Implementação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade segundo gestores da Atenção Básica de São Paulo
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000400397 |
Resumo: | Resumo Objetivo Analisar a implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade segundo gerentes de Unidades Básicas de Saúde. Métodos Utilizou-se a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco gerentes de Unidades Básicas de Saúde que participaram ativamente dos dois ciclos do Programa em um distrito administrativo do município de São Paulo. Os sujeitos responderam, dentre outras, à questão “Como você avalia o processo de implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade nesta Unidade Básica de Saúde?” e da análise dos depoimentos emergiram as categorias “Percepção dos gestores quanto à implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade” e “Mudanças nos processos de trabalho a partir da implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade”. Resultados Os gerentes reconheceram o Programa como uma proposta bem estruturada, que permite ampliar a visão gerencial nos serviços de saúde. O uso dos indicadores de qualidade foi evidenciado pelos entrevistados, mas pouco trabalhado e compreendido no cotidiano dos gestores e equipes. Os entrevistados demonstraram não compreender os conceitos de educação permanente e apoio institucional. A fase da avaliação externa foi considerada subjetiva e sem padronização, gerando dados que não contribuíram para avaliação das mudanças realizadas pelas equipes. Conclusão Evidenciou-se um processo incipiente de incorporação da cultura avaliativa de forma sistematizada e como subsídio para a melhoria contínua da qualidade na Atenção Básica. Embora ainda haja distância entre as propostas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade e a prática nas Unidades Básicas de Saúde estudadas, o Programa favoreceu a organização dos processos de trabalho e contribuiu para direcionar o olhar dos gestores à prática das equipes e à própria atuação. |
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Implementação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade segundo gestores da Atenção Básica de São PauloGestão da qualidadePolíticas públicas de saúdeAvaliação em saúdeAvaliação de programas e projetos de saúdeEducação continuadaResumo Objetivo Analisar a implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade segundo gerentes de Unidades Básicas de Saúde. Métodos Utilizou-se a história oral temática, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco gerentes de Unidades Básicas de Saúde que participaram ativamente dos dois ciclos do Programa em um distrito administrativo do município de São Paulo. Os sujeitos responderam, dentre outras, à questão “Como você avalia o processo de implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade nesta Unidade Básica de Saúde?” e da análise dos depoimentos emergiram as categorias “Percepção dos gestores quanto à implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade” e “Mudanças nos processos de trabalho a partir da implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade”. Resultados Os gerentes reconheceram o Programa como uma proposta bem estruturada, que permite ampliar a visão gerencial nos serviços de saúde. O uso dos indicadores de qualidade foi evidenciado pelos entrevistados, mas pouco trabalhado e compreendido no cotidiano dos gestores e equipes. Os entrevistados demonstraram não compreender os conceitos de educação permanente e apoio institucional. A fase da avaliação externa foi considerada subjetiva e sem padronização, gerando dados que não contribuíram para avaliação das mudanças realizadas pelas equipes. Conclusão Evidenciou-se um processo incipiente de incorporação da cultura avaliativa de forma sistematizada e como subsídio para a melhoria contínua da qualidade na Atenção Básica. Embora ainda haja distância entre as propostas do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade e a prática nas Unidades Básicas de Saúde estudadas, o Programa favoreceu a organização dos processos de trabalho e contribuiu para direcionar o olhar dos gestores à prática das equipes e à própria atuação.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000400397Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.4 2017reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201700059info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Lais Marques Coelho eFerreira,Lucilene RenóRosa,Anderson da SilvaNeves,Vanessa Ribeiropor2017-11-01T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002017000400397Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-11-01T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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