Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Débora Cristina Leitão dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva,Marcelle Miranda da, Moreira,Marléa Chagas, Zepeda,Karen Gisela Moraes, Gaspar,Rafael Barroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300295
Resumo: Resumo Objetivo Analisar o entendimento dos profissionais de saúde acerca da assistência ao paciente em cuidados ao fim da vida na unidade de terapia intensiva (UTI) oncológica, e discutir os objetivos que buscam alcançar ao planejar a assistência na perspectiva dos cuidados paliativos. Métodos Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado na UTI adulto de um Hospital do Câncer. Participaram do estudo 25 profissionais: 12 enfermeiros, oito médicos, dois nutricionistas e três fisioterapeutas. Respeitou-se o critério de inclusão: estar atuando no setor por tempo maior ou igual a um ano. Foram excluídos profissionais de férias e de licença médica durante o período de coleta de dados, que transcorreu entre dezembro de 2015 a maio de 2016. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática, seguindo as etapas: pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados As três categorias abrangem particularidades contextuais pela gravidade dos casos, fases da doença e tratamentos, terminalidade da vida, medicalização e dificuldades gerenciais. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de promover conforto, atender a família, e investir na integração dos cuidados paliativos e críticos. Conclusão O planejamento assistencial na perspectiva dos cuidados paliativos no contexto é incipiente; elencam-se desafios para a prática e preocupa-se em humanizar a assistência. Sugere-se o modelo interconsultivo para integração das especialidades, mediante características institucionais.
id USP-8_4f3e644d5d14ca52c62435a76efd3071
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002017000300295
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológicaCuidados paliativosUnidades de terapia intensivaAssistência ao pacienteOncologiaResumo Objetivo Analisar o entendimento dos profissionais de saúde acerca da assistência ao paciente em cuidados ao fim da vida na unidade de terapia intensiva (UTI) oncológica, e discutir os objetivos que buscam alcançar ao planejar a assistência na perspectiva dos cuidados paliativos. Métodos Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado na UTI adulto de um Hospital do Câncer. Participaram do estudo 25 profissionais: 12 enfermeiros, oito médicos, dois nutricionistas e três fisioterapeutas. Respeitou-se o critério de inclusão: estar atuando no setor por tempo maior ou igual a um ano. Foram excluídos profissionais de férias e de licença médica durante o período de coleta de dados, que transcorreu entre dezembro de 2015 a maio de 2016. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática, seguindo as etapas: pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados As três categorias abrangem particularidades contextuais pela gravidade dos casos, fases da doença e tratamentos, terminalidade da vida, medicalização e dificuldades gerenciais. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de promover conforto, atender a família, e investir na integração dos cuidados paliativos e críticos. Conclusão O planejamento assistencial na perspectiva dos cuidados paliativos no contexto é incipiente; elencam-se desafios para a prática e preocupa-se em humanizar a assistência. Sugere-se o modelo interconsultivo para integração das especialidades, mediante características institucionais.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300295Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.3 2017reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/1982-0194201700045info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Débora Cristina Leitão dosSilva,Marcelle Miranda daMoreira,Marléa ChagasZepeda,Karen Gisela MoraesGaspar,Rafael Barrosopor2017-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002017000300295Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2017-08-16T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica
title Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica
spellingShingle Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica
Santos,Débora Cristina Leitão dos
Cuidados paliativos
Unidades de terapia intensiva
Assistência ao paciente
Oncologia
title_short Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica
title_full Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica
title_fullStr Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica
title_full_unstemmed Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica
title_sort Planejamento da assistência ao paciente em cuidados paliativos na terapia intensiva oncológica
author Santos,Débora Cristina Leitão dos
author_facet Santos,Débora Cristina Leitão dos
Silva,Marcelle Miranda da
Moreira,Marléa Chagas
Zepeda,Karen Gisela Moraes
Gaspar,Rafael Barroso
author_role author
author2 Silva,Marcelle Miranda da
Moreira,Marléa Chagas
Zepeda,Karen Gisela Moraes
Gaspar,Rafael Barroso
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Débora Cristina Leitão dos
Silva,Marcelle Miranda da
Moreira,Marléa Chagas
Zepeda,Karen Gisela Moraes
Gaspar,Rafael Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados paliativos
Unidades de terapia intensiva
Assistência ao paciente
Oncologia
topic Cuidados paliativos
Unidades de terapia intensiva
Assistência ao paciente
Oncologia
description Resumo Objetivo Analisar o entendimento dos profissionais de saúde acerca da assistência ao paciente em cuidados ao fim da vida na unidade de terapia intensiva (UTI) oncológica, e discutir os objetivos que buscam alcançar ao planejar a assistência na perspectiva dos cuidados paliativos. Métodos Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado na UTI adulto de um Hospital do Câncer. Participaram do estudo 25 profissionais: 12 enfermeiros, oito médicos, dois nutricionistas e três fisioterapeutas. Respeitou-se o critério de inclusão: estar atuando no setor por tempo maior ou igual a um ano. Foram excluídos profissionais de férias e de licença médica durante o período de coleta de dados, que transcorreu entre dezembro de 2015 a maio de 2016. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática, seguindo as etapas: pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados As três categorias abrangem particularidades contextuais pela gravidade dos casos, fases da doença e tratamentos, terminalidade da vida, medicalização e dificuldades gerenciais. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de promover conforto, atender a família, e investir na integração dos cuidados paliativos e críticos. Conclusão O planejamento assistencial na perspectiva dos cuidados paliativos no contexto é incipiente; elencam-se desafios para a prática e preocupa-se em humanizar a assistência. Sugere-se o modelo interconsultivo para integração das especialidades, mediante características institucionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300295
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000300295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0194201700045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.30 n.3 2017
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858267252031488