Eficácia da educação em saúde no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000200012 |
Resumo: | OBJETIVO: Verificar a eficácia da educação em saúde na adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. MÉTODOS: Foram analisados hábitos referentes à alimentação, à atividade física e ao uso de tabaco e álcool, bem como avaliação de medidas antropométricas e níveis pressóricos, antes e após a realização de grupos de educação em saúde em 216 hipertensos. RESULTADOS: Houve mudança estatisticamente significante no consumo de legumes, na adesão à prática de atividade, na redução do índice de massa corpórea e da circunferência abdominal e no controle da pressão arterial, após os grupos de educação em saúde. CONCLUSÃO: A educação em saúde proposta foi eficaz no incentivo à adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial, evidenciando a relevância da adoção dessas estratégias educacionais pelos profissionais de saúde. |
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Eficácia da educação em saúde no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterialAtenção primária à saúdeEducação em saúdeEficáciaHipertensãoPromoção da saúdeOBJETIVO: Verificar a eficácia da educação em saúde na adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. MÉTODOS: Foram analisados hábitos referentes à alimentação, à atividade física e ao uso de tabaco e álcool, bem como avaliação de medidas antropométricas e níveis pressóricos, antes e após a realização de grupos de educação em saúde em 216 hipertensos. RESULTADOS: Houve mudança estatisticamente significante no consumo de legumes, na adesão à prática de atividade, na redução do índice de massa corpórea e da circunferência abdominal e no controle da pressão arterial, após os grupos de educação em saúde. CONCLUSÃO: A educação em saúde proposta foi eficaz no incentivo à adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial, evidenciando a relevância da adoção dessas estratégias educacionais pelos profissionais de saúde.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000200012Acta Paulista de Enfermagem v.26 n.2 2013reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002013000200012info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Thatiane LopesMiranda,Leonardo de PaulaFernandes,Patrícia de SousaCaldeira,Antônio Pratespor2013-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002013000200012Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2013-05-27T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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