educacionais que facilitem a inserção dos pais na unidade neonatal e nos cuidados com seu filho.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000600022Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.6 2012reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002012000600022info:eu-repo/semantics/openAccessChiodi,Lucilei CristinaAredes,Natália Del' AngeloScochi,Carmen Gracinda SilvanFonseca,Luciana Mara Montipor2013-01-04T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002012000600022Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2013-01-04T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
title Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
spellingShingle Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
Chiodi,Lucilei Cristina
Educação em saúde
Família
Enfermagem neonatal
Alta do paciente
Cuidados de enfermagem
Prematuro
title_short Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
title_full Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
title_fullStr Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
title_sort Educação em saúde e a família do bebê prematuro: uma revisão integrativa
author Chiodi,Lucilei Cristina
author_facet Chiodi,Lucilei Cristina
Aredes,Natália Del' Angelo
Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Fonseca,Luciana Mara Monti
author_role author
author2 Aredes,Natália Del' Angelo
Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Fonseca,Luciana Mara Monti
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiodi,Lucilei Cristina
Aredes,Natália Del' Angelo
Scochi,Carmen Gracinda Silvan
Fonseca,Luciana Mara Monti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Família
Enfermagem neonatal
Alta do paciente
Cuidados de enfermagem
Prematuro
topic Educação em saúde
Família
Enfermagem neonatal
Alta do paciente
Cuidados de enfermagem
Prematuro
description OBJETIVO: Identificar as necessidades de educação em saúde da família do recém-nascido pré-termo. MÉTODOS: Revisão integrativa de literatura, com buscas nas bases de dados PubMED e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, entre 1999 e 2011, e com uso dos descritores (prematuro, enfermagem neonatal, cuidados de enfermagem e alta hospitalar) em inglês, espanhol e português. RESULTADOS: Os dez estudos selecionados foram categorizados em três temáticas: a participação nos cuidados do filho, o preparo para a alta hospitalar e uso de material educativo. A maioria das atividades de educação em saúde é direcionada às mães e está relacionada aos cuidados básicos diários e, ainda, é incipiente a participação nestas atividades, a fim de promover o vínculo e aumentar a confiança no cuidado. CONCLUSÃO: Observou-se a necessidade de elaborar estratégias, embasadas nas metodologias ativas de aprendizagem, auxiliadas por materiais educacionais que facilitem a inserção dos pais na unidade neonatal e nos cuidados com seu filho.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000600022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000600022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002012000600022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.25 n.6 2012
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858265112936448