Eficácia da educação em saúde no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Thatiane Lopes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Miranda,Leonardo de Paula, Fernandes,Patrícia de Sousa, Caldeira,Antônio Prates
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000200012
Resumo: OBJETIVO: Verificar a eficácia da educação em saúde na adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. MÉTODOS: Foram analisados hábitos referentes à alimentação, à atividade física e ao uso de tabaco e álcool, bem como avaliação de medidas antropométricas e níveis pressóricos, antes e após a realização de grupos de educação em saúde em 216 hipertensos. RESULTADOS: Houve mudança estatisticamente significante no consumo de legumes, na adesão à prática de atividade, na redução do índice de massa corpórea e da circunferência abdominal e no controle da pressão arterial, após os grupos de educação em saúde. CONCLUSÃO: A educação em saúde proposta foi eficaz no incentivo à adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial, evidenciando a relevância da adoção dessas estratégias educacionais pelos profissionais de saúde.
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